As competências na era digital no setor do turismo e hotelaria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Neves, Cátia Daniela da Silva
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/17728
Resumo: Atualmente, graças à Quarta Revolução Industrial, o mundo assistiu a várias alterações ao nível tecnológico, que se refletiram na forma como a sociedade deve atuar, nomeadamente as organizações do setor do Turismo e Hotelaria. Assim, as organizações deste setor enfrentaram desafios, quer ao nível das competências dos seus profissionais, quer ao nível dos produtos/serviços oferecidos. O estudo desenvolvido tem como objetivo principal apresentar as alterações ao nível das competências atuais necessárias ao setor do Turismo e Hotelaria. Deste modo, pretende-se perceber de que forma se alterou o paradigma dos sistemas de ensino das instituições de Turismo e Hotelaria. Os objetivos específicos pretendem caracterizar as estratégias e os desafios técnicos e relacionais que as organizações enfrentam nesta nova Era. Neste estudo foi adotada a metodologia qualitativa, através da realização de entrevistas semi-estruturadas, a doze profissionais de unidades hoteleiras do Grande Porto. Os dados das entrevistas foram tratados à luz dos princípios da Grounded Theory. Os resultados do estudo indiciam que esta Era Digital trouxe mudanças nas competências necessárias aos profissionais que atuam neste setor. Para além de competências técnicas, necessárias ao desempenho de cada função, as competências pessoais e interpessoais são cada vez mais importantes. Estas constituem valor acrescentado face à tecnologia e assim diferenciam as unidades hoteleiras entre si. Por fim, são apresentadas algumas sugestões para futuras investigações no âmbito deste tema.
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