O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Batista, Ana Carolina Santos
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/1606
Resumo: Este relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.
id RCAP_2ea364017c935e79c1ff5c9c1a7e71eb
oai_identifier_str oai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1606
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O meu percurso da Creche ao Jardim de InfânciaEducação Pré-escolarEducação de InfânciaDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEducação Pré-escolarEducação de InfânciaJogoEste relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.Saraiva, Alzira Maria RascãoIC-OnlineBatista, Ana Carolina Santos2016-03-14T11:04:52Z2015-07-232015-07-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.8/1606TID:201079364porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T15:43:20Zoai:iconline.ipleiria.pt:10400.8/1606Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:46:11.340537Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
title O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
spellingShingle O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
Batista, Ana Carolina Santos
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Jogo
title_short O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
title_full O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
title_fullStr O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
title_full_unstemmed O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
title_sort O meu percurso da Creche ao Jardim de Infância
author Batista, Ana Carolina Santos
author_facet Batista, Ana Carolina Santos
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Saraiva, Alzira Maria Rascão
IC-Online
dc.contributor.author.fl_str_mv Batista, Ana Carolina Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Jogo
topic Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais
Educação Pré-escolar
Educação de Infância
Jogo
description Este relatório surge no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada do Mestrado de Educação Pré-Escolar: Está divido em duas partes, na primeira parte apresenta-se as experiências vivenciadas no contexto de creche e a segunda parte contém as experiência realizadas no contexto de Jardim de Infância. A primeira parte divide-se em dois tópicos. Primeiramente, é apresentada uma reflexão sobre os momentos mais relevantes da minha Prática Pedagógica no Contexto de Creche abordando as observações, aprendizagens, dificuldades e o meu percurso com as crianças no contexto de creche. Posteriormente apresento o ensaio investigativo realizado com crianças com idades compreendidas entre os dois e os três anos, investigando “Diferentes interações realizadas na área da casinha no momento da brincadeira livre”. Os resultados mostram que as crianças na brincadeira livre estabelecem preferencialmente interações paralelas, associativas, associado cada objeto às relações funcionais, usam a fala egocêntrica e fazem a projeção de esquemas simbólicos em objetos novos. A segunda parte é dividida em dois tópicos. Inicialmente é apresentada os momentos mais significativos no contexto de Jardim de Infância. No segundo tópico dá-se a conhecer o trabalho realizado com as crianças deste contexto, utilizando a metodologia de trabalho de projeto, intitulando “As tartarugas”.
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-07-23
2015-07-23T00:00:00Z
2016-03-14T11:04:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.8/1606
TID:201079364
url http://hdl.handle.net/10400.8/1606
identifier_str_mv TID:201079364
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136957737992192