Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/27669 |
Resumo: | Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
id |
RCAP_28528e019ea1bbdce5d88eb3381dea0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/27669 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..."Dificuldades de aprendizagemEmoções - Aspectos psicológicosAnsiedadeNegaçãoImpossibilidadeEstratégia adaptativa operacionalEstratégia com equilibração emocionalTeses de mestrado - 2016Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaTese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016O problema das dificuldades de aprendizagem tem sido estudado com várias abordagens diferentes. A sua ligação com problemáticas de ordem emocional já foi alvo de estudos experimentais, que encontraram relações entre os dois fenómenos. O presente estudo teve como objectivo estudar as diferenças na problemática emocional entre crianças com (n=14) e sem (n=17) dificuldades de aprendizagem, utilizando a prova “Era uma vez…”. Comparou-se a utilização das quatro estratégias de elaboração da ansiedade e as escolhas das categorias de cenas na sequência. Esperava-se que as crianças com dificuldades de aprendizagem mostrassem mais dificuldades na elaboração da ansiedade suscitada pelos cartões da prova. A análise os dados recolhidos foi feita através do programa estatístico IBM SPSS – Statistics 20 (Statistical Package for the Social Sciences). Os resultados confirmam parcialmente as hipóteses definidas. As crianças com dificuldades de aprendizagem utilizaram estratégias de elaboração da ansiedade menos adaptativas nos cartões II (doença), III (ida à praia) e IV (pesadelo). No total da prova utilizaram mais frequentemente a estratégia Negação. Quanto às escolhas das cenas na sequência, apenas foram encontradas diferenças entre os dois grupos na escolha de cenas de Aflição na terceira posição do cartão II, mais frequente no grupo das crianças com dificuldades.The problem of learning difficulties has been studied from several different approaches. Their connection with emotional problems has been the subject of experimental studies that have found links between the two phenomena. This investigation aimed to study the differences in emotional problems between children with (n = 14) and without (n = 17) learning difficulties, using the test "Era uma vez...". We compared the use of the four anxiety elaboration strategies and the choices of the categories of scenes in sequence. It was expected that children with learning disabilities showed more difficulties in the elaboration of anxiety aroused by the test cards. The collected data analysis was performed using IBM SPSS - Statistics 20 (Statistical Package for Social Sciences). The results partially confirm the hypothesis set. Children with learning difficulties used less adaptive strategies in cards II (disease), III (going to the beach) and IV (nightmare). In the total test they used the denial strategy more often. As for the choice of scenes in the sequence, differences were only found between the two groups in the choice of Affliction scenes in third position of card II, more frequent in the group of children with difficulties.Gonçalves, Bruno, 1950-Fagulha, Teresa, 1946-Repositório da Universidade de LisboaValgôde, Maria João2017-05-11T12:41:55Z20162016-10-102016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/27669porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:18:49Zoai:repositorio.ul.pt:10451/27669Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:44:03.249965Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
title |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
spellingShingle |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." Valgôde, Maria João Dificuldades de aprendizagem Emoções - Aspectos psicológicos Ansiedade Negação Impossibilidade Estratégia adaptativa operacional Estratégia com equilibração emocional Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
title_short |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
title_full |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
title_fullStr |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
title_full_unstemmed |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
title_sort |
Dificuldades de aprendizagem e problemática emocional : utilização da prova "era uma vez..." |
author |
Valgôde, Maria João |
author_facet |
Valgôde, Maria João |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gonçalves, Bruno, 1950- Fagulha, Teresa, 1946- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Valgôde, Maria João |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Dificuldades de aprendizagem Emoções - Aspectos psicológicos Ansiedade Negação Impossibilidade Estratégia adaptativa operacional Estratégia com equilibração emocional Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
topic |
Dificuldades de aprendizagem Emoções - Aspectos psicológicos Ansiedade Negação Impossibilidade Estratégia adaptativa operacional Estratégia com equilibração emocional Teses de mestrado - 2016 Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia |
description |
Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia Clínica e da Saúde, Núcleo de Psicologia Clínica Dinâmica), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2016 |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016 2016-10-10 2016-01-01T00:00:00Z 2017-05-11T12:41:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/27669 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/27669 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134361218449408 |