A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Mafalda Pinheiro
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/20801
Resumo: Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
id RCAP_2c46f5c97432b3a4fab3274a67daddfa
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/20801
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal brandingGestão de carreirasSucesso profissionalBrandingIdadeTeses de mestrado - 2015Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015Num contexto em que o desenvolvimento e gestão das carreiras já não é apenas da responsabilidade das organizações, é imperativo que os indivíduos adoptem comportamentos de auto-gestão de carreira de modo a potenciarem o seu sucesso profissional. Paralelamente, a capacidade de os indivíduos se conseguirem diferenciar da concorrência no mercado de trabalho constitui o desenvolvimento de uma competência valorizada, e que pode sem dúvida marcar a diferença. Assim, a construção de uma “marca pessoal”, e a sua eficaz manutenção, parece estar ligada à ocorrência de comportamentos de gestão de carreira ao nível individual. O presente estudo tem como principal objectivo relacionar os comportamentos de Auto-Gestão de Carreiras e as estratégias de Personal Branding, pretendendo-se verificar se ambos os fenómenos se encontram presentes. Foram aplicados o Questionário sobre Estratégias de Carreira e o Questionário sobre Personal Branding a 202 sujeitos, com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos, e que estivessem a trabalhar há pelo menos 5 anos. Os resultados obtidos revelam uma relação directa entre comportamentos de Auto-Gestão de Carreira e estratégias de Personal Branding, e relações significativas entre as dimensões de cada um dos conceitos. Verificou-se, ainda, que a variável Idade apresenta uma tendência para moderar a relação entre as variáveis em estudo, especialmente quando observados sujeitos mais velhos. Por fim, apresentam-se implicações para as práticas e gestão de recursos humanos, limitações da presente investigação, bem como sugestões para estudos futuros.In a context where career development and management is no longer a responsibility of organizations, it is imperative that individuals embrace career self-management behaviors in order to enhance their profissional success. At the same time, the individuals’ ability to distinguish themselves from their competition in the labor market, may be considerered as the development of a valued skill, which can certainly make a difference. Thus, the construction of a “personal brand”, and the capability to maintain it, seems to be related to the presence of behaviors that enable a career management at the individual level. This study aims to relate Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, intending to check whether both phenomena are present. The Questionnaire on Career Strategies and the Questionnaire on Personal Branding were applied to 202 subjects, aged 25 to 65, which were working for at least 5 years. The results show a direct link between Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, and significant relationships between the dimensions of each concept. It was also verified that the variable Age had a tendency to moderate the relationship between Career Self-Management behaviors and Personal Branding strategies, especially when older subjects were observed. Finally, there are implications for the management and human resources fields, along with limitations of this research, and suggestions for future studies.Lima, Rosário, 1959-Repositório da Universidade de LisboaFernandes, Mafalda Pinheiro2015-12-11T13:59:45Z20152015-07-062015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/20801TID:201212820porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:06:34Zoai:repositorio.ul.pt:10451/20801Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:38:43.384439Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
title A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
spellingShingle A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
Fernandes, Mafalda Pinheiro
Gestão de carreiras
Sucesso profissional
Branding
Idade
Teses de mestrado - 2015
title_short A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
title_full A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
title_fullStr A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
title_full_unstemmed A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
title_sort A marca pessoal em contexto de carreira : a relação entre auto-gestão de carreira e personal branding
author Fernandes, Mafalda Pinheiro
author_facet Fernandes, Mafalda Pinheiro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima, Rosário, 1959-
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Mafalda Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão de carreiras
Sucesso profissional
Branding
Idade
Teses de mestrado - 2015
topic Gestão de carreiras
Sucesso profissional
Branding
Idade
Teses de mestrado - 2015
description Tese de mestrado, Psicologia (Secção de Psicologia dos Recursos Humanos, do Trabalho e das Organizações), Universidade de Lisboa, Faculdade de Psicologia, 2015
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-12-11T13:59:45Z
2015
2015-07-06
2015-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/20801
TID:201212820
url http://hdl.handle.net/10451/20801
identifier_str_mv TID:201212820
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134287525576704