O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.24/2240 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino. |
id |
RCAP_2a048db68a44a1dded088d1dc9e38bcb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2240 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.Aceitação-RejeiçãoBurnoutA presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino.Repositório Científico da UMAIACarvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de2023-10-13T11:13:55Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T07:34:17Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:39.421820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
title |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
spellingShingle |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de Aceitação-Rejeição Burnout |
title_short |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
title_full |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
title_fullStr |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
title_full_unstemmed |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
title_sort |
O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico. |
author |
Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de |
author_facet |
Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Científico da UMAIA |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Aceitação-Rejeição Burnout |
topic |
Aceitação-Rejeição Burnout |
description |
A presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03 2022-03-01T00:00:00Z 2023-10-13T11:13:55Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.24/2240 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.24/2240 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133619919257600 |