Perceções dos professores e educadores de infância sobre a aprendizagem de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo na ilha do Faial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisabete Filipa Lopes
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.1/18334
Resumo: A presente dissertação surge no âmbito profissional e pessoal, dado que senti necessidade de aprofundar este tema, conhecendo a realidade da minha ilha, para uma melhor intervenção como terapeuta da fala. Com esta investigação, pretende-se conhecer as perceções dos professores e educadores de infância acerca do impacto da Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) na vida das crianças, averiguar as dificuldades sentidas pelos professores e educadores de infância de crianças com PEA da ilha do Faial. Foi então estabelecido um objetivo geral para a realização deste estudo, sendo este conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades e funcionamento dentro da sala de aula/atividades. Para atingir este objetivo foram estabelecidos objetivos específicos: (1) analisar a implicação que as crianças com PEA têm na aprendizagem dentro da sala de aula/atividades; (2) analisar as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades; (3) conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância dentro da sala de aula/atividades; (4) conhecer as estratégias utilizadas pelos professores/educadores de infância e como lidam com a criança dentro da sala de aula/atividades; e (5) analisar como é feita a inclusão das crianças com PEA dentro da sala de aula/atividades. Este estudo é de natureza qualitativa em que será feita uma abordagem interpretativa dos dados descritos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e educadores de infância com alunos com PEA na ilha do Faial. Os resultados apontam para uma perceção favorável à inclusão das crianças com PEA numa turma regular, apesar das dificuldades dos professores e dos educadores de infância na planificação das aulas/atividades para estes alunos. Nas interações, os educadores de infância e os professores privilegiam a negociação e o feedback positivo, e os alunos, particularmente no pré-escolar, interagem através do diálogo, numa comunidade de interajuda. Os resultados indicam a necessidade de formações, de um maior conhecimento da comunidade escolar, e de materiais educativos, adequados às crianças com PEA na sala de aula/atividades.
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Foi então estabelecido um objetivo geral para a realização deste estudo, sendo este conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades e funcionamento dentro da sala de aula/atividades. Para atingir este objetivo foram estabelecidos objetivos específicos: (1) analisar a implicação que as crianças com PEA têm na aprendizagem dentro da sala de aula/atividades; (2) analisar as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância no planeamento das aulas/atividades; (3) conhecer as dificuldades sentidas pelos professores/educadores de infância dentro da sala de aula/atividades; (4) conhecer as estratégias utilizadas pelos professores/educadores de infância e como lidam com a criança dentro da sala de aula/atividades; e (5) analisar como é feita a inclusão das crianças com PEA dentro da sala de aula/atividades. Este estudo é de natureza qualitativa em que será feita uma abordagem interpretativa dos dados descritos. Os instrumentos de recolha de dados utilizados foram entrevistas semiestruturadas aplicadas a professores e educadores de infância com alunos com PEA na ilha do Faial. Os resultados apontam para uma perceção favorável à inclusão das crianças com PEA numa turma regular, apesar das dificuldades dos professores e dos educadores de infância na planificação das aulas/atividades para estes alunos. Nas interações, os educadores de infância e os professores privilegiam a negociação e o feedback positivo, e os alunos, particularmente no pré-escolar, interagem através do diálogo, numa comunidade de interajuda. Os resultados indicam a necessidade de formações, de um maior conhecimento da comunidade escolar, e de materiais educativos, adequados às crianças com PEA na sala de aula/atividades.This dissertation emerges in the professional and personal context, since I felt the need to deepen this topic, knowing the reality of my island, for a better intervention as a speech therapist. This research aims to know the perceptions of teachers and kindergarten educators about the impact of Autism Spectrum Disorder (ASD) in children's lives, to find out the difficulties experienced by teachers and kindergarten educators of children with ASD on the island of Faial. A general objective was then established for this study, which was to know the difficulties experienced by teachers/kindergarten educators in the planning of lessons/activities and functioning within the classroom/activities. To achieve this objective, specific objectives were established: (1) to analyse the implication that children with ASD have in learning within the classroom/activities; (2) to analyse the difficulties felt by teachers/children's educators in the planning of lessons/activities; (3) to know the difficulties felt by teachers/children's educators within the classroom/activities; (4) to know the strategies used by teachers/children's educators and how they deal with the child within the classroom/activities; and (5) to analyse how the inclusion of children with ASD within the classroom/activities is carried out. This study is of a qualitative nature in which an interpretative approach will be made to the data described. The data collection instruments used were semi-structured interviews applied to teachers and kindergarten educators with students with ASD on the island of Faial. The results point to a favourable perception of the inclusion of children with ASD in a regular class, despite the difficulties teachers and kindergarten educators have in planning lessons/activities for these students. In the interactions, kindergarten teachers and teachers favour negotiation and positive feedback, and students, particularly in pre-school, interact through dialogue in a community of mutual help. The results indicate the need for training, greater knowledge of the school community, and educational materials, suitable for children with ASD in the classroom/activities.Guerreiro, AntónioSapientiaCosta, Elisabete Filipa Lopes2022-10-06T13:51:33Z2021-12-132021-12-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.1/18334TID:202913830porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-24T10:30:35Zoai:sapientia.ualg.pt:10400.1/18334Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:08:08.204280Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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