Competências socioemocionais na infância e na adolescência
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/11067/6361 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022 |
id |
RCAP_2a7f4039ba758c66c1be585d6ef3e20b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6361 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Competências socioemocionais na infância e na adolescênciaCompetências sociais em criançasCompetências sociais na adolescênciaEmoções nas criançasTeoria ecológica do desenvolvimento humanoBem-estarEmoções na adolescênciaQualidade de vidaDissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022Exame público realizado em 14 de Junho de 2022Este trabalho pretende estudar a influência das competências socioemocionais na qualidade de vida das crianças e adolescentes à luz do modelo ecológico de desenvolvimento humano de Urie Bronfenbrenner (1977). Foi realizado um estudo de investigação-ação que recorreu à metodologia quantitativa para a avaliação dos participantes recorrendo a um grupo de controlo e a um grupo experimental num momento pré e pós intervenção. O grupo experimental teve 755 sujeitos, sendo que 59.7% são do género masculino, e 40.3% são do género feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 28 anos com média de 15.45 anos e desvio padrão 3.76. O grupo de controlo foi composto por 207 participantes, dos quais 45.4% são do género masculino e os restantes são do género feminino, com idades compreendidas entre os 8 e os 22 anos, uma média de idades de 14.56 e desvio padrão 3.22. Foram aplicados dois questionários, a escala KIDSCREEN-10 (Gaspar & Matos, 2008), para a caracterização sociodemográfico, para medir o bem-estar e a escala EACSE-CA (Gaspar, Matos & Aventura Social, 2013) para medir as competências socio emocionais. Os resultados obtidos demonstram que são as crianças mais novas que apresentam mais facilidade ao nível da resolução de problemas e das relações interpessoais, assim como uma perceção de qualidade de vida mais positiva. Promover e desenvolver as competências socioemocionais na infância e adolescência é importante pois facilita a gestão das situações e adversidades da vida, promovendo o bem-estar psicológico e a qualidade de vida. Nas raparigas as competências básicas e as relações interpessoais são mais elevadas, nos rapazes é o bem-estar e o suporte social.This paper aims to study the influence of socioemotional skills on the quality of life of children and adolescents in the light of Urie Bronfenbrenner's (1977) ecological model of human development. An action-research study was carried out using quantitative methodology for the evaluation of the participants using a control group and an experimental group in a pre and post-intervention moment. The experimental group had 755 subjects, 59.7% male and 40.3% female, with ages ranging from 8 to 28 years old, mean 15.45 years old, and standard deviation 3.76. The control group consisted of 207 participants, of whom 45.4% were male and the rest were female, aged 8 to 22 years, with a mean age of 14.56 and standard deviation 3.22. Two questionnaires were applied, the KIDSCREEN-10 scale (Gaspar & Matos, 2008), for sociodemographic characterization, to measure well-being and the EACSE-CA scale (Gaspar, Matos & Aventura Social, 2013) to measure socio emotional skills. The results show that younger children have an easier time solving problems and interpersonal relationships, as well as a more positive perception of quality of life. Promoting and developing social and emotional skills in childhood and adolescence is important because it facilitates the management of life situations and adversities, promoting psychological well-being and quality of life. In girls basic skills and interpersonal relationships are higher, in boys it is well-being and social support.2022-06-27T11:18:18Z2022-06-272022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesistext/plain; charset=utf-8application/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/6361http://hdl.handle.net/11067/6361TID:203028708porCarneiro, Maria Beatriz Fernandes, 1997-info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:43:50Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/6361Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:25:00.234813Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
title |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
spellingShingle |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência Carneiro, Maria Beatriz Fernandes, 1997- Competências sociais em crianças Competências sociais na adolescência Emoções nas crianças Teoria ecológica do desenvolvimento humano Bem-estar Emoções na adolescência Qualidade de vida |
title_short |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
title_full |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
title_fullStr |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
title_full_unstemmed |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
title_sort |
Competências socioemocionais na infância e na adolescência |
author |
Carneiro, Maria Beatriz Fernandes, 1997- |
author_facet |
Carneiro, Maria Beatriz Fernandes, 1997- |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carneiro, Maria Beatriz Fernandes, 1997- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências sociais em crianças Competências sociais na adolescência Emoções nas crianças Teoria ecológica do desenvolvimento humano Bem-estar Emoções na adolescência Qualidade de vida |
topic |
Competências sociais em crianças Competências sociais na adolescência Emoções nas crianças Teoria ecológica do desenvolvimento humano Bem-estar Emoções na adolescência Qualidade de vida |
description |
Dissertação de mestrado em Psicologia Clínica, Universidade Lusíada de Lisboa, 2022 |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-06-27T11:18:18Z 2022-06-27 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/11067/6361 http://hdl.handle.net/11067/6361 TID:203028708 |
url |
http://hdl.handle.net/11067/6361 |
identifier_str_mv |
TID:203028708 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
text/plain; charset=utf-8 application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136731816001536 |