Aplicação da telegrafia elétrica no ensino básico: um estudo de caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/13715 |
Resumo: | A investigação desenvolvida nos últimos anos sobre o ensino das ciências implicou mudanças no mesmo. Hoje em dia valoriza-se um ensino em que o aluno tem um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Este tipo de ensino é focado na pesquisa, na interação com os outros e na reflexão crítica sobre as suas maneiras de pensar, agir e sentir. Este estudo foi implementado em três turmas do 3º ciclo e pretendia verificar se a realização de uma atividade prático-laboratorial acompanhada por um trabalho de pesquisa seria promotora das aprendizagens em física, em particular de conceitos de eletromagnetismo. Para tal no decorrer da prática de ensino supervisionado desenvolveram-se recursos materiais e didáticos. Para esta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, nomeadamente o estudo de caso, e quanto à recolha de dados a escolha recaiu pela quantificação dos dados recolhidos. Dos resultados obtidos verifica-se que os alunos obtêm melhores classificações em atividades prático-laboratoriais do que em trabalhos de pesquisa. As classificações da atividade prático-laboratorial sugerem que esta promove a aprendizagem em física e que os alunos demonstram competências na realização da mesma. Em contraste e, apesar dos alunos reconhecerem a vantagem da realização do trabalho de pesquisa verificou-se por um lado que os alunos apresentam dificuldades na aquisição de competências gerais e específicas tendo em conta a sua escolaridade e por outro que aproximadamente um em cada cinco alunos não gosta deste tipo de atividade. Conclui-se que o trabalho de pesquisa permitiu um melhor conhecimento por parte dos alunos da história e desenvolvimento das comunicações e que apesar destes reconhecerem a vantagem da realização do mesmo tal motiva apenas um em cada três alunos para o estudo da disciplina. Conclui-se ainda que no final do ensino básico muitos alunos não possuem as competências essenciais necessárias para a realização das atividades propostas nesta investigação. |
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Aplicação da telegrafia elétrica no ensino básico: um estudo de casoEnsino das ciênciasEnsino da física - Ensino básico 3º cicloEnsino da química - Ensino básico 3º cicloInvestigação-acçãoHistória da físicaHistória da comunicaçãoDesenvolvimento das competênciasExperiência de laboratórioTelegrafiaA investigação desenvolvida nos últimos anos sobre o ensino das ciências implicou mudanças no mesmo. Hoje em dia valoriza-se um ensino em que o aluno tem um papel ativo na construção da sua aprendizagem. Este tipo de ensino é focado na pesquisa, na interação com os outros e na reflexão crítica sobre as suas maneiras de pensar, agir e sentir. Este estudo foi implementado em três turmas do 3º ciclo e pretendia verificar se a realização de uma atividade prático-laboratorial acompanhada por um trabalho de pesquisa seria promotora das aprendizagens em física, em particular de conceitos de eletromagnetismo. Para tal no decorrer da prática de ensino supervisionado desenvolveram-se recursos materiais e didáticos. Para esta investigação optou-se por uma abordagem qualitativa, nomeadamente o estudo de caso, e quanto à recolha de dados a escolha recaiu pela quantificação dos dados recolhidos. Dos resultados obtidos verifica-se que os alunos obtêm melhores classificações em atividades prático-laboratoriais do que em trabalhos de pesquisa. As classificações da atividade prático-laboratorial sugerem que esta promove a aprendizagem em física e que os alunos demonstram competências na realização da mesma. Em contraste e, apesar dos alunos reconhecerem a vantagem da realização do trabalho de pesquisa verificou-se por um lado que os alunos apresentam dificuldades na aquisição de competências gerais e específicas tendo em conta a sua escolaridade e por outro que aproximadamente um em cada cinco alunos não gosta deste tipo de atividade. Conclui-se que o trabalho de pesquisa permitiu um melhor conhecimento por parte dos alunos da história e desenvolvimento das comunicações e que apesar destes reconhecerem a vantagem da realização do mesmo tal motiva apenas um em cada três alunos para o estudo da disciplina. Conclui-se ainda que no final do ensino básico muitos alunos não possuem as competências essenciais necessárias para a realização das atividades propostas nesta investigação.The research developed in recent years about science teaching entailed changes in it. Nowadays we value an education in which students have an active role in the construction of their learning. This type of teaching is focused on research, in interaction with others and on critical thought on their ways of thinking, acting and feeling. This study was implemented in three classes of middle school and intended to check whether a practical laboratory-activity accompanied by a research work would be a promoter of learning in physics, in particular the concepts of electromagnetism. Having this idea in mind, during the supervised classes, several educational materials and resources were developed. For this research we opted for a qualitative approach, namely the case study, and as far as data collection is regarded our choice was the qualification of collected data. Bearing in mind the results found, it is evident that students get better ratings in practical laboratory activities than in research works. The rates of laboratory practical activity suggest that this promotes learning in physics and that students demonstrate skills in achieving the same. In contrast, despite students recognize the advantage of carrying out of research work, on the one hand it was found that students present difficulties acquiring general and specific skills having in mind their schooling and on the other that approximately one in every five students don't like this type of activity. It can be concluded that the research work has allowed a better knowledge on the part of the students of the history and development of communications and that, despite they recognize the advantage of holding it, it only motivates one in three students for the study of the subject. It can be concluded that at the end of basic education many students lack the essential skills necessary to carry out the proposed activities in this investigation.Universidade de Aveiro2015-03-26T18:05:30Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/13715TID:201562839porTorres, Ana Daniela Carvalhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:25:00Zoai:ria.ua.pt:10773/13715Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:49:29.978237Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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