O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soles, Hugo
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13205
Resumo: No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto.
id RCAP_2b197d07454fc02c8398b2ff828b08e2
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13205
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuaisEnsino das Artes VisuaisRelatório de estágioLúdicoEducaçãoAprendizagemNo âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto.Riobom, LourdesRepositório ComumSoles, Hugo2016-04-18T13:24:49Z2013-10-01T00:00:00Z2013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13205201125099pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T14:39:13Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/13205Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:13:11.494734Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
title O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
spellingShingle O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
Soles, Hugo
Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
Lúdico
Educação
Aprendizagem
title_short O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
title_full O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
title_fullStr O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
title_full_unstemmed O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
title_sort O lúdico na compreensão da tipografia nas artes visuais
author Soles, Hugo
author_facet Soles, Hugo
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Riobom, Lourdes
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Soles, Hugo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
Lúdico
Educação
Aprendizagem
topic Ensino das Artes Visuais
Relatório de estágio
Lúdico
Educação
Aprendizagem
description No âmbito do Mestrado em Ensino de Artes Visuais no 3º Ciclo do Ensino Básico e do Ensino Secundário, é proposto aos discentes, o desenvolvimento de um relatório de estágio, estágio este que é supervisionado. O propósito deste relatório requer também o desenvolvimento de uma investigação, com toda a fundamentação teórica cujo tema escolhido é “O lúdico na compreensão da tipografia nas Artes Visuais”, onde os conteúdos possam ser aplicados na leccionação das aulas de estágio. Tendo em conta os objectivos pretendidos, quer a investigação, quer o relatório, deverá permitir uma reflexão sobre o ensino, ou seja, como deve ocorrer o processo de ensino – aprendizagem, através de suportes como o lúdico. O trabalho desenvolvido neste relatório foi motivado pela necessidade de aprofundar os conhecimentos relativos à temática escolhida e também pela necessidade de compreensão de como deve acontecer o processo de ensino/aprendizagem na escola. Para alcançar os objectivos propostos foi importante, em primeiro lugar, proceder a fundamentação teórica, sendo necessário realizar um estudo sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Após a fundamentação teórica realizada, foi feito um estudo sobre a temática em questão, focando o lúdico no ensino. Posteriormente foi dedicado algum tempo ao estudo e análise dos conteúdos a desenvolver nas aulas de estágio. Na primeira parte, é realizada uma fundamentação teórica sobre a educação artística em Portugal e o papel do professor na educação pela arte. Na segunda parte, o objecto de estudo é o lúdico no processo educativo, a performance. O estágio ocorreu na Escola Secundária de Santo André no Barreiro, na turma J, do 10º ano do curso profissional de Design Gráfico, sob orientação do coordenador pedagógico Henrique Carvalho, professor há muitos anos neste estabelecimento de ensino. Este estágio foi realizado durante todo o ano lectivo, tendo mais enfâse no segundo período, onde apliquei na turma o meu projecto de estágio, na disciplina de Design Gráfico. Na parte final da dissertação são apresentadas as considerações finais, que incluem uma apreciação global e crítica de todo o trabalho desenvolvido neste projecto.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-10-01T00:00:00Z
2013-10-01T00:00:00Z
2016-04-18T13:24:49Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13205
201125099
url http://hdl.handle.net/10400.26/13205
identifier_str_mv 201125099
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv metadata only access
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv metadata only access
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799129999744172032