O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/6546 |
Resumo: | Atualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante. |
id |
RCAP_28f042fb91444c73de0902e4344e19d0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/6546 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computadorMatemáticaEnsinoTecnologiasGeometria (dinâmica)GeoGebraAtualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante.Nowadays computers are a tool that can not be ignored by teachers in school! This work intends to show what has been done in Portugal concerning the implementation of projects related to the introduction of Information and Communication Technologies (ICT), especially in the teaching of Mathematics. Dynamic geometry environments (DGE) could reveal themselves fundamental tools in a constructivist approaches. We conducted a case study of qualitative nature with students of the 11th year,. The experiment consisted in the application of the software GeoGebra in the learning of the subject “Geometry in the plane and in the space II – reduction of the first quadrant”, students in Secondary School of Amarante. A reflection on this experience was also done.2016-10-03T15:43:35Z2016-10-03T00:00:00Z2016-10-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6546porCardoso, António João da Costainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:55:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6546Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:06:13.636982Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
title |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
spellingShingle |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador Cardoso, António João da Costa Matemática Ensino Tecnologias Geometria (dinâmica) GeoGebra |
title_short |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
title_full |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
title_fullStr |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
title_full_unstemmed |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
title_sort |
O círculo trigonométrico: uma abordagem didática com recurso à utilização do computador |
author |
Cardoso, António João da Costa |
author_facet |
Cardoso, António João da Costa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cardoso, António João da Costa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática Ensino Tecnologias Geometria (dinâmica) GeoGebra |
topic |
Matemática Ensino Tecnologias Geometria (dinâmica) GeoGebra |
description |
Atualmente o computador é visto, no meio escolar, como um instrumento incontornável de trabalho. A informática e as redes de informação, estão a revolucionar o ensino aprendizagem. O presente trabalho pretende dar a conhecer o que tem sido feito em Portugal, no que diz respeito à implementação de projetos para a introdução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino, em particular no ensino da Matemática. Os ambientes de geometria dinâmica (AGD) podem constituir-se como ferramentas essenciais para o ensino na linha construtivista. Foi realizado um estudo de caso de natureza qualitativa com alunos de uma turma do 11º ano, que pretende dar a conhecer uma análise feita a uma experiência com a introdução de um software de geometria dinâmica, bem como uma reflexão sobre a mesma. Esta experiência consistiu na aplicação do software GeoGebra na aprendizagem do tema “Geometria no plano e no espaço II – redução ao primeiro quadrante”, dos alunos, da Escola Secundária de Amarante. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-03T15:43:35Z 2016-10-03T00:00:00Z 2016-10-03 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/6546 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/6546 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137150085627904 |