Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/13030
Resumo: As dificuldades no funcionamento intelectual, ao nível da inteligência social e prática dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam à manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemática dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carácter preventivo, quer através da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competências que permitam ao indivíduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carácter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carácter positivo, recorrendo a estratégias de reforço social e de autocontrolo, associadas à realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nível da ocorrência de comportamentos desadaptados.
id RCAP_2e1497c19654d9b446ac7f7206286a0d
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/13030
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentaisEducação EspecialCompetências SociaisDesenvolvimento das CompetênciasAs dificuldades no funcionamento intelectual, ao nível da inteligência social e prática dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam à manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemática dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carácter preventivo, quer através da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competências que permitam ao indivíduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carácter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carácter positivo, recorrendo a estratégias de reforço social e de autocontrolo, associadas à realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nível da ocorrência de comportamentos desadaptados.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumCarvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho2016-04-11T11:50:09Z2011-01-01T00:00:00Z2011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/13030porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:54ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
spellingShingle Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
Carvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho
Educação Especial
Competências Sociais
Desenvolvimento das Competências
title_short Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_fullStr Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_full_unstemmed Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
title_sort Intervir nos comportamentos desadaptados para promover competências sociais em alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais
author Carvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho
author_facet Carvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Graça Maria Miguel Antão Fernandes Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Especial
Competências Sociais
Desenvolvimento das Competências
topic Educação Especial
Competências Sociais
Desenvolvimento das Competências
description As dificuldades no funcionamento intelectual, ao nível da inteligência social e prática dos alunos com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, levam à manifestação de comportamentos desadaptados tendo, assim, a intervenção educativa um papel fundamental no apoio a estes alunos. Perante a problemática dos comportamentos desadaptados, a intervenção educativa deve assumir, preferencialmente, um carácter preventivo, quer através da organização de contextos promotores de comportamentos adequados, quer desenvolvendo competências que permitam ao indivíduo uma apropriada interacção com o contexto. No entanto, perante a presença destes comportamentos, deve-se adoptar uma intervenção de carácter remediativo, no sentido de os eliminar e promover condutas mais adequadas socialmente. Procurou-se com este estudo pesquisar e reflectir sobre os procedimentos e estratégias a adoptar na intervenção educativa com um aluno com dificuldades intelectuais e desenvolvimentais, que manifesta graves dificuldades de comunicação, tendo por objectivo a redução dos seus comportamentos desadaptados. Optou-se por uma intervenção educativa de carácter positivo, recorrendo a estratégias de reforço social e de autocontrolo, associadas à realização de um contrato comportamental com o objectivo de promover a auto-confiança e a responsabilização do aluno pelo seu comportamento, tendo-se registado resultados positivos ao nível da ocorrência de comportamentos desadaptados.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011-01-01T00:00:00Z
2011-01-01T00:00:00Z
2016-04-11T11:50:09Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/13030
url http://hdl.handle.net/10400.26/13030
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301271440523264