Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Tumbo, Dionísio
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Silva, Bento Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/52337
Resumo: Vivemos atualmente numa sociedade ubíqua, caraterizada pela comunicação mediada por tecnologias de rápida conexão a redes sem fios que favorecem a interação entre pessoas em mobilidade e ubiquidade, aspeto relevante para a EaD, pois os atores pedagógicos, ainda que geograficamente dispersos, podem interagir. Neste artigo, através de um questionário a 249 alunos recolheu-se informações que caraterizam o acesso e uso das TDIC na Universidade de Pedagógica de Moçambique (UPNI). Os resultados apontam para a posse de tecnologias, uso de alguns softwares e serviços da Web pelos participantes relevantes para a oferta de Cursos a Distância pela UPNI.
id RCAP_28a6224920e71c452feacff8cb4bcd24
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52337
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de NiassaAccess and use of the Digital Technologies for Information and Communication in Distance Learning Courses at the Pedagogical University of Mozambique - Delegation of NiassaEducação a DistânciaTecnologias Digitais de Informação e ComunicaçãoUniversidade Pedagógica de MoçambiqueDistance EducationDigital Technologies for Information and CommunicationPedagogical University of MozambiqueCiências Sociais::Ciências da EducaçãoVivemos atualmente numa sociedade ubíqua, caraterizada pela comunicação mediada por tecnologias de rápida conexão a redes sem fios que favorecem a interação entre pessoas em mobilidade e ubiquidade, aspeto relevante para a EaD, pois os atores pedagógicos, ainda que geograficamente dispersos, podem interagir. Neste artigo, através de um questionário a 249 alunos recolheu-se informações que caraterizam o acesso e uso das TDIC na Universidade de Pedagógica de Moçambique (UPNI). Os resultados apontam para a posse de tecnologias, uso de alguns softwares e serviços da Web pelos participantes relevantes para a oferta de Cursos a Distância pela UPNI.We are currently living in a ubiquitous society, characterized by the communication mediated by technologies of fast connection to wireless networks that favor the interaction between people in mobility and ubiquity, a relevant aspect for Distance Education, since pedagogical actors, although geographically dispersed, can interact. In this article, through a questionnaire to 249 students, information was collected on the access and use of DICT at the University of Pedagogical of Mozambique (UPNI). The results point to the possession of technologies, the use of some software and web services by the relevant participants for the UPNI Distance Learning programEste artigo de pesquisa foi desenvolvido no âmbito do Programa Doutoral “Technology Enhanced Learning and Societal Challenges”, apoiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) – Portugal, contrato # PD/00173/2014. Foi também apoiado pelo Instituto de Bolsas de Estudo (IBE)-Moçambique.info:eu-repo/semantics/publishedVersionUniversidade da Coruña / Universidade do MinhoUniversidade do MinhoTumbo, DionísioSilva, Bento Duarte2017-122017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/52337porTumbo, Dionisio & Silva, Bento (2017). Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 332-3372386-741810.17979/reipe.2017.0.13.3023https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-13T01:26:01Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/52337Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:31:43.983390Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
Access and use of the Digital Technologies for Information and Communication in Distance Learning Courses at the Pedagogical University of Mozambique - Delegation of Niassa
title Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
spellingShingle Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
Tumbo, Dionísio
Educação a Distância
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Universidade Pedagógica de Moçambique
Distance Education
Digital Technologies for Information and Communication
Pedagogical University of Mozambique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
title_full Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
title_fullStr Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
title_full_unstemmed Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
title_sort Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa
author Tumbo, Dionísio
author_facet Tumbo, Dionísio
Silva, Bento Duarte
author_role author
author2 Silva, Bento Duarte
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Tumbo, Dionísio
Silva, Bento Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a Distância
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Universidade Pedagógica de Moçambique
Distance Education
Digital Technologies for Information and Communication
Pedagogical University of Mozambique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação a Distância
Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação
Universidade Pedagógica de Moçambique
Distance Education
Digital Technologies for Information and Communication
Pedagogical University of Mozambique
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Vivemos atualmente numa sociedade ubíqua, caraterizada pela comunicação mediada por tecnologias de rápida conexão a redes sem fios que favorecem a interação entre pessoas em mobilidade e ubiquidade, aspeto relevante para a EaD, pois os atores pedagógicos, ainda que geograficamente dispersos, podem interagir. Neste artigo, através de um questionário a 249 alunos recolheu-se informações que caraterizam o acesso e uso das TDIC na Universidade de Pedagógica de Moçambique (UPNI). Os resultados apontam para a posse de tecnologias, uso de alguns softwares e serviços da Web pelos participantes relevantes para a oferta de Cursos a Distância pela UPNI.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-12
2017-12-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/52337
url https://hdl.handle.net/1822/52337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Tumbo, Dionisio & Silva, Bento (2017). Acesso e uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação em Cursos a Distância na Universidade Pedagógica de Moçambique – Delegação de Niassa. Revista de Estudios e Investigación en Psicología y Educación, Vol. Extr., nº 13, pp. 332-337
2386-7418
10.17979/reipe.2017.0.13.3023
https://doi.org/10.17979/reipe.2017.0.13
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
publisher.none.fl_str_mv Universidade da Coruña / Universidade do Minho
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132826486964224