Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3405 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_2818e12272fc6a9d76b6aa4fdbebc5ed |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3405 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definiçãoEducaçãoAvaliaçãoAutoavaliaçãoEscolaCritério de avaliaçãoEstudo de casos2º Ciclo3º CicloMadeiraSelf-assessmentInstitutional evaluationAutonomous region of Madeira’s educational systemDissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade AbertaPerante a exigência de escolas mais eficazes e eficientes, a avaliação das escolas assume-se como um instrumento fundamental para a sua consecução. Para além da avaliação externa, o DL 31/2002, de 20 de dezembro, contempla o processo de autoavaliação, o qual implica uma visão interna por parte de diferentes atores e permite a obtenção de informação mais rápida e fácil dos processos que lá decorrem. Desta forma, pretende-se que seja desenvolvido um processo de autoavaliação de acordo com o contexto específico de cada escola, através da identificação das fragilidades e potencialidades, que deve servir de base para a definição do respetivo plano de melhoria e desenvolvimento. Não se verifica na Região Autónoma da Madeira a exigência de um processo formal de autoavaliação, apesar de reconhecida como necessária, procedendo a maioria das escolas à mesma, embora de um modo informal. O presente estudo pretende conhecer as práticas e a cultura de avaliação existentes numa escola do ensino básico dos 2º e 3º ciclos e ensino secundário da Região Autónoma da Madeira, e auscultar os professores sobre os procedimentos a adotar nas diferentes fases do processo, caso a escola opte por um processo formal de autoavaliação, ou este passe a ser de cariz obrigatório na região. De uma forma geral, verificou-se uma convergência da opinião do corpo docente sobre a importância estratégica da autoavaliação, tendo sido identificados os aspetos facilitadores e constrangedores de implementação do processo e as estratégias para a promoção de uma cultura de autoavaliação, mudança e melhoria contínua.Given the demand for more effective and efficient schools, their assessment assumes itself as a fundamental instrument to attain them. In addition to external evaluation, the legislative decree no. 31/ 2002 of 20th of December, contemplates the self-assessment process, which implies an internal vision by the different actors and that enables faster and easier information about the processes that take place there. Thus, it is to be developed according to the specific context of each school, by identifying weaknesses and potential, which constitute the basis for the definition of the respective plan of improvement and development. Although recognized as essential, is not verified, in the Autonomous Region of Madeira, the demand of a formal process of self-assessment, proceeding schools to it, though in informal way. The present study aims to understand the practices and culture of self-assessment in a school of basic education 2nd and 3rd cycles and secondary education in the Autonomous Region of Madeira, and inquire teachers about the most suitable procedures to adopt in the different stages of the process, in case the school chooses for a formal process of self-assessment or it happens to be mandatory in nature in the region. In general, there was a convergence of opinion of the teachers about the strategic importance of self-assessment, and were defined the facilitating and constraining aspects of the process, and the promoting strategies of a self-assessment culture, change and continuous improvement in the school.Barreto, Maria AntóniaRepositório AbertoAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias2014-09-17T08:33:22Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3405TID:201137941porAreal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias - Processo de implementação da autoavaliação na escola [Em linha] : contributos para a sua definição. Lisboa : [s.n.], 2014. 140 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T01:48:29Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/3405Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:44:42.524025Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
title |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
spellingShingle |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias Educação Avaliação Autoavaliação Escola Critério de avaliação Estudo de casos 2º Ciclo 3º Ciclo Madeira Self-assessment Institutional evaluation Autonomous region of Madeira’s educational system |
title_short |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
title_full |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
title_fullStr |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
title_full_unstemmed |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
title_sort |
Processo de implementação da autoavaliação na escola : contributos para a sua definição |
author |
Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias |
author_facet |
Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Barreto, Maria Antónia Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Avaliação Autoavaliação Escola Critério de avaliação Estudo de casos 2º Ciclo 3º Ciclo Madeira Self-assessment Institutional evaluation Autonomous region of Madeira’s educational system |
topic |
Educação Avaliação Autoavaliação Escola Critério de avaliação Estudo de casos 2º Ciclo 3º Ciclo Madeira Self-assessment Institutional evaluation Autonomous region of Madeira’s educational system |
description |
Dissertação de Mestrado em Administração e Gestão Educacional apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-09-17T08:33:22Z 2014 2014-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/3405 TID:201137941 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/3405 |
identifier_str_mv |
TID:201137941 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Areal, Andrea Rute de Almeida Barreto Dias - Processo de implementação da autoavaliação na escola [Em linha] : contributos para a sua definição. Lisboa : [s.n.], 2014. 140 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135017321889792 |