Aprendendo o Português como língua não materna (PLNM): uma abordagem baseada no ensino por tarefas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1456 |
Resumo: | O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se estruturado em três partes, que procuram dar conta do processo de prática de ensino supervisionada desenvolvida: a contextualização e intervenção realizada em contexto educativo; o projeto de investigação realizado e a reflexão final sobre o percurso realizado nas práticas supervisionadas. O projeto de investigação realizado centrou-se na área do português e procura perceber se uma metodologia de ensino de língua não materna ancorada numa abordagem de ensino por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Ampliar o campo lexical; b) Melhorar a compreensão oral; c) Desenvolver a produção oral; d) Desenvolver a interação oral. A metodologia adotada assumiu um caráter qualitativo num design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participativa, de entrevista, de testes de diagnóstico e aferição e de registos audiovisuais. A fase de implementação deste estudo ocorreu ao longo de três momentos: a concretização do teste de diagnóstico que permitiu compreender as maiores necessidades do caso em estudo; implementação de um percurso diferenciado, que contou com quatro sequências didáticas compostas por tarefas; e aplicação do teste de aferição para verificar o nível linguístico alcançado. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que uma abordagem diferenciada, apoiada no ensino baseado por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas, nomeadamente o enriquecimento do campo lexical, que se torna imprescindível para uma exposição oral mais fluida e uma interação escolar mais integradora e de maior compromisso com as aprendizagens da língua de escolaridade e com os saberes curriculares. |
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O presente relatório desenvolveu-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II, integrada no Mestrado de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta-se estruturado em três partes, que procuram dar conta do processo de prática de ensino supervisionada desenvolvida: a contextualização e intervenção realizada em contexto educativo; o projeto de investigação realizado e a reflexão final sobre o percurso realizado nas práticas supervisionadas. O projeto de investigação realizado centrou-se na área do português e procura perceber se uma metodologia de ensino de língua não materna ancorada numa abordagem de ensino por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas. Para a sua concretização foram delineados os seguintes objetivos específicos: a) Ampliar o campo lexical; b) Melhorar a compreensão oral; c) Desenvolver a produção oral; d) Desenvolver a interação oral. A metodologia adotada assumiu um caráter qualitativo num design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através da observação direta e participativa, de entrevista, de testes de diagnóstico e aferição e de registos audiovisuais. A fase de implementação deste estudo ocorreu ao longo de três momentos: a concretização do teste de diagnóstico que permitiu compreender as maiores necessidades do caso em estudo; implementação de um percurso diferenciado, que contou com quatro sequências didáticas compostas por tarefas; e aplicação do teste de aferição para verificar o nível linguístico alcançado. A análise dos dados recolhidos permitiu verificar que uma abordagem diferenciada, apoiada no ensino baseado por tarefas favorece o desenvolvimento de competências linguísticas, nomeadamente o enriquecimento do campo lexical, que se torna imprescindível para uma exposição oral mais fluida e uma interação escolar mais integradora e de maior compromisso com as aprendizagens da língua de escolaridade e com os saberes curriculares. |
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