Relatório de Estágio de Daniel Jorge Martins Rafael

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rafael, Daniel Jorge Martins
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/23913
Resumo: O presente Relatório de Estágio surge no âmbito da Unidade Curricular denominada Prática Educativa Supervisionada, contemplada no plano de estudos do 2.º ano do Mestrado em Educação PréEscolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto, para a obtenção do grau de Mestre e possibilidade de exercer profissionalmente a prática docente enquanto Educador de Infância e Professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. O presente documento pretende demonstrar, de forma crítica, fundamentada e reflexiva, todo o processo desenvolvido no decorrer dos estágios profissionalizantes realizados nos contextos educativos de 1º Ciclo do Ensino Básico e Educação Pré-escolar. Deste modo, apresentam-se os referenciais teóricos e legais que sustentaram práticas inovadoras e coadunadas a metodologias ativas assentes numa perspetiva socioconstrutivista de aprendizagem. Para esse efeito, destaca-se a metodologia de lnvestigação-ação, estratégia de formação profissional, que, com recurso às suas diversas etapas de observação, planificação, ação e reflexão/ avaliação, colaborou no processo formativo para responder a necessidades, interesses e dificuldades visualizadas nos contextos educativos, e, deste modo, permitir um desenvolvimento holístico das crianças, ressalvando-se que um pensamento de base humanista que um docente possui deve permanecer ao longo de toda a sua prática profissional. Assim sendo, desenvolveram-se práticas pedagógicas que colocaram a criança enquanto sujeito ativo e central no seu processo de aprendizagem e contribuíram significativamente não só para o bemestar emocional das mesmas como também para a construção da identidade profissional do docente de perfil duplo através da reflexão sobre, na e para ação.
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