Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/15328 |
Resumo: | Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
id |
RCAP_28ae50aebbc474e6786dd1b97c77d222 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15328 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formaçãoGestão de Recursos HumanosFormação profissionalPráticas de formação profissionalEmpregabilidadeHuman resources managementVocational trainingVocational training practicesEmployabilityDissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos HumanosPartindo do pressuposto que os conhecimentos de uma empresa se encontram em permanente atualização e que dependem, em grande parte, das políticas que esta adota no domínio da formação profissional e no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pretende-se caracterizar as práticas de formação de uma empresa do setor portuário e identificar os fatores que influenciam o acesso dos trabalhadores à formação profissional. Para a elaboração da presente tese recorreu-se ao método do estudo de caso tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise de documentos internos da empresa em estudo, a observação direta e participante e a aplicação de inquérito por questionário, presencialmente, a cerca de 100 trabalhadores, de um universo de 176, tendo sido obtidas 72 respostas. Foram obtidos resultados relevantes como a perceção de igualdade no acesso à formação profissional na empresa, a atribuição de um duplo objetivo à formação, nomeadamente de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores e, consequentemente, contribuir para a melhoria do desempenho organizacional e a perceção da formação como um direito.On the assumption that the knowledge of a company are in constant upgrade and depends to a large extent, to the policies that it adopts in the field of vocational training and the development of its human resources, it is intended in this research to characterize the training practices of a company of the port setor and identify the factors that influence the access of workers to training. For preparation of this thesis appealed to the case study method was used as data collection techniques the analysis of internal documents, direct and participant observation and survey application, in person, on about 100 workers, out of a total of 176, having been obtained 72 answers. Relevant results were obtained as the perception of equality in access to vocational training in enterprise, assigning a double objective training, in particular to contribute to the personal and professional development of workers and consequently contribute to the improvement of organizational performance and the perception of training as a right.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisAlmeida, António JoséRepositório ComumCalado, Andreia2016-11-10T11:03:20Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:23.523745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
title |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
spellingShingle |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação Calado, Andreia Gestão de Recursos Humanos Formação profissional Práticas de formação profissional Empregabilidade Human resources management Vocational training Vocational training practices Employability |
title_short |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
title_full |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
title_fullStr |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
title_full_unstemmed |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
title_sort |
Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação |
author |
Calado, Andreia |
author_facet |
Calado, Andreia |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Almeida, António José Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Calado, Andreia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gestão de Recursos Humanos Formação profissional Práticas de formação profissional Empregabilidade Human resources management Vocational training Vocational training practices Employability |
topic |
Gestão de Recursos Humanos Formação profissional Práticas de formação profissional Empregabilidade Human resources management Vocational training Vocational training practices Employability |
description |
Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2016-11-10T11:03:20Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/15328 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/15328 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135342762131456 |