Representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Andreia Joana Sousa Carvalho
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14441
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Especial
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E este comportamento torna-se ainda mais importante em crianças que apresentam alguns comportamentos que se distanciam e se diferenciam dos descritos como típicos em comparação com o desenvolvimento da maioria das crianças. Cabe assim, aos profissionais de educação através da implementação de boas práticas promover o brincar nos diversos contextos educativos de forma a que as crianças com desenvolvimento atípico não se privem desta atividade. Este estudo pretende conhecer e perceber por um lado, o lugar que o brincar assume nos documentos nacionais e internacionais de referência para a infância e, por outro as representações dos profissionais de educação sobre o seu papel no brincar em crianças com desenvolvimento atípico, bem como identificar estratégias que estes consideram utilizar nas suas práticas. Para tal desenvolveu-se um estudo que se enquadra no paradigma qualitativo, na modalidade de estudo exploratório tendo participado no estudo oito profissionais de duas regiões urbanas do país: Lisboa e Porto. A recolha de dados envolveu o recurso a duas técnicas: a pesquisa documental e a entrevistas semiestruturadas. Os dados recolhidos foram analisados através da análise de conteúdo. No que diz respeito ao lugar que o brincar ocupa nos documentos nacionais e internacionais relacionados com a infância verificou-se que este é considerado como um direito de qualquer criança, e nos documentos orientadores da prática educativa verificou-se a existência de orientações para a implementação de práticas que promovam o brincar em contextos educativos. Os resultados obtidos sugerem que os profissionais de educação consideram o brincar como uma atividade importante no desenvolvimento da criança e que este tem um papel preponderante em crianças com desenvolvimento atípico, sendo um meio privilegiado de aprendizagem. Contudo, verificou-se que as limitações que as crianças com desenvolvimento atípico apresentam altera a forma de brincar e o tipo de brincadeiras que desenvolvem. No que se refere ao papel que os profissionais de educação consideram ter no brincar com crianças com desenvolvimento atípico verificou-se que cabe ao adulto potenciar o brincar quer como parceiro quer como orientador. No que se refere às estratégias utilizadas pelos profissionais de educação para promoverem o brincar em crianças com desenvolvimento atípico é possível aferir que utilizam o brincar em todos os contextos e em todas as atividades, organizando o espaço e dos materiais em função das características do grupo e das crianças.ABSTRACT Playing is an ancestral activity, essential and vital for human development, especially in the early years. Children are experts in this activity, through which they build their cultures and relate to the outside world. Scientific research has shown that children through play develop their cognitive, motor, linguistic and socio-affective abilities. And this behavior becomes even more important in children who have some behaviors that deviate from and differ from those described as typical compared to the development of most children. Thus, it is up to education professionals, through the implementation of good practices, to promote playing in different educational contexts so that children with atypical development do not deprive themselves of this activity. This study aims to know and understand, on the one hand, the place that playing assumes in national and international reference documents for childhood and, on the other, the representations of education professionals about their role in playing in children with atypical development, as well as identify strategies that they consider using in their practices. To this end, a study was developed that fits the qualitative paradigm, in the form of an exploratory study, with eight professionals from two urban regions of the country participating in the study: Lisbon and Porto. Data collection involved the use of two techniques: document research and semi-structured interviews. The collected data were analyzed through content analysis. With regard to the place that playing occupies in national and international documents related to childhood, it was found that this is considered a right of every child, and in the documents that guide educational practice it was found that there are guidelines for its implementation. of practices that promote playing in educational contexts. The results obtained suggest that education professionals consider playing an important activity in the child's development and that it has a preponderant role in children with atypical development, being a privileged means of learning. However, it was found that the limitations that children with atypical development present change the way they play and the type of games they develop. With regard to the role that education professionals consider to have in playing with children with atypical development, it was found that it is up to the adult to enhance playing both as a partner and as a mentor. With regard to the strategies used by education professionals to promote play in children with atypical development, it is possible to infer that they use play in all contexts and in all activities, organizing the space and materials according to the characteristics of the group and of children.Nunes, ClarisseRCIPLMonteiro, Andreia Joana Sousa Carvalho2022-03-11T12:20:24Z2021-12-172021-12-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14441TID:202931706porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:37Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14441Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:14.920663Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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