Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/23408 |
Resumo: | Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
id |
RCAP_2e427b682e135602f05fec97c49b2271 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/23408 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho ABanda desenhadaInfografiaIntervenção pedagógicaRelatórios da prática de ensino supervisionada - 2015Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015A banda desenhada, considerada a 9ª Arte, está no imaginário dos alunos e os seus desenhos são contaminados por esta. A banda desenhada vive dos processos de síntese, sendo por isso pertinente trabalhar estes dois elementos em conjunto, procurando saber se funcionam como um facilitador para a aprendizagem destes conteúdos. Este é o tema central desta intervenção pedagógica, que aconteceu no ano letivo de 2014/2015, na Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, em Lisboa, com a turma C do 11.º ano, na disciplina de Desenho A do Curso Científico-Humanístico de Artes Visuais. As aulas tiveram um cariz teórico-prático e prático, recorreu-se com frequência ao diálogo com os alunos no sentido de acompanhar o seu processo de trabalho individualmente. Esta abordagem foi possível dado que a turma em causa era constituída apenas por seis alunos. A intervenção foi estruturada em três atividades com um grau crescente de dificuldade. Na primeira atividade foi criada uma personagem, aplicando os processos de síntese e transformações gráficas como simplificação, ampliação e rotação. A segunda atividade consistiu na criação de um ambiente e a integração da personagem nele, recorrendo aos processos de síntese nomeadamente rotação, ampliação, sobreposição, e invenção de ambientes. A terceira atividade foi um projeto que se baseou no trabalho desenvolvido nas atividades anteriores, culminando na criação de uma prancha de banda desenhada, tratada digitalmente e disseminada online. Nesta última atividade, foram aplicados os conteúdos usados anteriormente e ainda as transformações infográficas. Tendo em conta a recolha de dados e a observação feita ao longo das aulas pôde verificar-se que esta intervenção foi facilitadora da aprendizagem dos conteúdos programáticos Processos de Síntese e Transformações Gráficas, principalmente do ponto de vista da sua aplicação.Comics, considered to be the “ninth art”, play a role in students imaginary representations and their drawings are tainted by it. Comics live of synthetic processes and, therefore, it’s relevant to consider these two elements as a whole in order to understand if they play a facilitating role in the learning of these contents. This is the key theme of the present pedagogical intervention. This took place during the school year of 2014-2015, at Escola Secundária Dona Luísa de Gusmão, Lisbon, with the participation of 11th grade students (class C), at the class of Desenho A of the Visual Arts course. Classes hold a theoretical-practical and only practical nature, appealing to dialogue with the students in order to monitor their individual work process. This approach was possible since the class consisted only of 6 students. The present intervention was structured in three activities, with a growing difficulty level. In the first activity, students created a character, aplying synthethic processes and graphical transformations, such as simplification, extention and rotation. In the second activity, they created an environment in which the character was inserted. Students also applied synthethic processes, such as rotation, extension, superposition and environment invention. The third activity consisted on a project based on the previously developed work. The last, culminated in the creation of a comics band, treated digitally and diffused online. In this activity, students applied the previously used contents as well as infographic transformations. Regarding the data collection and the observations during classes, it was verified that the employed intervention facilitated the learning of the programmatic contentes of synthethic processes and graphical transformations, mainly regarding their application.San Payo, Manuel, 1958-Repositório da Universidade de LisboaVantache, Joana Duarte, 1986-2016-04-15T16:01:46Z20152015-10-082015-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/23408TID:201370506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:11:25Zoai:repositorio.ul.pt:10451/23408Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:40:46.198563Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
title |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
spellingShingle |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A Vantache, Joana Duarte, 1986- Banda desenhada Infografia Intervenção pedagógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
title_short |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
title_full |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
title_fullStr |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
title_full_unstemmed |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
title_sort |
Banda desenhada e aplicação de processos de síntese na disciplina de Desenho A |
author |
Vantache, Joana Duarte, 1986- |
author_facet |
Vantache, Joana Duarte, 1986- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
San Payo, Manuel, 1958- Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Vantache, Joana Duarte, 1986- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Banda desenhada Infografia Intervenção pedagógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
topic |
Banda desenhada Infografia Intervenção pedagógica Relatórios da prática de ensino supervisionada - 2015 |
description |
Relatório da Prática de Ensino Supervisionada, Mestrado em Ensino de Artes Visuais, Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2015 |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015 2015-10-08 2015-01-01T00:00:00Z 2016-04-15T16:01:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/23408 TID:201370506 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/23408 |
identifier_str_mv |
TID:201370506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134318127218688 |