A televisão do futuro : um estudo sobre a plataforma Youtube
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.14/27036 |
Resumo: | A forma como vemos televisão mudou. Com o aparecimento da Internet, novas plataformas como o YouTube nasceram como uma mudança de hábitos de consumo audiovisual. Tendo em conta as evoluções tecnológicas sucessivas que influenciam e mudam a forma como consumimos vídeo, esta dissertação tem como objetivo compreender a mudança de consumos audiovisuais que ocorre com o aparecimento destas novas plataformas, usando como caso de estudo a plataforma YouTube. Para perceber estas mudanças o estudo empírico procurou retratar os dois lados do consumo entre estes dois meios: o dos profissionais de produção de conteúdos, através de entrevistas, e o das audiências, através de inquérito por questionário. A televisão e o YouTube são meios diferentes e formas diferentes de transmitir conteúdo, que deverá ser personalizado e criado com uma estratégia definida individualmente para cada plataforma. Um meio como a televisão nunca deixará de existir e nunca deixará de ser consumido, isto desde que os canais se reinventem e se adaptem a esta convergência. Tal como a rádio se adaptou à televisão, a televisão terá de fazer o mesmo face às novas tecnologias e novas plataformas como o YouTube. |
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A televisão do futuro : um estudo sobre a plataforma YoutubeTelevisãoYouTubeConvergênciaConsumo audiovisualVídeo na webAudiênciasTelevisionConvergenceAudiovisual consumptionWeb videoAudiencesDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA forma como vemos televisão mudou. Com o aparecimento da Internet, novas plataformas como o YouTube nasceram como uma mudança de hábitos de consumo audiovisual. Tendo em conta as evoluções tecnológicas sucessivas que influenciam e mudam a forma como consumimos vídeo, esta dissertação tem como objetivo compreender a mudança de consumos audiovisuais que ocorre com o aparecimento destas novas plataformas, usando como caso de estudo a plataforma YouTube. Para perceber estas mudanças o estudo empírico procurou retratar os dois lados do consumo entre estes dois meios: o dos profissionais de produção de conteúdos, através de entrevistas, e o das audiências, através de inquérito por questionário. A televisão e o YouTube são meios diferentes e formas diferentes de transmitir conteúdo, que deverá ser personalizado e criado com uma estratégia definida individualmente para cada plataforma. Um meio como a televisão nunca deixará de existir e nunca deixará de ser consumido, isto desde que os canais se reinventem e se adaptem a esta convergência. Tal como a rádio se adaptou à televisão, a televisão terá de fazer o mesmo face às novas tecnologias e novas plataformas como o YouTube.The way we watch television has changed. With the advent of the Internet, new platforms such as YouTube were born as a change of habits of audiovisual consumption. Looking into the successive technological evolutions that influence and change the way we consume video, this dissertation aims to understand the change in audiovisual consumption that occurs with the appearance of these new platforms, using as a case study the YouTube platform. In order to understand these changes, the empirical study sought to portray the two sides of consumption between the two media: the professionals of content production, through interviews, and the audience, through a questionnaire survey. Television and YouTube are different medium and different ways of transmitting content, this content should be personalized and created with a strategy defined individually for each platform. A medium like television will never cease to exist and will never cease to be consumed, as long as the channels reinvent themselves and adapt to this convergence. Just as radio has adapted to television, television will have to do the same with new technologies and new platforms like YouTube.Jorge, Ana Margarida Ferreira RatoVeritati - Repositório Institucional da Universidade Católica PortuguesaFonseca, Inês Filipa Santos da2019-02-28T08:57:18Z2018-12-1920182018-12-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.14/27036TID:202178277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-12T17:32:32Zoai:repositorio.ucp.pt:10400.14/27036Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:21:37.367846Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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