Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/13030 |
Resumo: | As dificuldades no funcionamento intelectual, ao nível da inteligência social e prática dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam à manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemática dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carácter preventivo, quer através da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competências que permitam ao indivíduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carácter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carácter positivo, recorrendo a estratégias de reforço social e de autocontrolo, associadas à realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nível da ocorrência de comportamentos desadaptados. |
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Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEducação EspecialCompetências SociaisDesenvolvimento das CompetênciasAs dificuldades no funcionamento intelectual, ao nível da inteligência social e prática dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam à manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemática dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carácter preventivo, quer através da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competências que permitam ao indivíduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carácter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carácter positivo, recorrendo a estratégias de reforço social e de autocontrolo, associadas à realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nível da ocorrência de comportamentos desadaptados.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCarvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho2016-04-11T11:50:09Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54ZPortal AgregadorONG |
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