A importância estratégica de comunicar a responsabilidade social corporativa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10071/7218 |
Resumo: | Esta investigação teve como resultado uma dissertação assente no papel da comunicação da Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra do consumidor. O objetivo da investigação concentrou-se em averiguar se o consumidor muda a sua intenção de compra por ter conhecimento de que a empresa fornecedora do bem/serviço têm uma prática sustentada de Responsabilidade Social Corporativa. Como forma de responder a este objetivo foram formuladas duas hipóteses de investigação que foram testadas mediante a realização de um inquérito baseado numa amostra por conveniência, que reuniu 343 respostas em todo o território nacional. Para melhor perceber a complexidade deste tema foram abordados os principais fatores que levam as empresas a adotar este tipo de práticas, essencialmente a comunidade em geral e o consumidor em particular, os desafios de as manter e comunicar, bem como as tendências para o futuro próximo que demonstram uma cada vez maior capacitação do consumidor Os resultados obtidos permitem-nos assumir que o consumidor português, em geral, não só quer ter mais informação disponível e acessível (quer ao nível da acessibilidade de meios mas também ao nível da acessibilidade da linguagem) sobre o papel das marcas e empresas em ações de Responsabilidade Social, mas também quer colaborar, ser ouvido nas suas sugestões, enfim, ser capacitado para intervir na comunidade quer por sua iniciativa, quer quando incentivado por parte das marcas e das empresas em geral. |
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A importância estratégica de comunicar a responsabilidade social corporativaMarketing de causasComunicação corporativaCapacitação do consumidorResponsabilidade social das empresas -- Corporate social responsibilityCause related marketingCorporate communicationConsumer empowermentEsta investigação teve como resultado uma dissertação assente no papel da comunicação da Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra do consumidor. O objetivo da investigação concentrou-se em averiguar se o consumidor muda a sua intenção de compra por ter conhecimento de que a empresa fornecedora do bem/serviço têm uma prática sustentada de Responsabilidade Social Corporativa. Como forma de responder a este objetivo foram formuladas duas hipóteses de investigação que foram testadas mediante a realização de um inquérito baseado numa amostra por conveniência, que reuniu 343 respostas em todo o território nacional. Para melhor perceber a complexidade deste tema foram abordados os principais fatores que levam as empresas a adotar este tipo de práticas, essencialmente a comunidade em geral e o consumidor em particular, os desafios de as manter e comunicar, bem como as tendências para o futuro próximo que demonstram uma cada vez maior capacitação do consumidor Os resultados obtidos permitem-nos assumir que o consumidor português, em geral, não só quer ter mais informação disponível e acessível (quer ao nível da acessibilidade de meios mas também ao nível da acessibilidade da linguagem) sobre o papel das marcas e empresas em ações de Responsabilidade Social, mas também quer colaborar, ser ouvido nas suas sugestões, enfim, ser capacitado para intervir na comunidade quer por sua iniciativa, quer quando incentivado por parte das marcas e das empresas em geral.This research, resulted in a dissertation, was based on the role of communication of Corporate Social Responsibility in consumer buying behavior . The goal of the investigation was focused on find out if the consumer was willing to change his intention to purchase by having knowledge of the supplier of the goods /services have a sustained practice of Corporate Social Responsibility . In order to meet this purpose two research hypotheses were formulated and tested by conducting a survey based on a convenience sample , which gathered 343 responses across the national territory . To better understand the complexity of this issue the research started to dealt with the main factors that lead companies to adopt such practices, essentially the community in general and consumers in particular the challenges of maintaining and communicating, as well as trends for the near future that demonstrate an increasing consumer empowerment The results obtained allow us to assume that the Portuguese consumer, in general, not only want to have more information available and accessible (both in terms of accessibility of resources but also the level of accessibility of language) on the role of brands and companies into shares Social Responsibility, but also wants to collaborate, be heard on their suggestions and be able to intervene in the community whether on its own initiative or when encouraged by the brands and companies in general2014-05-16T10:52:52Z2013-01-01T00:00:00Z20132013-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/7218TID:201111128porMaia, Mónica Correiainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:44:13Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/7218Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:20:58.542636Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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Esta investigação teve como resultado uma dissertação assente no papel da comunicação da Responsabilidade Social Corporativa no comportamento de compra do consumidor. O objetivo da investigação concentrou-se em averiguar se o consumidor muda a sua intenção de compra por ter conhecimento de que a empresa fornecedora do bem/serviço têm uma prática sustentada de Responsabilidade Social Corporativa. Como forma de responder a este objetivo foram formuladas duas hipóteses de investigação que foram testadas mediante a realização de um inquérito baseado numa amostra por conveniência, que reuniu 343 respostas em todo o território nacional. Para melhor perceber a complexidade deste tema foram abordados os principais fatores que levam as empresas a adotar este tipo de práticas, essencialmente a comunidade em geral e o consumidor em particular, os desafios de as manter e comunicar, bem como as tendências para o futuro próximo que demonstram uma cada vez maior capacitação do consumidor Os resultados obtidos permitem-nos assumir que o consumidor português, em geral, não só quer ter mais informação disponível e acessível (quer ao nível da acessibilidade de meios mas também ao nível da acessibilidade da linguagem) sobre o papel das marcas e empresas em ações de Responsabilidade Social, mas também quer colaborar, ser ouvido nas suas sugestões, enfim, ser capacitado para intervir na comunidade quer por sua iniciativa, quer quando incentivado por parte das marcas e das empresas em geral. |
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