Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/8622 |
Resumo: | O objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares. |
id |
RCAP_2ccd863fb6f0539e5bb3460c64c9c1db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.utad.pt:10348/8622 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolaresPerturbação de Hiperatividade com Défice de Atençãointervenção cognitiva-comportamentalcomportamentoresultados escolaresO objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares.The general objective of the present study was to describe and validate the efficiency of using a cognitive-behavioral intervention for a 17 years old teenager, diagnosed with Attention Deficit Hyperactivity Disorder, disruptive behavior and low academic performance. This study is part of an experimental design of case study A-B. The intervention consisted of 32 sessions based on the cognitive-behavioral aspect, of the implementation of strategies of self-instruction, self-monitoring, problem solving, cognitive restructuring, token saving system, associated with the cost of response in school performance and on two categories of disruptive behavior in the classroom, "off task" and "shaking." Routines of planning of study and organization of the school subject to the learning were also approached. The results validate the efficiency of cognitive-behavioral intervention, which, after its application, reducing the two categories of behavior and increase academic performance.2018-08-03T13:17:00Z2018-04-10T00:00:00Z2018-04-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/8622TID:202325156porGermano, Jerusa Ribeiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:38:52Zoai:repositorio.utad.pt:10348/8622Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:02:08.773384Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
title |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
spellingShingle |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares Germano, Jerusa Ribeiro Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção intervenção cognitiva-comportamental comportamento resultados escolares |
title_short |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
title_full |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
title_fullStr |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
title_full_unstemmed |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
title_sort |
Intervenção cognitivo-comportamental numa adolescente com perturbação de hiperatividade com défice de atenção: efeitos a nível comportamental e resultados escolares |
author |
Germano, Jerusa Ribeiro |
author_facet |
Germano, Jerusa Ribeiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Germano, Jerusa Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção intervenção cognitiva-comportamental comportamento resultados escolares |
topic |
Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção intervenção cognitiva-comportamental comportamento resultados escolares |
description |
O objetivo geral do presente estudo foi descrever e avaliar a eficácia de uma intervenção cognitiva-comportamental com uma adolescente de 17 anos, diagnosticada com Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção, comportamentos disruptivos e baixo rendimento académico. Este estudo insere-se num desenho experimental de estudo de caso A-B. A intervenção consistiu em 32 sessões baseadas na vertente cognitiva-comportamental, tendo sido implementadas as seguintes estratégias: autoinstrução, automonitorização, resolução de problemas, reestruturação cognitiva, sistema de economia de fichas, associada ao custo da resposta no rendimento escolar e sobre duas categorias de comportamento disruptivo em sala de aula, “fora da tarefa” e “agitação”. Foram ainda abordadas rotinas de planificação de estudo e organização da matéria escolar face à aprendizagem. Os resultados validam a eficácia da intervenção cognitiva-comportamental, que após a sua aplicação, foram reduzidas as duas categorias de comportamento disruptivo e o aumento dos resultados escolares. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-08-03T13:17:00Z 2018-04-10T00:00:00Z 2018-04-10 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10348/8622 TID:202325156 |
url |
http://hdl.handle.net/10348/8622 |
identifier_str_mv |
TID:202325156 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137105877663744 |