Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Carina Alexandra Frederico dos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Sim?es, S?nia (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691
Resumo: O bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school.
id RCAP_2d0804a2652dd7d0593ff3b8a64880c9
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/691
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sicoAdolesc?ncia - AdolescenceBullying - BullyingVergonha externa - External shameO bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school.ISMT2016-12-22T11:56:00Z2016-12-222016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691TID:201727269porhttp://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691Santos, Carina Alexandra Frederico dosSim?es, S?nia (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T14:58:14Zoai:repositorio.ismt.pt:123456789/691Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:53:56.012491Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
spellingShingle Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
Santos, Carina Alexandra Frederico dos
Adolesc?ncia - Adolescence
Bullying - Bullying
Vergonha externa - External shame
title_short Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_full Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_fullStr Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_full_unstemmed Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
title_sort Experi?ncias de Bullying e Vergonha Externa em Adolescentes do 3? Ciclo do Ensino B?sico
author Santos, Carina Alexandra Frederico dos
author_facet Santos, Carina Alexandra Frederico dos
Sim?es, S?nia (Orientadora)
author_role author
author2 Sim?es, S?nia (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Carina Alexandra Frederico dos
Sim?es, S?nia (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Adolesc?ncia - Adolescence
Bullying - Bullying
Vergonha externa - External shame
topic Adolesc?ncia - Adolescence
Bullying - Bullying
Vergonha externa - External shame
description O bullying, ? semelhan?a da tem?tica da vergonha, tem vindo a assumir grande import?ncia na investiga??o cient?fica pelo facto de ambas regularem as rela??es interpessoais e se difundirem como influentes na forma??o e manuten??o de patologias. O presente estudo tem como principal objetivo analisar o impacto que as experi?ncias de vergonha externa t?m nos adolescentes v?timas de bullying. Para a realiza??o desta investiga??o foi recolhida uma amostra constitu?da por 180 alunos que frequentam o 3? ciclo do ensino b?sico, sendo 93 do sexo feminino e 87 do sexo masculino, com idades compreendidas entre os 12 e os 17 anos e idade m?dia de 13,79 anos (DP=1,26). No que diz respeito ? recolha de dados, utilizaram-se os seguintes instrumentos: o Question?rio Bullying ? A agressividade entre as crian?as na escola, a Escala de Vergonha Externa (OAS - Others As Shamers) e um Question?rio Sociodemogr?fico criado especificamente para este estudo. Os resultados revelaram a exist?ncia de rela??es estatisticamente significativas entre as experi?ncias de vitima??o e as de vergonha externa, o que sugere que as experi?ncias de vitima??o podem influenciar as experi?ncias de vergonha externa. Tamb?m existe evid?ncia para afirmar que o sexo feminino apresenta valores m?dios superiores nas experi?ncias de vergonha externa. Al?m disso, o estudo efetuado permitiu verificar que as experi?ncias de vitima??o est?o positivamente associadas aos sentimentos das v?timas subsequentes ? agress?o. Apurou-se ainda que, face aos n?o envolvidos, as v?timas e as v?timas e agressores, apresentam valores mais elevados de vergonha externa. Este estudo vem contribuir para a expans?o dos temas bullying e vergonha, visto apresentar novas perspetivas alusivas ? natureza da vergonha externa enquanto resultado de comportamentos de ?ndole negativo no quotidiano dos adolescentes, em contexto escolar. / Bullying, like the issue of shame, has become very important in scientific investigation as both regulate interpersonal relationships and diffuse as influential in the development and maintaining of pathologies. The current study has the main goal of analysing the impact that the experiences of external shame have on bullied teenagers. In order to undertake this investigation was collected a sample composed of 180 students attending lower secondary, 93 female and 87 male, aged between 12 and 17 with the average age of 13,79 (SD=1,26). In what concerns data collection, the following instruments were used: the Bullying Questionnaire ? The aggressiveness among children at school, the External Shame Scale (OAS - Others As Shamers) and a Sociodemographic Questionnaire specifically created for this study. The results revealed the existence of statistically significant relationships between the victimisation experiences and external shame experiences, which suggests that victimisation experiences can influence external shame experiences. There is also evidence to state that the female gender shows higher average values in the external shame experiences. In addition to this, the conducted study has showed that the victimisation experiences are positively associated with victims? feelings following the aggression. It was also found that, compared to those who were not involved, victims and victims and aggressors show higher values of external shame. This study will contribute to the spread of the subjects of bullying and shame, as it presents new perspectives on the nature of external shame as a result of negative behaviours in the daily lives of teenagers at school.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-22T11:56:00Z
2016-12-22
2016-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691
TID:201727269
url http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691
identifier_str_mv TID:201727269
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://repositorio.ismt.pt/handle/123456789/691
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136427735252992