Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Germano, Jerusa Ribeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/8622
Resumo: O objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares.
id RCAP_2ccd863fb6f0539e5bb3460c64c9c1db
oai_identifier_str oai:repositorio.utad.pt:10348/8622
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolaresPerturbação de Hiperatividade com Défice de Atençãointervenção cognitiva-comportamentalcomportamentoresultados escolaresO objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares.The general objective of the present study was to describe and validate the efficiency of using a cognitive-behavioral intervention for a 17 years old teenager, diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, disruptive behavior and low academic performance. This study is part of an experimental design of case study A-B. The intervention consisted of 32 sessions based on the cognitive-behavioral aspect, of the implementation of strategies of self-instruction, self-monitoring, problem solving, cognitive restructuring, token saving system, associated with the cost of response in school performance and on two categories of disruptive behavior in the classroom, "off task" and "shaking." Routines of planning of study and organization of the school subject to the learning were also approached. The results validate the efficiency of cognitive-behavioral intervention, which, after its application, reducing the two categories of behavior and increase academic performance.2018-08-03T13:17:00Z2018-04-10T00:00:00Z2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8622TID:202325156porGermano, Jerusa Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:08.773384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
title Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
spellingShingle Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
Germano, Jerusa Ribeiro
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
intervenção cognitiva-comportamental
comportamento
resultados escolares
title_short Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
title_full Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
title_fullStr Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
title_full_unstemmed Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
title_sort Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
author Germano, Jerusa Ribeiro
author_facet Germano, Jerusa Ribeiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Germano, Jerusa Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
intervenção cognitiva-comportamental
comportamento
resultados escolares
topic Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção
intervenção cognitiva-comportamental
comportamento
resultados escolares
description O objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-08-03T13:17:00Z
2018-04-10T00:00:00Z
2018-04-10
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10348/8622
TID:202325156
url http://hdl.handle.net/10348/8622
identifier_str_mv TID:202325156
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137105877663744