Contributos do repertório multicultural para performance coral
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/63430 |
Resumo: | Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
id |
RCAP_2ce46021761876c891dcbfe8e572395e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63430 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Contributos do repertório multicultural para performance coralRepertório multiculturalClasse de conjunto vocalPerformance coralEnsino artístico especializado da músicaMulticultural repertoryVocal ensemble classPerformance coralSpecialized artistic teaching of musicCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino de MúsicaA temática do presente relatório incide numa reflexão acerca da implementação de um repertório multicultural nas aulas de Classe de Conjunto Vocal, no âmbito da Prática Profissional do Mestrado em Ensino da Música da Universidade do Minho. Este Projeto de Intervenção Pedagógica foi implementado com a Classe de Conjunto Vocal, do Coro Júnior VianaVocale da Academia de Música de Viana do Castelo, constituída por 51 alunas do 2º ao 5º grau do ensino artístico especializado da música. Teve como objetivo fundamental aferir se a utilização de um repertório de cariz multicultural assente nas suas especificidades e caraterísticas etnográficas, desenvolverá no grupo um impacto significativo na performance coral; investigar de que forma a utilização de um repertório multicultural poderá contribuir para a valorização da diversidade cultural e étnica de uma sociedade cada vez mais diversificada; perceber o que suscita maior motivação na aprendizagem de um repertório multicultural; realizar atividades que promovam uma dimensão artística e multicultural levando à valorização de diferentes culturas, músicas, ritmos, danças e tradições; analisar os resultados das atividades e aferir os efeitos da implementação de um repertório multicultural na classe de conjunto vocal. Através dos instrumentos de recolha de dados como observação direta, inquéritos (ao grupo interveniente e a diretores corais) e análise de resultados das atividades desenvolvidas, concluiu-se que a implementação de um repertório de cariz multicultural pode tornar-se num enorme desafio para o diretor coral, pois pressupõe uma investigação sobre todo o universo cultural onde determinada peça se insere, transformando-a num elemento musical como cultura. Por outro lado, o impacto deste tipo de repertório na classe de conjunto vocal poderá contribuir para a motivação do grupo, através do contacto com outros saberes e outras culturas, nomeadamente na exploração de um variado leque de técnicas vocais de diferentes partes do globo. Quanto às atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto de Intervenção, para além de promoverem um envolvimento de toda a comunidade escolar na sua implementação, potenciaram o desenvolvimento de capacidades musicais criativas (movimentos, coreografias, improvisação e elementos cénicos), fortalecendo o espírito de grupo e de comunicação interpessoal, aumentando a motivação e entrega do grupo no seu todo.The theme of this report focuses on a reflection on the implementation of a multicultural repertoire in the Vocal Ensemble Class, under the Professional Practice of the Master in Music Teaching of the Minho University. This pedagogical Intervention Project was implemented with the Vocal Ensemble Class, of the Junior Chorus VianaVocale of the Academy of Music of Viana do Castelo, consisting of 51 students from the 2nd to the 5th degree of specialized artistic teaching of music. Its main objectives were to assess whether the use of a multicultural repertoire based on its specificities and ethnographic characteristics, will have a significant impact on the group’s performance; investigate how the use of a multicultural repertoire can contribute to the enhancement of the cultural and ethnic diversity of an increasingly diverse society; to understand what motivates greater learning in a multicultural repertoire; to carry out activities that promote an artistic and multicultural dimension leading to the appreciation of different cultures, music, rhythms, dances and traditions; analyze the results of the activities and measure the effects of implementing a multicultural repertoire in the vocal ensemble class. Through data collection tools such as direct observation, surveys (to the intervening group and to choir conductors) and analysis of results of the activities carried out, it was concluded that the implementation of a multicultural repertoire can become a huge challenge for the choir conductor, as it means an investigation into the entire cultural universe where a piece is inserted, transforming it into a musical element as a culture. On the other hand, the impact of this type of repertoire on the vocal ensemble class can greatly contribute to the group's motivation, through contact with other cultures and other knowledge, namely in the exploration of a wide range of vocal techniques from different parts of the globe. As for the activities carried out under the Intervention Project, in addition to promoting the involvement of the entire school community in its implementation, they boosted the development of creative musical capacities (movements, choreography, improvisation and scenic elements), strengthening the group spirit and interpersonal communication, increasing the motivation and delivery of the group as a whole.Pipa, Luís Filipe Barbosa LoureiroUniversidade do MinhoRibeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares20192019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/1822/63430por202353257info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:49:36Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/63430Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:48:05.464014Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
title |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
spellingShingle |
Contributos do repertório multicultural para performance coral Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares Repertório multicultural Classe de conjunto vocal Performance coral Ensino artístico especializado da música Multicultural repertory Vocal ensemble class Performance coral Specialized artistic teaching of music Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
title_full |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
title_fullStr |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
title_full_unstemmed |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
title_sort |
Contributos do repertório multicultural para performance coral |
author |
Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares |
author_facet |
Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pipa, Luís Filipe Barbosa Loureiro Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Isabel Alexandra da Costa Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Repertório multicultural Classe de conjunto vocal Performance coral Ensino artístico especializado da música Multicultural repertory Vocal ensemble class Performance coral Specialized artistic teaching of music Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Repertório multicultural Classe de conjunto vocal Performance coral Ensino artístico especializado da música Multicultural repertory Vocal ensemble class Performance coral Specialized artistic teaching of music Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
Relatório de estágio de mestrado em Ensino de Música |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019 2019-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/1822/63430 |
url |
http://hdl.handle.net/1822/63430 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
202353257 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/octet-stream |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133057964310528 |