O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13205 |
Resumo: | No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto. |
id |
RCAP_2b197d07454fc02c8398b2ff828b08e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13205 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuaisEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioLúdicoEducaçãoAprendizagemNo âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto.Riobom, LourdesRepositório ComumSoles, Hugo2016-04-18T13:24:49Z2013-10-01T00:00:00Z2013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13205201125099pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:11.494734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
title |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
spellingShingle |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais Soles, Hugo Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Lúdico Educação Aprendizagem |
title_short |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
title_full |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
title_fullStr |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
title_full_unstemmed |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
title_sort |
O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais |
author |
Soles, Hugo |
author_facet |
Soles, Hugo |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Riobom, Lourdes Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soles, Hugo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Lúdico Educação Aprendizagem |
topic |
Ensino das Artes Visuais Relatório de estágio Lúdico Educação Aprendizagem |
description |
No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10-01T00:00:00Z 2013-10-01T00:00:00Z 2016-04-18T13:24:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/13205 201125099 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/13205 |
identifier_str_mv |
201125099 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
metadata only access info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
metadata only access |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799129999744172032 |