Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/7653
Resumo: Este Relatório final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, (Prática do Ensino Supervisionada) PES, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente na disciplina de (Expressão e Educação Plástica) EEP do 1º Ciclo, na disciplina de (Educação Visual e Tecnológica) EVT do 2º Ciclo, e no 3º Ciclo, na disciplina de (Educação Tecnológica) ET. No que se refere à parte de investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do professor promover atividades de modelação, como meio essencial para o desenvolvimento psicomotor dos alunos do (Ensino Básico) EB. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover a implementação de atividades de modelação ao longo do EB. Os resultados gerais mostram que os alunos, numa fase inicial, encontraram dificuldades ao nível da representação do tridimensional, no entanto, e recorrendo a materiais e estratégias diversificadas, que implicaram a experimentação da modelação e o contacto com um vasto leque de materiais, conseguiram ultrapassá-las verificando-se uma melhor compreensão do volume e do espaço, do desenvolvimento da motricidade e da criatividade dos mesmos. This final report aims to present a critical reflection on the work developed within the curricular unit, Supervised Teaching Practice, of the Masters in the Teaching of Technological and Visual Education in Junior School, as well an investigation on a relevant theme to Technological and Visual Education in Junior School. In its first part, in addition to the reflection, a contextualization is made and reference to the activities developed during the pedagogical practice, namely in the subject of Expression and Plastic Education (EEP) in primary school, in the subject of Visual and Technological Education (VTE) in junior school and Technological Education in middle school. In what the investigation is concerned, and starting in the bibliographical revision, as well from the analysis of the authors’ ideas, it is also analyzed the importance of the teacher in the promotion of modeling activities, as an essential way to the psychomotor development of junior school students. In this sequence it is presented a reflection over a unit plan implemented in an educational institution, during the pedagogical practice, aiming the promotion of the implementation of modeling activities through junior school. The general results show that the students, in an initial phase, found difficulties at the level of the tridimensional representation, but, using materials and diversified strategies, which involved the modeling experimentation and the contact with a vast number of materials, they were able to overcome them, and we were able to verify a better understanding of the volume and space, motor development and creativity of the students.
id RCAP_28897290e55486b90f5b1a7090f03a56
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7653
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do alunoEste Relatório final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, (Prática do Ensino Supervisionada) PES, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente na disciplina de (Expressão e Educação Plástica) EEP do 1º Ciclo, na disciplina de (Educação Visual e Tecnológica) EVT do 2º Ciclo, e no 3º Ciclo, na disciplina de (Educação Tecnológica) ET. No que se refere à parte de investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do professor promover atividades de modelação, como meio essencial para o desenvolvimento psicomotor dos alunos do (Ensino Básico) EB. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover a implementação de atividades de modelação ao longo do EB. Os resultados gerais mostram que os alunos, numa fase inicial, encontraram dificuldades ao nível da representação do tridimensional, no entanto, e recorrendo a materiais e estratégias diversificadas, que implicaram a experimentação da modelação e o contacto com um vasto leque de materiais, conseguiram ultrapassá-las verificando-se uma melhor compreensão do volume e do espaço, do desenvolvimento da motricidade e da criatividade dos mesmos. This final report aims to present a critical reflection on the work developed within the curricular unit, Supervised Teaching Practice, of the Masters in the Teaching of Technological and Visual Education in Junior School, as well an investigation on a relevant theme to Technological and Visual Education in Junior School. In its first part, in addition to the reflection, a contextualization is made and reference to the activities developed during the pedagogical practice, namely in the subject of Expression and Plastic Education (EEP) in primary school, in the subject of Visual and Technological Education (VTE) in junior school and Technological Education in middle school. In what the investigation is concerned, and starting in the bibliographical revision, as well from the analysis of the authors’ ideas, it is also analyzed the importance of the teacher in the promotion of modeling activities, as an essential way to the psychomotor development of junior school students. In this sequence it is presented a reflection over a unit plan implemented in an educational institution, during the pedagogical practice, aiming the promotion of the implementation of modeling activities through junior school. The general results show that the students, in an initial phase, found difficulties at the level of the tridimensional representation, but, using materials and diversified strategies, which involved the modeling experimentation and the contact with a vast number of materials, they were able to overcome them, and we were able to verify a better understanding of the volume and space, motor development and creativity of the students.Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de EducaçãoCanotilho, Luís Manuel LeitãoBiblioteca Digital do IPBGuimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira2012-10-15T10:47:36Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/7653porGuimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira (2012). Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básicoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:18:51Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/7653Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:59:23.371328Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
title Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
spellingShingle Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira
title_short Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
title_full Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
title_fullStr Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
title_full_unstemmed Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
title_sort Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno
author Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira
author_facet Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Canotilho, Luís Manuel Leitão
Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira
description Este Relatório final tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica sobre o trabalho desenvolvido no âmbito da unidade curricular, (Prática do Ensino Supervisionada) PES, do Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico, bem como uma investigação sobre um tema relevante para a Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico. Na primeira parte, para além da reflexão faz-se uma contextualização e referência às atividades desenvolvidas durante a prática pedagógica, nomeadamente na disciplina de (Expressão e Educação Plástica) EEP do 1º Ciclo, na disciplina de (Educação Visual e Tecnológica) EVT do 2º Ciclo, e no 3º Ciclo, na disciplina de (Educação Tecnológica) ET. No que se refere à parte de investigação, partindo da revisão bibliográfica, bem como da análise de ideias de autores, analisa-se a importância do professor promover atividades de modelação, como meio essencial para o desenvolvimento psicomotor dos alunos do (Ensino Básico) EB. Nesta sequência é apresentada uma reflexão sobre um plano de unidade implementado numa instituição educacional, ao longo da prática pedagógica, com vista a promover a implementação de atividades de modelação ao longo do EB. Os resultados gerais mostram que os alunos, numa fase inicial, encontraram dificuldades ao nível da representação do tridimensional, no entanto, e recorrendo a materiais e estratégias diversificadas, que implicaram a experimentação da modelação e o contacto com um vasto leque de materiais, conseguiram ultrapassá-las verificando-se uma melhor compreensão do volume e do espaço, do desenvolvimento da motricidade e da criatividade dos mesmos. This final report aims to present a critical reflection on the work developed within the curricular unit, Supervised Teaching Practice, of the Masters in the Teaching of Technological and Visual Education in Junior School, as well an investigation on a relevant theme to Technological and Visual Education in Junior School. In its first part, in addition to the reflection, a contextualization is made and reference to the activities developed during the pedagogical practice, namely in the subject of Expression and Plastic Education (EEP) in primary school, in the subject of Visual and Technological Education (VTE) in junior school and Technological Education in middle school. In what the investigation is concerned, and starting in the bibliographical revision, as well from the analysis of the authors’ ideas, it is also analyzed the importance of the teacher in the promotion of modeling activities, as an essential way to the psychomotor development of junior school students. In this sequence it is presented a reflection over a unit plan implemented in an educational institution, during the pedagogical practice, aiming the promotion of the implementation of modeling activities through junior school. The general results show that the students, in an initial phase, found difficulties at the level of the tridimensional representation, but, using materials and diversified strategies, which involved the modeling experimentation and the contact with a vast number of materials, they were able to overcome them, and we were able to verify a better understanding of the volume and space, motor development and creativity of the students.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-10-15T10:47:36Z
2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/7653
url http://hdl.handle.net/10198/7653
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Guimarães, Cristina Maria de Carvalho Pereira (2012). Atividades de modelação, prática fundamental para o desenvolvimento psicomotor do aluno. Bragança: Escola Superior de Educação. Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Visual e Tecnológica no Ensino Básico
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Bragança, Escola Superior de Educação
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135217412210688