Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/3405
Resumo: Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_2818e12272fc6a9d76b6aa4fdbebc5ed
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3405
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definiçãoEducaçãoAvaliaçãoAutoavaliaçãoEscolaCritério de avaliaçãoEstudo de casos2º Ciclo3º CicloMadeiraSelf-assessmentInstitutional evaluationAutonomous region of Madeira’s educational systemDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaPerante a exigência de escolas mais eficazes e eficientes, a avaliação das escolas assume-se como um instrumento fundamental para a sua consecução. Para além da avaliação externa, o DL 31/2002, de 20 de dezembro, contempla o processo de autoavaliação, o qual implica uma visão interna por parte de diferentes atores e permite a obtenção de informação mais rápida e fácil dos processos que lá decorrem. Desta forma, pretende-se que seja desenvolvido um processo de autoavaliação de acordo com o contexto específico de cada escola, através da identificação das fragilidades e potencialidades, que deve servir de base para a definição do respetivo plano de melhoria e desenvolvimento. Não se verifica na Região Autónoma da Madeira a exigência de um processo formal de autoavaliação, apesar de reconhecida como necessária, procedendo a maioria das escolas à mesma, embora de um modo informal. O presente estudo pretende conhecer as práticas e a cultura de avaliação existentes numa escola do ensino básico dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, e auscultar os professores sobre os procedimentos a adotar nas diferentes fases do processo, caso a escola opte por um processo formal de autoavaliação, ou este passe a ser de cariz obrigatório na região. De uma forma geral, verificou-se uma convergência da opinião do corpo docente sobre a importância estratégica da autoavaliação, tendo sido identificados os aspetos facilitadores e constrangedores de implementação do processo e as estratégias para a promoção de uma cultura de autoavaliação, mudança e melhoria contínua.Given the demand for more effective and efficient schools, their assessment assumes itself as a fundamental instrument to attain them. In addition to external evaluation, the legislative decree no. 31/ 2002 of 20th of December, contemplates the self-assessment process, which implies an internal vision by the different actors and that enables faster and easier information about the processes that take place there. Thus, it is to be developed according to the specific context of each school, by identifying weaknesses and potential, which constitute the basis for the definition of the respective plan of improvement and development. Although recognized as essential, is not verified, in the Autonomous Region of Madeira, the demand of a formal process of self-assessment, proceeding schools to it, though in informal way. The present study aims to understand the practices and culture of self-assessment in a school of basic education 2nd and 3rd cycles and secondary education in the Autonomous Region of Madeira, and inquire teachers about the most suitable procedures to adopt in the different stages of the process, in case the school chooses for a formal process of self-assessment or it happens to be mandatory in nature in the region. In general, there was a convergence of opinion of the teachers about the strategic importance of self-assessment, and were defined the facilitating and constraining aspects of the process, and the promoting strategies of a self-assessment culture, change and continuous improvement in the school.Barreto, Maria AntóniaRepositório AbertoAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias2014-09-17T08:33:22Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3405TID:201137941porAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias - Processo de implementação da autoavaliação na escola [Em linha] : contributos para a sua definição. Lisboa : [s.n.], 2014. 140 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:42.524025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
title Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
spellingShingle Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias
Educação
Avaliação
Autoavaliação
Escola
Critério de avaliação
Estudo de casos
2º Ciclo
3º Ciclo
Madeira
Self-assessment
Institutional evaluation
Autonomous region of Madeira’s educational system
title_short Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
title_full Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
title_fullStr Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
title_full_unstemmed Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
title_sort Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
author Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias
author_facet Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Barreto, Maria Antónia
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Avaliação
Autoavaliação
Escola
Critério de avaliação
Estudo de casos
2º Ciclo
3º Ciclo
Madeira
Self-assessment
Institutional evaluation
Autonomous region of Madeira’s educational system
topic Educação
Avaliação
Autoavaliação
Escola
Critério de avaliação
Estudo de casos
2º Ciclo
3º Ciclo
Madeira
Self-assessment
Institutional evaluation
Autonomous region of Madeira’s educational system
description Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-09-17T08:33:22Z
2014
2014-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/3405
TID:201137941
url http://hdl.handle.net/10400.2/3405
identifier_str_mv TID:201137941
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias - Processo de implementação da autoavaliação na escola [Em linha] : contributos para a sua definição. Lisboa : [s.n.], 2014. 140 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135017321889792