Discursos em interações comunicativas em aulas de matemática e o desenvolvimento da criatividade compartilhada
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Data de Publicação: | 2020 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.48489/quadrante.22573 |
Resumo: | Nas salas de aula, as interações comunicativas mostram-se atravessadas por relações assimétricas de poder que podem comprometer a participação dos estudantes nas atividades escolares, o progresso das aprendizagens e o desenvolvimento do seu potencial criativo. Assim, objetiva-se com este estudo analisar como configurações de interações comunicativas (estabelecidas no trabalho individual, em grupo sem mediação de poder e em grupo com mediação de poder) influenciam o desenvolvimento da criatividade compartilhada, em matemática, de alunos brasileiros do quinto ano do ensino fundamental. Apoiando-nos nas teorias da cognição compartilhada, da criatividade distribuída e da análise crítica do discurso, verificamos, por meio de metodologia mista, que os grupos apresentaram níveis mais elevados de criatividade nas formas de trabalho em grupo. Ressalta-se que, com mediação de poder, ocorreu qualificação das produções matemáticas, sendo apresentadas ideias mais originais. Além disso, as poucas interações comunicativas durante as aulas e a produção de barreiras para a criatividade compartilhada em matemática resultaram em situações desfavoráveis para a aprendizagem efetiva de todos. Essa situação foi superada quando os alunos foram submetidos à Metodologia de Compartilhamento Criativo. Mostra-se, então, a importância da atividade docente para o desenvolvimento da criatividade compartilhada dos alunos, promovendo interações comunicativas que oportunizem a aprendizagem e produção criativa em matemática. |
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