Novo paradigma educativo e práticas pedagógicas das EFAS: análise de planos de estudos inovadores em relação aos sete saberes da educação do futuro do Morin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Menezes, Rachel Reis
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/395
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de Tours
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spelling Novo paradigma educativo e práticas pedagógicas das EFAS: análise de planos de estudos inovadores em relação aos sete saberes da educação do futuro do MorinDissertação de mestrado em Ciências da Educação, na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e do Diplôme d' Université François Rabelais de ToursEsta pesquisa consiste em um estudo sobre a contribuição da Pedagogia da Alternância na transformação do pensamento, exigência fundamental da educação deste século. Nesse contexto, esta pesquisa insere-se na problemática da crise paradigmática por que passam as ciências modernas, onde no campo da educação, os Sete Saberes da Educação do futuro propostos por Edgar Morin, apresentam-se como uma possibilidade de mudança paradigmática, mas que encontram ainda no nível epistemológico. Essa reforma do pensamento, tão almejado, passa sem sombra de dúvida pela educação por se constituir no espaço privilegiado onde se ensina e se aprende a aptidão em selecionar, sistematizar e organizar o conhecimento necessário à educação das novas gerações. Situada numa perspectiva epistemo-pedagógica, esta pesquisa tem como propósito proceder a uma análise comparativa dos Sete Saberes com a prática pedagógica de duas Escolas Famílias Agrícolas – EFAs, do Movimento de Educação Promocional do Espírito Santo – MEPES. A práxis pedagógica dessas duas escolas é analisada a partir de dois instrumentos pedagógicos denominados “planos de estudo”. Nesse contexto buscamos desenvolver um estudo utilizando aspectos do método de pesquisa qualitativa, por considerarmos ser os mais apropriados nessa situação. O estudo comparativo entre os Sete Saberes e os conteúdos explicitados.Universidade Nova de Lisboa: Faculdade de Ciências e Tecnologia & Université François Rabelais de Tours: Département des Sciences de l'Éducation et de la FormationPineau, GastonRUNMenezes, Rachel Reis2006-07-25T14:28:51Z20032003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis2341352 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/395porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:31:09Zoai:run.unl.pt:10362/395Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:14:36.928269Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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