Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Marina
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/49481
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.
id RCAP_2a88396c7e43c08a54e35166d256f217
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/49481
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolarjogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolarplay, play, learning, motivation, ludic, preschool educationO presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.The purpose of this paper is to obtain a master's degree in preschool education. This study aims to provide meaningful experiences and learning through play to a group of 4-year-old preschool children. The activities were based on Learning through Play in Preschool Education and were designed with the support of a theoretical framework. In addition, it also intends to reflect on my own practice. In order to achieve the proposed goal, data was collected qualitatively, namely through field notes and interviews, and a content analysis was also performed. This master's final work aims to demonstrate how the game can be a means to an end (learning), being a motivation for it. The games provided a relaxed and fun learning environment for the children, and their benefit in awakening interest and motivation for the realization of the games could be seen.Brito, RitaRepositório ComumPires, Marina2024-01-31T17:48:43Z2023-05-252023-05-092023-05-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/49481TID:203496795porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T13:00:19Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/49481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:07:22.709549Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
title Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
spellingShingle Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
Pires, Marina
jogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolar
play, play, learning, motivation, ludic, preschool education
title_short Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
title_full Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
title_fullStr Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
title_full_unstemmed Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
title_sort Aprendizagem através do Jogo em Educação Pré-Escolar
author Pires, Marina
author_facet Pires, Marina
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Brito, Rita
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Marina
dc.subject.por.fl_str_mv jogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolar
play, play, learning, motivation, ludic, preschool education
topic jogar, brincar, aprendizagem, motivação, lúdico, educação pré-escolar
play, play, learning, motivation, ludic, preschool education
description O presente trabalho tem como finalidade a obtenção do grau de mestre em educação pré-escolar. Este estudo tem como objetivo proporcionar experiências e aprendizagens significativas, através de jogos, a um grupo de crianças de 4 anos que frequentam a educação pré-escolar. As atividades basearam-se na Aprendizagem através do jogo em educação pré-escolar e foram desenhadas tendo como suporte um referencial teórico. Para além disso, pretende igualmente refletir sobre a minha própria prática. De modo a atingir o objetivo proposto, foram recolhidos dados de forma qualitativa, nomeadamente através de notas de campo e entrevistas, sendo também realizada uma análise de conteúdo aos mesmos. Pretende-se com este trabalho final de mestrado demonstrar como o jogo pode ser um meio para atingir um fim (aprendizagem), sendo uma motivação para o mesmo. Na realização dos jogos proporcionou-se um ambiente de aprendizagem descontraído e divertido às crianças, podendo constatar assim o seu benefício no despertar de interesse e motivação para a realização dos jogos.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-05-25
2023-05-09
2023-05-25T00:00:00Z
2024-01-31T17:48:43Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/49481
TID:203496795
url http://hdl.handle.net/10400.26/49481
identifier_str_mv TID:203496795
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137162504962048