Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Uchoa, Francisco Nataniel Macedo
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7257
Resumo: A adolescencia é uma fase de profundas transformações fisiológicas e psicológicas em que são observadas distorções e insatisfações quanto a Imagem Corporal (IC), sendo um processo complexo que necessita melhores elucidações. O objetivo deste estudo é comparar as variáveis antropométricas e relacionár a influencia sociocultural com à IC e entre alunos da rede pública e particular na cidade de Fortaleza. Foram avaliados 225 estudantes da rede pública e 225 da rede particular de ensino, com idade entre 14 e 16 anos. Protocolos utilizados: o Questionario de Satisfação Corporal (BSQ); as Escalas de Silhuetas Brasileiras em Adolescentes, desenvolvidas por Kakeshita e; o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Para a avaliação antropométrica foi utilizado: o Índice de Massa Corporal (IMC) e; a Circunferência da Cintura (CC). O IMC dos alunos avaliados foi de 21,8 (± 5,2) Kg/m2 , a CC foi de 74,5 (±10,1) cm e a média da estatura dos estudantes da escola particular foi maior que os da pública, 163,9 (± 8,1) vs. 166,4 (±8,4) cm (p=0,002). No que concerne a prática de educação física (EF) na escola particular, os meninos praticam-na com mais frequência, (49%), já as meninas 32% (p=0,002). Após análise do SATAQ-3 entre os escolares da rede pública e particular, constatou-se que a mídia demostrou ter maior influência, como maiores índices do SATAQ-3 nos alunos da rede particular (p=0,04), e que quanto maior a insatisfação verificada pelo BSQ com a IC maior a influência dos subitens geral, atlético e corpóreo do SATAQ-3. Pode ser contado a presença de distorções na IC nos escolares e alterações significativas nos alunos da rede pública e particular assim como nas alterações por sexo, em que os alunos da rede pública apresentaram uma maior insatisfatição da IC e as meninas demonstraram menor interesse na prática da EF Escolar.
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