Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7257 |
Resumo: | A adolescencia é uma fase de profundas transformações fisiológicas e psicológicas em que são observadas distorções e insatisfações quanto a Imagem Corporal (IC), sendo um processo complexo que necessita melhores elucidações. O objetivo deste estudo é comparar as variáveis antropométricas e relacionár a influencia sociocultural com à IC e entre alunos da rede pública e particular na cidade de Fortaleza. Foram avaliados 225 estudantes da rede pública e 225 da rede particular de ensino, com idade entre 14 e 16 anos. Protocolos utilizados: o Questionario de Satisfação Corporal (BSQ); as Escalas de Silhuetas Brasileiras em Adolescentes, desenvolvidas por Kakeshita e; o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Para a avaliação antropométrica foi utilizado: o Índice de Massa Corporal (IMC) e; a Circunferência da Cintura (CC). O IMC dos alunos avaliados foi de 21,8 (± 5,2) Kg/m2 , a CC foi de 74,5 (±10,1) cm e a média da estatura dos estudantes da escola particular foi maior que os da pública, 163,9 (± 8,1) vs. 166,4 (±8,4) cm (p=0,002). No que concerne a prática de educação física (EF) na escola particular, os meninos praticam-na com mais frequência, (49%), já as meninas 32% (p=0,002). Após análise do SATAQ-3 entre os escolares da rede pública e particular, constatou-se que a mídia demostrou ter maior influência, como maiores índices do SATAQ-3 nos alunos da rede particular (p=0,04), e que quanto maior a insatisfação verificada pelo BSQ com a IC maior a influência dos subitens geral, atlético e corpóreo do SATAQ-3. Pode ser contado a presença de distorções na IC nos escolares e alterações significativas nos alunos da rede pública e particular assim como nas alterações por sexo, em que os alunos da rede pública apresentaram uma maior insatisfatição da IC e as meninas demonstraram menor interesse na prática da EF Escolar. |
id |
RCAP_28b90f88ed30e8fb232ecb81c1d17d7e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/7257 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médioImagem corporalAdolescentesEscolaAvaliação antropométricaA adolescencia é uma fase de profundas transformações fisiológicas e psicológicas em que são observadas distorções e insatisfações quanto a Imagem Corporal (IC), sendo um processo complexo que necessita melhores elucidações. O objetivo deste estudo é comparar as variáveis antropométricas e relacionár a influencia sociocultural com à IC e entre alunos da rede pública e particular na cidade de Fortaleza. Foram avaliados 225 estudantes da rede pública e 225 da rede particular de ensino, com idade entre 14 e 16 anos. Protocolos utilizados: o Questionario de Satisfação Corporal (BSQ); as Escalas de Silhuetas Brasileiras em Adolescentes, desenvolvidas por Kakeshita e; o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Para a avaliação antropométrica foi utilizado: o Índice de Massa Corporal (IMC) e; a Circunferência da Cintura (CC). O IMC dos alunos avaliados foi de 21,8 (± 5,2) Kg/m2 , a CC foi de 74,5 (±10,1) cm e a média da estatura dos estudantes da escola particular foi maior que os da pública, 163,9 (± 8,1) vs. 166,4 (±8,4) cm (p=0,002). No que concerne a prática de educação física (EF) na escola particular, os meninos praticam-na com mais frequência, (49%), já as meninas 32% (p=0,002). Após análise do SATAQ-3 entre os escolares da rede pública e particular, constatou-se que a mídia demostrou ter maior influência, como maiores índices do SATAQ-3 nos alunos da rede particular (p=0,04), e que quanto maior a insatisfação verificada pelo BSQ com a IC maior a influência dos subitens geral, atlético e corpóreo do SATAQ-3. Pode ser contado a presença de distorções na IC nos escolares e alterações significativas nos alunos da rede pública e particular assim como nas alterações por sexo, em que os alunos da rede pública apresentaram uma maior insatisfatição da IC e as meninas demonstraram menor interesse na prática da EF Escolar.Adolescence is a phase of profound physiological and psychological changes in which Body Image (BI) distortions and dissatisfactions are constantly observed. This distinction is a complex process that requires better elucidations. The aim of this study is to analyze anthropometric variables and relate to sociocultural influences of BI between students of a private and other public school of the city of Fortaleza. It was evaluated 225 students for both each institution aged between 14 and 16 years. Protocols used: Questionnaire of Body Satisfaction (BSQ); Silhouettes Scales Brazilian in Adolescents, developed by Kakeshita and Sociocultural Attitudes Questionnaire in Relation to Appearance (SATAQ-3). For the anthropometric measurements was used: Body Mass Index (BMI) and Waist Circumference (WC). The BMI was 21.8 (± 5.2) kg / m2 and WC was 74.5 (± 10.1) cm. The average height of the students of the private school was higher than the public one, 163.9 (± 8.1) vs. 166.4 (± 8.4) cm (p = 0.002). With regard to physical education, in the private school, the boys related to be more involved (49%), than girls 32% (p = 0.002). After analysis of SATAQ-3 among students of public and private schools, it was found that the media has shown to have greater influence, such as higher rates of SATAQ-3 students in the private school (p = 0.04), and higher dissatisfaction verified with highest BI influence of general and athletic body domains. It was found that distortions in BI showed differences between both schools which students of the public institution presented higher levels of dissatisfaction and girls related lower interest in the practice of Schoolar Physical Education.2017-02-06T14:39:30Z2017-02-06T00:00:00Z2017-02-06info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7257porUchoa, Francisco Nataniel Macedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:28:29Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7257Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:00:15.408628Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
title |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
spellingShingle |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio Uchoa, Francisco Nataniel Macedo Imagem corporal Adolescentes Escola Avaliação antropométrica |
title_short |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
title_full |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
title_fullStr |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
title_full_unstemmed |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
title_sort |
Percepção da imagem corporal em adolescentes do ensino médio |
author |
Uchoa, Francisco Nataniel Macedo |
author_facet |
Uchoa, Francisco Nataniel Macedo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Uchoa, Francisco Nataniel Macedo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Imagem corporal Adolescentes Escola Avaliação antropométrica |
topic |
Imagem corporal Adolescentes Escola Avaliação antropométrica |
description |
A adolescencia é uma fase de profundas transformações fisiológicas e psicológicas em que são observadas distorções e insatisfações quanto a Imagem Corporal (IC), sendo um processo complexo que necessita melhores elucidações. O objetivo deste estudo é comparar as variáveis antropométricas e relacionár a influencia sociocultural com à IC e entre alunos da rede pública e particular na cidade de Fortaleza. Foram avaliados 225 estudantes da rede pública e 225 da rede particular de ensino, com idade entre 14 e 16 anos. Protocolos utilizados: o Questionario de Satisfação Corporal (BSQ); as Escalas de Silhuetas Brasileiras em Adolescentes, desenvolvidas por Kakeshita e; o Questionário de Atitudes Socioculturais em Relação à Aparência (SATAQ-3). Para a avaliação antropométrica foi utilizado: o Índice de Massa Corporal (IMC) e; a Circunferência da Cintura (CC). O IMC dos alunos avaliados foi de 21,8 (± 5,2) Kg/m2 , a CC foi de 74,5 (±10,1) cm e a média da estatura dos estudantes da escola particular foi maior que os da pública, 163,9 (± 8,1) vs. 166,4 (±8,4) cm (p=0,002). No que concerne a prática de educação física (EF) na escola particular, os meninos praticam-na com mais frequência, (49%), já as meninas 32% (p=0,002). Após análise do SATAQ-3 entre os escolares da rede pública e particular, constatou-se que a mídia demostrou ter maior influência, como maiores índices do SATAQ-3 nos alunos da rede particular (p=0,04), e que quanto maior a insatisfação verificada pelo BSQ com a IC maior a influência dos subitens geral, atlético e corpóreo do SATAQ-3. Pode ser contado a presença de distorções na IC nos escolares e alterações significativas nos alunos da rede pública e particular assim como nas alterações por sexo, em que os alunos da rede pública apresentaram uma maior insatisfatição da IC e as meninas demonstraram menor interesse na prática da EF Escolar. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-02-06T14:39:30Z 2017-02-06T00:00:00Z 2017-02-06 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/7257 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/7257 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137086102568960 |