Aprendizagem na experiência da pessoa com dor oncológica -estudo fenomenológico
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/27561 https://doi.org/Nobre CC; Mendes F. (2019). Aprendizagem na experiência da pessoa com dor oncológica -estudo fenomenológico. RIASE; 5(2): 1782-1795. DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(2) https://doi.org/DOI: http://dx.doi.org/10.24902/r.riase.2019.5(2) |
Resumo: | Objetivo: compreender a aprendizagem na experiência da pessoa com dor crónica do foro oncológico. Método: abordagem qualitativa, utilizando a fenomenologia, com dez doentes do foro oncológico seguidos na consulta da dor. Como instrumento de colheita de dados utilizámos a entrevista parcialmente estruturada e a análise fenomenológica. A pesquisa foi aprovada pela comissão de Ética da ULSBA, EPE. Resultados: a partir do agrupamento das unidades de significação, emergiram os temas centrais sendo um dos temas: a aprendizagem na experiência da pessoa com dor crónica do foro oncológico. A partir do agrupamento das unidades de significação para este tema central, foram identificados os subtemas: valorizar o Ser e aprender com a doença. Conclusão: Alguns participantes do estudo consideram que aprenderam e cresceram interiormente com a situação de doença experienciada. Passaram a dar valor aos momentos vividos, fortaleceram os laços familiares e encontraram novos sentidos para a vida. |
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