Despertar o interesse pela escrita em contexto pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10348/7070 |
Resumo: | Num mundo cada vez mais competitivo, o grau de mestre é um indício das exigências, que se espera que se tenha atualmente ao nível do ensino, nomeadamente um amplo e aprofundado conhecimento teórico-prático em educação pré-escolar. Exige-se, também a construção de uma identidade profissional docente que inclui o desenvolvimento de competências de investigação e de reflexão sobre os contextos profissionais da educação de infância, bem como a compreensão crítica das dimensões sociopolíticas da profissão. Este relatório é baseado no estágio realizado individualmente durante o período de 4 de abril a 12 de julho 2011, na sala dos 3 anos de idade do jardim de infância da Instituição de Nuclisol, uma Instituição Particular de Solidariedade Social. A educadora cooperante que me orientou e auxiliou durante este percurso foi a Educadora de Infância Cristina Afonso. O grupo de crianças com quem trabalhei carateriza-se por homogéneo, justamente composto por crianças de ambos os sexos. O grupo era, assim, constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e alguns já com 4 anos de idade. O relatório descreve o contexto onde realizei o estágio, começando pelo meio onde se insere a Instituição, sua caraterização, organização e descrição dos espaços ligados à valência de jardim de infância e o meio envolvente. De acordo com as orientações curriculares para a educação pré-escolar apresentadas pelo Ministério da Educação e com algum suporte teórico da atividade educativa em jardim-de-infância irei debruçar-me sobre os conceitos de planificação, avaliação, currículo e perfil do educador; mostrarei as conclusões a que cheguei no período de observação, fundadas a partir de uma reflexão teórica sobre o modelo pedagógico que em minha opinião, carateriza a prática da educadora cooperante; no ponto seguinte passarei ao tema escolhido, onde serão apresentadas as atividades realizadas com as crianças, associadas ao tema: Despertar o interesse pela escrita em contexto pré-escolar. Face ao tema acima supracitado iremos demonstrar que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é motivado pela ação intencional dos educadores. Daí ser importante a organização dos ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante, ou seja, as práticas pedagógicas em sala irão determinar a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas bem como as atividades de leitura e escrita. Por fim será feita a minha reflexão individual face a tudo aquilo que foi proposto fazer. |
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O grupo de crianças com quem trabalhei carateriza-se por homogéneo, justamente composto por crianças de ambos os sexos. O grupo era, assim, constituído por 22 crianças com idades compreendidas entre os 3 anos e alguns já com 4 anos de idade. O relatório descreve o contexto onde realizei o estágio, começando pelo meio onde se insere a Instituição, sua caraterização, organização e descrição dos espaços ligados à valência de jardim de infância e o meio envolvente. De acordo com as orientações curriculares para a educação pré-escolar apresentadas pelo Ministério da Educação e com algum suporte teórico da atividade educativa em jardim-de-infância irei debruçar-me sobre os conceitos de planificação, avaliação, currículo e perfil do educador; mostrarei as conclusões a que cheguei no período de observação, fundadas a partir de uma reflexão teórica sobre o modelo pedagógico que em minha opinião, carateriza a prática da educadora cooperante; no ponto seguinte passarei ao tema escolhido, onde serão apresentadas as atividades realizadas com as crianças, associadas ao tema: Despertar o interesse pela escrita em contexto pré-escolar. Face ao tema acima supracitado iremos demonstrar que a aprendizagem da leitura e da escrita é um processo contínuo, cujo sucesso é motivado pela ação intencional dos educadores. Daí ser importante a organização dos ambientes educativos onde a literacia tenha um papel relevante, ou seja, as práticas pedagógicas em sala irão determinar a relação que as crianças estabelecem com as palavras impressas bem como as atividades de leitura e escrita. Por fim será feita a minha reflexão individual face a tudo aquilo que foi proposto fazer.In an increasingly competitive world, a master's degree is an indication of the requirements, is expected to currently have the level of education, namely a broad and in-depth theoretical and practical knowledge in presschool education. It is required also to build a professional identity that includes teaching the development of research skills and reflection on the professional contexts of early childhood education, as well as critical understanding of sociopolitical dimensions of the profession. This report is based on the traineeship performed individually during the period from 4 April to 12 July 2011, in room of the 3 years old at the Garden of Childhood Institution Nuclisol, a Private Institution of Social Solidarity. The cooperating teacher who guided me and helped along the way was the kindergarten teacher Cristina Afonso. The group of children with whom I worked characterizes by being homogeneous, precisely composed of children of both sexes. The group was thus composed of 22 children aged between 3 years and 4 years of age. The report describes the context in which the internship program, starting at the environment which includes the institution, its characterization, organization and description of the spaces connected to the valence garden-care. According to the curriculum guidelines for presschool education coming from the Ministry of Education and with some theoretical support of educational activities in kindergarten, I will lean on the concepts of planning, assessment and curriculum; I will show the conclusions that were taken during the observation period, based on a theoretical reflection on the pedagogical model that, in my opinion, characterizes the practice of cooperating teacher. Finally, I present the activities carried out with children, associated with the theme: Awakening interest in writing in presschooland even my individual reflections. Given the theme above we will show that the learning of reading and writing is a continuous process whose success is motivated by the intentional educators. That´s why is important the organization of educational environments where literacy has a relevant role, which means, the pedagogical classroom practices will determine the relation that the children established with printed words as well as reading and writing activities. Finally there will be my personal individual reflexion about everything that was proposed to do.2016-12-13T11:26:22Z2011-01-01T00:00:00Z2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/7070pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Carmen Sofia de Sousa Santosreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T12:44:39Zoai:repositorio.utad.pt:10348/7070Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:03:50.045160Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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