Marketing na saúde: O paciente como foco nos cuidados de saúde

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Bianca Cristina Oliveira de Andrade da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11328/3586
Resumo: Atualmente a conscientização sistemática sobre a Saúde está cada vez mais orientada para prevenir, melhorar e tratar aspetos relacionados com a Saúde e bem-estar na vida das pessoas. Promove-se um cenário mais propício a produtos e serviços de Saúde centrados em pessoas, onde os processos de Marketing são favorecidos para desenvolver estratégias e táticas para apoiar médicos, pacientes, instituições e indústrias, todo o ecossistema, com vista a melhorar o nível de entrega e os benefícios nos cuidados com a Saúde. Neste contexto, este estudo tem por objetivo identificar os principais fatores no comportamento dos pacientes na pesquisa de informações e necessidades de assistência e apoio à Saúde num ambiente omnichannel. Este estudo pretende alcançar informações relevantes sobre os principais aspetos que dificultam ou facilitam o envolvimento e a relação com o paciente. Para identificar esses fatores e perceber o comportamento do paciente foi realizado um estudo empírico dividido em cinco dimensões de análise para correlacionar os dados recolhidos através de um inquérito quantitativo de implementação online. Os resultados demonstraram que 88,33% dos inquiridos recorreram à Internet para pesquisar informações de Saúde nos últimos 12 meses, e 54,57% afirmaram que durante um cuidado de Saúde preferem ser apresentados a diferentes alternativas do que ter profissionais a decidir por eles. Além disso, os inquiridos demonstram maior interesse em estarem mais envolvidos nos processos para cuidar melhor da sua Saúde. Assim, podemos inferir que tais comportamentos e atitudes de Saúde colaboram para um cenário social mais online e colaborativo entre pacientes e prestadores de Saúde, para que ofereçam melhores assistências e informações credíveis com o foco no comportamento e necessidades do paciente, sendo possível retirar importantes deduções para a gestão nos negócios de Saúde.
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