A importância estratégica de comunicar a responsabilidade social corporativa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maia, Mónica Correia
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/7218
Resumo: Esta investigação teve como resultado uma dissertação assente no papel da comunicação da Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra do consumidor. O objetivo da investigação concentrou-se em averiguar se o consumidor muda a sua intenção de compra por ter conhecimento de que a empresa fornecedora do bem/serviço têm uma prática sustentada de Responsabilidade Social Corporativa. Como forma de responder a este objetivo foram formuladas duas hipóteses de investigação que foram testadas mediante a realização de um inquérito baseado numa amostra por conveniência, que reuniu 343 respostas em todo o território nacional. Para melhor perceber a complexidade deste tema foram abordados os principais fatores que levam as empresas a adotar este tipo de práticas, essencialmente a comunidade em geral e o consumidor em particular, os desafios de as manter e comunicar, bem como as tendências para o futuro próximo que demonstram uma cada vez maior capacitação do consumidor Os resultados obtidos permitem-nos assumir que o consumidor português, em geral, não só quer ter mais informação disponível e acessível (quer ao nível da acessibilidade de meios mas também ao nível da acessibilidade da linguagem) sobre o papel das marcas e empresas em ações de Responsabilidade Social, mas também quer colaborar, ser ouvido nas suas sugestões, enfim, ser capacitado para intervir na comunidade quer por sua iniciativa, quer quando incentivado por parte das marcas e das empresas em geral.
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