O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.24/2240
Resumo: A presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino.
id RCAP_2a048db68a44a1dded088d1dc9e38bcb
oai_identifier_str oai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2240
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.Aceitação-RejeiçãoBurnoutA presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino.Repositório Científico da UMAIACarvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de2023-10-13T11:13:55Z2022-032022-03-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.24/2240porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-14T07:34:17Zoai:repositorio.umaia.pt:10400.24/2240Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:35:39.421820Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
title O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
spellingShingle O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de
Aceitação-Rejeição
Burnout
title_short O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
title_full O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
title_fullStr O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
title_full_unstemmed O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
title_sort O papel da qualidade das relações interpessoais entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as e o seu ajustamento psicológico.
author Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de
author_facet Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Científico da UMAIA
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Joana de Sousa Sampaio Pinto de
dc.subject.por.fl_str_mv Aceitação-Rejeição
Burnout
topic Aceitação-Rejeição
Burnout
description A presente investigação teve como objetivo analisar de que forma a qualidade da relação entre os/as professores/as e os/as seus/suas superiores/as hierárquicos/as tem efeito no ajustamento psicológico dos/as professores/as, nomeadamente, em termos dos seus níveis de stress e burnout. Considerando que a literatura demonstra que a qualidade das relações interpessoais em contexto escolar, particularmente, entre professores/as e alunos/as, tende a estar associada à eficácia do processo ensino-aprendizagem, consideramos pertinente e importante tentar perceber se a qualidade das relações que se estabelecem entre agentes educativos também poderá ter um papel nesta dinâmica. Isto porque, também sabemos, que os níveis de stress e burnout nos/as professores/as estão associados a menor eficácia no ensino.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03
2022-03-01T00:00:00Z
2023-10-13T11:13:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.24/2240
url http://hdl.handle.net/10400.24/2240
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133619919257600