Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calado, Andreia
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/15328
Resumo: Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
id RCAP_28ae50aebbc474e6786dd1b97c77d222
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/15328
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formaçãoGestão de Recursos HumanosFormação profissionalPráticas de formação profissionalEmpregabilidadeHuman resources managementVocational trainingVocational training practicesEmployabilityDissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos HumanosPartindo do pressuposto que os conhecimentos de uma empresa se encontram em permanente atualização e que dependem, em grande parte, das políticas que esta adota no domínio da formação profissional e no desenvolvimento dos seus recursos humanos, pretende-se caracterizar as práticas de formação de uma empresa do setor portuário e identificar os fatores que influenciam o acesso dos trabalhadores à formação profissional. Para a elaboração da presente tese recorreu-se ao método do estudo de caso tendo sido utilizadas como técnicas de recolha de dados a análise de documentos internos da empresa em estudo, a observação direta e participante e a aplicação de inquérito por questionário, presencialmente, a cerca de 100 trabalhadores, de um universo de 176, tendo sido obtidas 72 respostas. Foram obtidos resultados relevantes como a perceção de igualdade no acesso à formação profissional na empresa, a atribuição de um duplo objetivo à formação, nomeadamente de contribuir para o desenvolvimento pessoal e profissional dos trabalhadores e, consequentemente, contribuir para a melhoria do desempenho organizacional e a perceção da formação como um direito.On the assumption that the knowledge of a company are in constant upgrade and depends to a large extent, to the policies that it adopts in the field of vocational training and the development of its human resources, it is intended in this research to characterize the training practices of a company of the port setor and identify the factors that influence the access of workers to training. For preparation of this thesis appealed to the case study method was used as data collection techniques the analysis of internal documents, direct and participant observation and survey application, in person, on about 100 workers, out of a total of 176, having been obtained 72 answers. Relevant results were obtained as the perception of equality in access to vocational training in enterprise, assigning a double objective training, in particular to contribute to the personal and professional development of workers and consequently contribute to the improvement of organizational performance and the perception of training as a right.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisAlmeida, António JoséRepositório ComumCalado, Andreia2016-11-10T11:03:20Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/15328porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:52:26Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/15328Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:08:23.523745Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
title Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
spellingShingle Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
Calado, Andreia
Gestão de Recursos Humanos
Formação profissional
Práticas de formação profissional
Empregabilidade
Human resources management
Vocational training
Vocational training practices
Employability
title_short Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
title_full Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
title_fullStr Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
title_full_unstemmed Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
title_sort Caracterização das práticas de formação profissional: factores que influenciam o acesso à formação
author Calado, Andreia
author_facet Calado, Andreia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Almeida, António José
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Calado, Andreia
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de Recursos Humanos
Formação profissional
Práticas de formação profissional
Empregabilidade
Human resources management
Vocational training
Vocational training practices
Employability
topic Gestão de Recursos Humanos
Formação profissional
Práticas de formação profissional
Empregabilidade
Human resources management
Vocational training
Vocational training practices
Employability
description Dissertação apresentada para o cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2016-11-10T11:03:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/15328
url http://hdl.handle.net/10400.26/15328
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135342762131456