Educação intercultural e sobredotação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Ana Karina Costa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Ramos, Natália
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/5838
Resumo: O presente artigo apresenta, de forma resumida, uma investigação de doutoramento (Santos, 2012) realizada na Universidade Aberta de Lisboa. O trabalho objetivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (nos distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam instituições escolares (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerou-se de efetiva importância entender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, mas também no meio sociocultural em que vivem e se encontram inseridas. Entendeu-se também pertinente indagar se as instituições escolares estão preparadas para operacionalizar a efectiva inclusão das crianças sobredotadas, proporcionando-lhes a oportunidade de um ensino adequado, que responda de forma positiva às suas necessidades específicas e individuais, valorizando e potenciando as suas capacidades e respeitando a sua singularidade. Este artigo aborda especificamente a importância da educação intercultural e a perspetiva intercultural na área da sobredotação. Para realizar este estudo utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa. Optou-se por um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudos de caso. Inferiu-se que os pais e os educadores/professores revelam dificuldades significativas na compreensão da problemática da sobredotação, o que dificulta notoriamente a organização de intervenções ajustadas aos problemas que poderão surgir com estas crianças e jovens, resultando em limitações e fragilidades na criação das condições necessárias à adequada promoção do desenvolvimento emocional e psíquico das mesmas e à plena maximização de todo o seu potencial e criatividade. Assim, se as famílias e as escolas/professores compreenderem a problemática da sobredotação e beneficiarem de estruturas de apoio adequadas e um efetivo acompanhamento na intervenção junto destas crianças, existirão menos dificuldades na gestão dos problemas observados ao nível familiar e escolar, o que irá contribuir claramente para uma visão positiva da sobredotação e uma melhor aceitação, compreensão e inclusão destas crianças nas famílias, nas escolas e na sociedade.
id RCAP_2efb6fdfd5b903dfd6507eb5c20cd18e
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5838
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Educação intercultural e sobredotaçãoEducação interculturalCrianças sobredotadasFamília e sobredotaçãoEscola inclusivaIntercultural educationGifted childrenFamily and giftednessInclusive schoolO presente artigo apresenta, de forma resumida, uma investigação de doutoramento (Santos, 2012) realizada na Universidade Aberta de Lisboa. O trabalho objetivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (nos distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam instituições escolares (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerou-se de efetiva importância entender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, mas também no meio sociocultural em que vivem e se encontram inseridas. Entendeu-se também pertinente indagar se as instituições escolares estão preparadas para operacionalizar a efectiva inclusão das crianças sobredotadas, proporcionando-lhes a oportunidade de um ensino adequado, que responda de forma positiva às suas necessidades específicas e individuais, valorizando e potenciando as suas capacidades e respeitando a sua singularidade. Este artigo aborda especificamente a importância da educação intercultural e a perspetiva intercultural na área da sobredotação. Para realizar este estudo utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa. Optou-se por um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudos de caso. Inferiu-se que os pais e os educadores/professores revelam dificuldades significativas na compreensão da problemática da sobredotação, o que dificulta notoriamente a organização de intervenções ajustadas aos problemas que poderão surgir com estas crianças e jovens, resultando em limitações e fragilidades na criação das condições necessárias à adequada promoção do desenvolvimento emocional e psíquico das mesmas e à plena maximização de todo o seu potencial e criatividade. Assim, se as famílias e as escolas/professores compreenderem a problemática da sobredotação e beneficiarem de estruturas de apoio adequadas e um efetivo acompanhamento na intervenção junto destas crianças, existirão menos dificuldades na gestão dos problemas observados ao nível familiar e escolar, o que irá contribuir claramente para uma visão positiva da sobredotação e uma melhor aceitação, compreensão e inclusão destas crianças nas famílias, nas escolas e na sociedade.This paper presents, briefly, a research work – PhD (Santos, 2012) presented to Open University of Lisbon. The study aimed to better know and understand the development of family dynamics, as well as school and sociocultural dynamics of gifted children residing in Portugal (districts of Setúbal and Lisbon) and who attend schools (public school or private) of 1st Cycle of Basic Education. We considered important to understand how families and schools manage the problematic inherent in gifted children and what is the level of acceptance of these children in families, by colleagues and teachers in schools, and by the socio-cultural environment in which they live. It was considered appropriate to ask whether schools are prepared to operationalize the effective inclusion of gifted children, providing them the opportunity of a proper education, to respond positively to their specific and individual needs, enhancing and strengthening their capacities and respecting their uniqueness. The present article addresses the importance of intercultural education and intercultural perspective on giftedness. To carry out this study we used the qualitative research method. We opted for a descriptive study, in the category of case studies. It is inferred that parents and educators / teachers show significant difficulties in understanding the problem of giftedness, which notoriously difficult interventions adjusted to the problems that may arise with these children and young people, resulting in limitations and weaknesses in creating the conditions required to properly promote their emotional and psychological development and full maximizing their potential and creativity. If families and schools / teachers understand the problem of giftedness and benefit from appropriate support structures and effective monitoring in intervention in these cases, there will be fewer difficulties in the management of problems observed to family and school level, which will contribute clearly for a positive view of giftedness and greater acceptance, understanding and inclusion of these children in families, schools and society.Repositório AbertoSantos, Ana Karina CostaRamos, Natália2016-12-09T11:13:52Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/5838por2318-3888info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:22:56Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/5838Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:46:28.532903Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Educação intercultural e sobredotação
title Educação intercultural e sobredotação
spellingShingle Educação intercultural e sobredotação
Santos, Ana Karina Costa
Educação intercultural
Crianças sobredotadas
Família e sobredotação
Escola inclusiva
Intercultural education
Gifted children
Family and giftedness
Inclusive school
title_short Educação intercultural e sobredotação
title_full Educação intercultural e sobredotação
title_fullStr Educação intercultural e sobredotação
title_full_unstemmed Educação intercultural e sobredotação
title_sort Educação intercultural e sobredotação
author Santos, Ana Karina Costa
author_facet Santos, Ana Karina Costa
Ramos, Natália
author_role author
author2 Ramos, Natália
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Ana Karina Costa
Ramos, Natália
dc.subject.por.fl_str_mv Educação intercultural
Crianças sobredotadas
Família e sobredotação
Escola inclusiva
Intercultural education
Gifted children
Family and giftedness
Inclusive school
topic Educação intercultural
Crianças sobredotadas
Família e sobredotação
Escola inclusiva
Intercultural education
Gifted children
Family and giftedness
Inclusive school
description O presente artigo apresenta, de forma resumida, uma investigação de doutoramento (Santos, 2012) realizada na Universidade Aberta de Lisboa. O trabalho objetivou conhecer e compreender os processos de desenvolvimento de algumas dinâmicas familiares, escolares e socioculturais de crianças sobredotadas residentes em Portugal (nos distritos de Setúbal e Lisboa) e que frequentam instituições escolares (do ensino público ou particular) do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Considerou-se de efetiva importância entender de que forma as famílias e as escolas gerem as problemáticas inerentes às crianças sobredotadas e qual o nível de aceitação destas crianças nas famílias, por parte dos colegas e professores nas escolas, mas também no meio sociocultural em que vivem e se encontram inseridas. Entendeu-se também pertinente indagar se as instituições escolares estão preparadas para operacionalizar a efectiva inclusão das crianças sobredotadas, proporcionando-lhes a oportunidade de um ensino adequado, que responda de forma positiva às suas necessidades específicas e individuais, valorizando e potenciando as suas capacidades e respeitando a sua singularidade. Este artigo aborda especificamente a importância da educação intercultural e a perspetiva intercultural na área da sobredotação. Para realizar este estudo utilizou-se a metodologia de investigação qualitativa. Optou-se por um estudo de tipo descritivo, na categoria de estudos de caso. Inferiu-se que os pais e os educadores/professores revelam dificuldades significativas na compreensão da problemática da sobredotação, o que dificulta notoriamente a organização de intervenções ajustadas aos problemas que poderão surgir com estas crianças e jovens, resultando em limitações e fragilidades na criação das condições necessárias à adequada promoção do desenvolvimento emocional e psíquico das mesmas e à plena maximização de todo o seu potencial e criatividade. Assim, se as famílias e as escolas/professores compreenderem a problemática da sobredotação e beneficiarem de estruturas de apoio adequadas e um efetivo acompanhamento na intervenção junto destas crianças, existirão menos dificuldades na gestão dos problemas observados ao nível familiar e escolar, o que irá contribuir claramente para uma visão positiva da sobredotação e uma melhor aceitação, compreensão e inclusão destas crianças nas famílias, nas escolas e na sociedade.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-01-01T00:00:00Z
2016-12-09T11:13:52Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/5838
url http://hdl.handle.net/10400.2/5838
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2318-3888
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135039547506689