Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Valgôde, Maria João
Data de Publicação: 2016
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/27669
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
id RCAP_28528e019ea1bbdce5d88eb3381dea0d
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/27669
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."Dificuldades de aprendizagemEmoções - Aspectos psicológicosAnsiedadeNegaçãoImpossibilidadeEstratégia adaptativa operacionalEstratégia com equilibração emocionalTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O problema das dificuldades de aprendizagem tem sido estudado com várias abordagens diferentes. A sua ligação com problemáticas de ordem emocional já foi alvo de estudos experimentais, que encontraram relações entre os dois fenómenos. O presente estudo teve como objectivo estudar as diferenças na problemática emocional entre crianças com (n=14) e sem (n=17) dificuldades de aprendizagem, utilizando a prova “Era uma vez…”. Comparou-se a utilização das quatro estratégias de elaboração da ansiedade e as escolhas das categorias de cenas na sequência. Esperava-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem mostrassem mais dificuldades na elaboração da ansiedade suscitada pelos cartões da prova. A análise os dados recolhidos foi feita através do programa estatístico IBM SPSS – Statistics 20 (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados confirmam parcialmente as hipóteses definidas. As crianças com dificuldades de aprendizagem utilizaram estratégias de elaboração da ansiedade menos adaptativas nos cartões II (doença), III (ida à praia) e IV (pesadelo). No total da prova utilizaram mais frequentemente a estratégia Negação. Quanto às escolhas das cenas na sequência, apenas foram encontradas diferenças entre os dois grupos na escolha de cenas de Aflição na terceira posição do cartão II, mais frequente no grupo das crianças com dificuldades.The problem of learning difficulties has been studied from several different approaches. Their connection with emotional problems has been the subject of experimental studies that have found links between the two phenomena. This investigation aimed to study the differences in emotional problems between children with (n = 14) and without (n = 17) learning difficulties, using the test "Era uma vez...". We compared the use of the four anxiety elaboration strategies and the choices of the categories of scenes in sequence. It was expected that children with learning disabilities showed more difficulties in the elaboration of anxiety aroused by the test cards. The collected data analysis was performed using IBM SPSS - Statistics 20 (Statistical Package for Social Sciences). The results partially confirm the hypothesis set. Children with learning difficulties used less adaptive strategies in cards II (disease), III (going to the beach) and IV (nightmare). In the total test they used the denial strategy more often. As for the choice of scenes in the sequence, differences were only found between the two groups in the choice of Affliction scenes in third position of card II, more frequent in the group of children with difficulties.Gonçalves, Bruno, 1950-Fagulha, Teresa, 1946-Repositório da Universidade de LisboaValgôde, Maria João2017-05-11T12:41:55Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:03.249965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
title Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
spellingShingle Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
Valgôde, Maria João
Dificuldades de aprendizagem
Emoções - Aspectos psicológicos
Ansiedade
Negação
Impossibilidade
Estratégia adaptativa operacional
Estratégia com equilibração emocional
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
title_full Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
title_fullStr Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
title_full_unstemmed Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
title_sort Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
author Valgôde, Maria João
author_facet Valgôde, Maria João
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gonçalves, Bruno, 1950-
Fagulha, Teresa, 1946-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Valgôde, Maria João
dc.subject.por.fl_str_mv Dificuldades de aprendizagem
Emoções - Aspectos psicológicos
Ansiedade
Negação
Impossibilidade
Estratégia adaptativa operacional
Estratégia com equilibração emocional
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Dificuldades de aprendizagem
Emoções - Aspectos psicológicos
Ansiedade
Negação
Impossibilidade
Estratégia adaptativa operacional
Estratégia com equilibração emocional
Teses de mestrado - 2016
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016
2016-10-10
2016-01-01T00:00:00Z
2017-05-11T12:41:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/27669
url http://hdl.handle.net/10451/27669
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134361218449408