Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ceia, Bruno Filipe Rijo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/31040
Resumo: É cada vez mais fulcral aprender a aprender, o que implica um papel mais ativo por parte dos/as alunos/as e uma maior autonomia relativamente ao processo de aprendizagem. Tal é promovido através do desenvolvimento e implementação da aprendizagem autorregulada em contextos educacionais configurando-se o papel do/a professor/a fundamental para a sua implementação e desenvolvimento. A aprendizagem das competências autorregulatórias deverá começar durante os primeiros anos de escolaridade cabendo ao professor/a a responsabilidade de criar oportunidades e ambientes de aprendizagem favoráveis a que os alunos/as as desenvolvam. Este estudo pretende conhecer como os/as professores/as do 1ºciclo concebem a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos/as e o que fazem para a promover. Foram realizadas 16 entrevistas, objeto de análise qualitativa e quantitativa. Os principais resultados indicam que a maioria dos/as professores/as têm conhecimento, conceções e práticas, ainda que de forma incipiente e pouco sistematizadas, sobre aprendizagem autorregulada; Conceptions and Practices of Self-Regulated Learning by Primary School Teachers Abstract: It is becoming increasingly important to learn how to learn, which implies a more active role for the students and greater autonomy in relation to the learning process. This is promoted through the development and implementation of self-regulated learning in educational settings and the role of the teacher is crucial for its implementation and development. The learning of self-regulatory skills should start during the early years of schooling, and the teacher is responsible for creating opportunities and learning environments that are favourable for students to develop them. This study aims to find out how primary school teachers conceive their students' selfregulated learning and what they do to promote it. Sixteen interviews were conducted, subject to qualitative and quantitative analysis. The main results indicate that most teachers have knowledge, conceptions and practices, although in an incipient and unsystematised way, about self-regulated learning.
id RCAP_2cf580d12ecaefdf5a4fd55012d1eeae
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/31040
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básicoAprendizagem autorreguladaProfessores/as de 1ºciclo do Ensino BásicoPráticas de ensinoSelf-Regulated LearningPrimary school teachers of basic educationTeaching practicesÉ cada vez mais fulcral aprender a aprender, o que implica um papel mais ativo por parte dos/as alunos/as e uma maior autonomia relativamente ao processo de aprendizagem. Tal é promovido através do desenvolvimento e implementação da aprendizagem autorregulada em contextos educacionais configurando-se o papel do/a professor/a fundamental para a sua implementação e desenvolvimento. A aprendizagem das competências autorregulatórias deverá começar durante os primeiros anos de escolaridade cabendo ao professor/a a responsabilidade de criar oportunidades e ambientes de aprendizagem favoráveis a que os alunos/as as desenvolvam. Este estudo pretende conhecer como os/as professores/as do 1ºciclo concebem a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos/as e o que fazem para a promover. Foram realizadas 16 entrevistas, objeto de análise qualitativa e quantitativa. Os principais resultados indicam que a maioria dos/as professores/as têm conhecimento, conceções e práticas, ainda que de forma incipiente e pouco sistematizadas, sobre aprendizagem autorregulada; Conceptions and Practices of Self-Regulated Learning by Primary School Teachers Abstract: It is becoming increasingly important to learn how to learn, which implies a more active role for the students and greater autonomy in relation to the learning process. This is promoted through the development and implementation of self-regulated learning in educational settings and the role of the teacher is crucial for its implementation and development. The learning of self-regulatory skills should start during the early years of schooling, and the teacher is responsible for creating opportunities and learning environments that are favourable for students to develop them. This study aims to find out how primary school teachers conceive their students' selfregulated learning and what they do to promote it. Sixteen interviews were conducted, subject to qualitative and quantitative analysis. The main results indicate that most teachers have knowledge, conceptions and practices, although in an incipient and unsystematised way, about self-regulated learning.Universidade de Évora2022-02-07T18:25:30Z2022-02-072022-01-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/31040http://hdl.handle.net/10174/31040TID:202927180porDepartamento de PsicologiaBrunoceia92@hotmail.com681Ceia, Bruno Filipe Rijoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:30:17Zoai:dspace.uevora.pt:10174/31040Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:20:21.049466Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
title Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
spellingShingle Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
Ceia, Bruno Filipe Rijo
Aprendizagem autorregulada
Professores/as de 1ºciclo do Ensino Básico
Práticas de ensino
Self-Regulated Learning
Primary school teachers of basic education
Teaching practices
title_short Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
title_full Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
title_fullStr Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
title_full_unstemmed Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
title_sort Conceções e práticas de aprendizagem autorregulada de professores de 1º ciclo do ensino básico
author Ceia, Bruno Filipe Rijo
author_facet Ceia, Bruno Filipe Rijo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ceia, Bruno Filipe Rijo
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem autorregulada
Professores/as de 1ºciclo do Ensino Básico
Práticas de ensino
Self-Regulated Learning
Primary school teachers of basic education
Teaching practices
topic Aprendizagem autorregulada
Professores/as de 1ºciclo do Ensino Básico
Práticas de ensino
Self-Regulated Learning
Primary school teachers of basic education
Teaching practices
description É cada vez mais fulcral aprender a aprender, o que implica um papel mais ativo por parte dos/as alunos/as e uma maior autonomia relativamente ao processo de aprendizagem. Tal é promovido através do desenvolvimento e implementação da aprendizagem autorregulada em contextos educacionais configurando-se o papel do/a professor/a fundamental para a sua implementação e desenvolvimento. A aprendizagem das competências autorregulatórias deverá começar durante os primeiros anos de escolaridade cabendo ao professor/a a responsabilidade de criar oportunidades e ambientes de aprendizagem favoráveis a que os alunos/as as desenvolvam. Este estudo pretende conhecer como os/as professores/as do 1ºciclo concebem a autorregulação da aprendizagem dos seus alunos/as e o que fazem para a promover. Foram realizadas 16 entrevistas, objeto de análise qualitativa e quantitativa. Os principais resultados indicam que a maioria dos/as professores/as têm conhecimento, conceções e práticas, ainda que de forma incipiente e pouco sistematizadas, sobre aprendizagem autorregulada; Conceptions and Practices of Self-Regulated Learning by Primary School Teachers Abstract: It is becoming increasingly important to learn how to learn, which implies a more active role for the students and greater autonomy in relation to the learning process. This is promoted through the development and implementation of self-regulated learning in educational settings and the role of the teacher is crucial for its implementation and development. The learning of self-regulatory skills should start during the early years of schooling, and the teacher is responsible for creating opportunities and learning environments that are favourable for students to develop them. This study aims to find out how primary school teachers conceive their students' selfregulated learning and what they do to promote it. Sixteen interviews were conducted, subject to qualitative and quantitative analysis. The main results indicate that most teachers have knowledge, conceptions and practices, although in an incipient and unsystematised way, about self-regulated learning.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-02-07T18:25:30Z
2022-02-07
2022-01-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/31040
http://hdl.handle.net/10174/31040
TID:202927180
url http://hdl.handle.net/10174/31040
identifier_str_mv TID:202927180
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Psicologia
Brunoceia92@hotmail.com
681
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136685025394688