Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691 |
Resumo: | O bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school. |
id |
RCAP_2d0804a2652dd7d0593ff3b8a64880c9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/691 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sicoAdolesc?ncia - AdolescenceBullying - BullyingVergonha externa - External shameO bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school.ISMT2016-12-22T11:56:00Z2016-12-222016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691TID:201727269porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691Santos, Carina Alexandra Frederico dosSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:14Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:56.012491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
title |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
spellingShingle |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico Santos, Carina Alexandra Frederico dos Adolesc?ncia - Adolescence Bullying - Bullying Vergonha externa - External shame |
title_short |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
title_full |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
title_fullStr |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
title_full_unstemmed |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
title_sort |
Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico |
author |
Santos, Carina Alexandra Frederico dos |
author_facet |
Santos, Carina Alexandra Frederico dos Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Sim?es, S?nia (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Carina Alexandra Frederico dos Sim?es, S?nia (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Adolesc?ncia - Adolescence Bullying - Bullying Vergonha externa - External shame |
topic |
Adolesc?ncia - Adolescence Bullying - Bullying Vergonha externa - External shame |
description |
O bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-22T11:56:00Z 2016-12-22 2016-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691 TID:201727269 |
url |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691 |
identifier_str_mv |
TID:201727269 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136427735252992 |