A experiência da perda da visão, a vivência de um processo de reabilitação, e as percepções sobre a qualidade de vida

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Sandra Maria Ferreira Estêvão
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/5403
Resumo: Dissertação de mestrado em Psicologia da Saúde.
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spelling A experiência da perda da visão, a vivência de um processo de reabilitação, e as percepções sobre a qualidade de vidaDissertação de mestrado em Psicologia da Saúde.O trabalho de investigação que apresentamos teve como objectivo compreender a experiência da perda sensorial que mais tem sido valorizada e temida ao longo dos tempos: a perda da visão. A par deste objectivo, procurámos conhecer como é a vivência de um processo de reabilitação por parte dos que o realizam. Procurámos ainda compreender como os sujeitos em causa definem a sua qualidade de vida e que impacto tem nela a perda da visão. Neste estudo utilizámos uma metodologia qualitativa, a Grounded Theory, que permite dar resposta ao objectivo a que nos propusemos. A recolha dos dados foi feita através de uma entrevista semi-estruturada a oito sujeitos que passaram pela experiência da perda total ou quase total da visão. Da análise realizada podemos concluir que a perda da visão é um processo complexo, para cuja compreensão temos de atender aos factos que compõem o processo clínico, aos momentos que caracterizam o processo, ao amplo conjunto de implicações decorrentes da perda, às condições que medeiam as formas como cada sujeito lida com toda a situação, e à especificidade dessas formas de lidar, que são respostas ao conjunto dos factos, dos momentos e das implicações. A reabilitação institucional, realizada pela maior parte dos entrevistados, tem igualmente características próprias. Na sua vivência, há que atender aos factores que nela intervêm, bem como aos que intervêm na implementação das aprendizagens, que se podem inscrever num âmbito pessoal e institucional ou ambiental. Os resultados deste processo verificam-se na aquisição de um conjunto de competências de carácter prático e de benefícios psicológicos. As definições de qualidade de vida encontradas reflectem a diversidade mostrada pela literatura. Para compreendermos o impacto da perda da visão na qualidade de vida, temos de considerar os mesmos aspectos que deverão ser tidos em atenção na compreensão da própria experiência de perda. Apesar das muitas implicações que a perda acarreta, elas não terão de ser necessariamente negativas ou negativamente avaliadas. Dada a riqueza e extensão dos dados obtidos, a construção de um modelo teórico compreensivo que respondesse às questões levantadas, só a continuidade desta investigação pode possibilitar.The main objective of this investigation was to understand the experience of the sensorial loss that has always been the most valued and feared one: the vision loss. We tried not only to know how the rehabilitation process is lived by those who deal with it but also to understand how they define their life quality and what impact the vision loss has on it. In this study, we used a qualitative methodology named Grounded Theory that allows us to give an answer to our principal aim. We collected data through a semi-structured interview with eight subjects, which suffered a total or almost total vision loss. We concluded that the vision loss is a very complex process. To understand it we must consider the facts connected with the clinical process, the moments that characterize it, the wide range of implications due to the vision loss, the conditions that mediate the way how each individual copes with all the situation, and the specificity of this coping, which are answers to all the range of facts, moments and implications connected with the vision loss. The institutional rehabilitation, made by the majority of the subjects we interviewed, has also some particular characteristics. When the rehabilitation process happens, we must turn our attention to the personal, institutional and environmental factors that are concerned with it as well as with the learning implementations. The results of this process are the acquisition of several practical skills and psychological benefits. The definitions of life quality that we found reflect the diversity mentioned in the literature. To understand the impact of vision loss in life quality we must consider the same points that must be considered to understand the personal experience of loss. The vision loss has many implications but they do not have to be necessarily negative or negatively evaluated. Due to the profusion and range of the collected data, we must go on this investigation to get the construction of a comprehensive theoretical model that will answer the formulated construction.Secretariado Nacional para a Reabilitação e Integração das Pessoas com Deficiência (SNRIPD) - Programa CITE 2001.Maia, ÂngelaFernandes, Eugénia M.Universidade do MinhoRodrigues, Sandra Maria Ferreira Estêvão2004-12-102004-12-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/5403porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:48:15Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/5403Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:46:26.128225Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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