Intervenção na perturbação de hiperatividade-défice de atenção : terapias digitais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/56555 |
Resumo: | Trabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2022 |
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Intervenção na perturbação de hiperatividade-défice de atenção : terapias digitaisPerturbação de hiperatividade-défice de atençãoTecnologiasTratamentoDigitalPediatriaDomínio/Área Científica::Ciências MédicasTrabalho Final do Curso de Mestrado Integrado em Medicina, Faculdade de Medicina, Universidade de Lisboa, 2022A Perturbação de Hiperatividade-Défice de Atenção tem uma elevada prevalência no universo das perturbações do neurodesenvolvimento, afetando várias áreas da vida da criança e adolescente, com grande potencial de permanência de sintomas sobretudo de desatenção ao longo da vida adulta. Este distúrbio relaciona-se com a disrupção do sistema catecolaminérgico em diversas zonas como o córtex pré-frontal e núcleos da base, bem como com a morfometria cerebral associada a redes neuronais que interligam estas zonas. O tratamento atual assenta em três vertentes que se complementam e são introduzidas, muitas das vezes, em simultâneo. Apesar de fármacos psicoestimulantes terem demonstrado a sua elevada eficácia ao longo do tempo, estes não são isentos de efeitos adversos. Por outro lado, as intervenções educacionais e psicológicas apenas podem ser utilizadas isoladamente em casos particulares, havendo ainda grande potencial de estudo da sua aplicabilidade. Desta forma e utilizando a crescente evolução tecnológica, poderá repensar-se o paradigma de tratamento no que toca à vertente educacional e psicológica, empoderando os jovens e as crianças a terem uma parte mais ativa e sem tantos efeitos adversos no controlo da sua doença e da sua qualidade de vida. Sendo assim possível utilizar técnicas digitais em coadjuvância com as restantes abordagens, incluindo a terapêutica farmacológica. Assim sendo, esta revisão narrativa tem como objetivo reunir informação acerca do tratamento da PHDA, com maior enfoque nas terapias digitais. Para tal foi feita uma pesquisa através dos motores de busca PubMed e Medline, onde se incluíram artigos científicos com modelos como systematic review, scientific reports, review article, research article, guideline e author manuscript. Bem como também foram consultados livros de texto.The attention deficit hyperactivity disorder (ADHD) has a high prevalence amongst the neurodevelopment disorders. It affects various areas of the child’s life, which can continue having an impact in an older age. It is known that inattention symptoms have a great potential to continue affecting teens throughout their lives. This imbalance has its origin in the disruption of the catecolaminergic system in specific neurological areas, affecting the pre frontal cortex and basal ganglia. As well as morfometric and neurologic networks changes. In today’s day and age the treatment has three fundamental complementary and sinergic aspects. It is composed of psycopharms, psychogical and educational measures. Even though stimulants have proven their efficacy and safety they are not totally harmless and free of adverse effects. On the other hand, educational and psychotherapies can not, for most of the times, be used as a single therapy. For these reasons and considering the growing technological evolution it is important to rethink the paradigm regarding therapy in children with ADHD to a new empowered way and without major adverse effects, in which technologic solutions may take place. Therefore the main goal of this narrative review concerns ADHD treatment giving a major focus to digital therapy. PubMed and Medline were used as search engines to look for scientific articles as systematic review, scientific reports, review article, research article, guideline e author manuscript. In addiction, to a more in depth theoric approach some books were consulted.Martins, SusanaRepositório da Universidade de LisboaMarçal, Beatriz Sofia Correia Simões2023-03-07T11:34:20Z2022-072022-07-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/56555TID:203139445porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T17:04:10Zoai:repositorio.ul.pt:10451/56555Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:07:03.784505Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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