O impacto do jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1º CEB

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aguiar, Ana Ribeiro dos Santos Pinheiro de
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2917
Resumo: Este relatório de investigação tem como tema “O impacto do Jogo de regras na aprendizagem e na motivação do 1.º Ciclo do Ensino Básico” e apresenta como principais objetivos compreender como é que a realização de jogos de regras pode influenciar a aprendizagem e a motivação dos alunos e em que medida este tipo de jogo pode proporcionar um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem dos alunos do 1.º CEB. No decorrer desta investigação é possível encontrar referências alusivas ao conceito e tipos de jogos dando ênfase ao jogo de regras, à aprendizagem e à motivação. O esclarecimento destes conceitos essenciais permite a compreensão de todo o processo de investigação e da análise e interpretação dos resultados obtidos. No que toca às opções metodológicas, esta investigação contempla um estudo de caso baseado na observação direta de uma turma de 1.º CEB onde é desenvolvida uma análise comparativa entre a realização de jogos de regras e de atividades dinamizadas pela estagiária na sala de aula. Os resultados obtidos através desta investigação comprovam que a utilização do jogo de regas provoca um impacto deveras positivo tanto na aprendizagem como na motivação dos alunos. Este tipo de jogo influencia positivamente a aprendizagem tornando-a mais ativa e significativa para os alunos e promove o desenvolvimento da motivação intrínseca e extrínseca. O jogo de regras proporciona também um maior sucesso no processo de ensino-aprendizagem através do desenvolvimento de competências como a autonomia, a capacidade comunicativa, interajuda, o trabalho cooperativo e a concentração.
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