Inovação e competitividade como factores de oportunidade num contexto de crise
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/1796 |
Resumo: | Este trabalho tem como principais objectivos analisar os conceitos de inovação e competitividade, bem como explorar a sua influência no desempenho do sector vitivinícola português. Para a sua elaboração contribuíram investigações já feitas por autores reconhecidos, o conhecimento adquirido no estágio na José Maria da Fonseca nos EUA, o contacto com pessoas experientes no negócio do vinho e comércio internacional, com os consumidores e as observações pessoais do mercado. A experiência internacional será aqui apresentada, mas o enfoque estará, naturalmente, direccionado ao sector do vinho português e à sua relação com competitividade e inovação. Estando o espectro da crise a revelar-se mais real do que o esperado, as empresas têm enfrentado grandes desafios, e são as que mais valorizam aqueles conceitos, as que vêem uma oportunidade onde outros não o conseguem, que, mais frequentemente, atingem o sucesso. Esta questão vai portanto ser o alvo deste estudo e, para isso, é essencial descrever o sector dos vinhos em Portugal, cujo retrato se torna mais verosímil através da aproximação estatística relativa à produção, consumo, exportação. Para averiguar a posição do sector em relação ao ambiente externo, é também elaborada uma análise swot. Constatar-se-á, após estudo dos conceitos, da sua relação e do seu peso no que toca ao combate à crise, que a inovação e a competitividade são factores de oportunidade, especialmente num tempo de crise. Depois, ligando a teoria à prática, far-se-á a observação do mercado estado-unidense e do crescimento do vinho português nesse mercado. Finalmente, serão abordadas as possíveis estratégias a adoptar para alcançar o sucesso contínuo dos Vinhos de Portugal no mundo. |
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Inovação e competitividade como factores de oportunidade num contexto de criseEstratégia empresarialEficiência industrialCompetitividadeInternacionalização de empresasIndústria vinícolaEste trabalho tem como principais objectivos analisar os conceitos de inovação e competitividade, bem como explorar a sua influência no desempenho do sector vitivinícola português. Para a sua elaboração contribuíram investigações já feitas por autores reconhecidos, o conhecimento adquirido no estágio na José Maria da Fonseca nos EUA, o contacto com pessoas experientes no negócio do vinho e comércio internacional, com os consumidores e as observações pessoais do mercado. A experiência internacional será aqui apresentada, mas o enfoque estará, naturalmente, direccionado ao sector do vinho português e à sua relação com competitividade e inovação. Estando o espectro da crise a revelar-se mais real do que o esperado, as empresas têm enfrentado grandes desafios, e são as que mais valorizam aqueles conceitos, as que vêem uma oportunidade onde outros não o conseguem, que, mais frequentemente, atingem o sucesso. Esta questão vai portanto ser o alvo deste estudo e, para isso, é essencial descrever o sector dos vinhos em Portugal, cujo retrato se torna mais verosímil através da aproximação estatística relativa à produção, consumo, exportação. Para averiguar a posição do sector em relação ao ambiente externo, é também elaborada uma análise swot. Constatar-se-á, após estudo dos conceitos, da sua relação e do seu peso no que toca ao combate à crise, que a inovação e a competitividade são factores de oportunidade, especialmente num tempo de crise. Depois, ligando a teoria à prática, far-se-á a observação do mercado estado-unidense e do crescimento do vinho português nesse mercado. Finalmente, serão abordadas as possíveis estratégias a adoptar para alcançar o sucesso contínuo dos Vinhos de Portugal no mundo.This study aims to analyze the concepts of innovation and competitiveness, and to explore their influence on the portuguese wine sector performance. Investigations of well-known authors, the knowledge acquired during the internship in José Maria da Fonseca (USA), the contact with consumers, with experienced people on the wine business and international trade, and also personal observations of the market were the greatest contributors when drawing-up this work. International experience will be presented but focus will be given to the portuguese wine sector and its relation with competitiveness and innovation. The crisis spectrum turned out to be much more real than expected, companies face major challenges, and the truth is that the ones that value those concepts, the ones that see an opportunity where others can’t, are the ones that most often succeed. This issue will be the target of this study; therefore, it’s essential to describe the portuguese wine sector, which becomes easier to understand through the statistical approach to the production, consumerism and exports. Moreover, in order to determine the sectors’ position regarding the external environment, a swot analysis will be done. After studying the concepts, their relationship and their potential, one can verify that innovation and competitiveness are factors of opportunity, especially in time of crisis. Then, linking theory to practice, observations of the U.S. market and the growth of Portuguese wine in that market will take place. Finally, one may see an approach of the possible strategies to achieve continuous success for the wines of Portugal in the world.Universidade de Aveiro2011-04-19T13:47:10Z2009-01-01T00:00:00Z2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/1796porSantiago, Inês Condeinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T10:58:34Zoai:ria.ua.pt:10773/1796Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:40:22.401366Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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