Interação e questionamento numa rede social no contexto de um estágio profissional
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/32304 |
Resumo: | A utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos que possibilita a criação e partilha de informação. No entanto, a sua utilização enquanto ferramentas que potenciem o questionamento e a interação, em situações de estágio profissional de alunos de cursos tecnológicos, dispersos em várias empresas, não é documentada na literatura. O estudo que originou este artigo, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, pretendeu colmatar este gap. Analisou-se em que medida a utilização da rede NING, explorada no atrás referido contexto e no 12º ano de um Curso Tecnológico, potenciou a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda entre alunos, professora/orientadora e monitores, na resolução de problemas emergentes da prática e para facilitar o acompanhamento mais próximo dos alunos. Os registos na rede social foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a rede social foi usada para colocar perguntas e fornecer respostas e pistas. Houve ainda interações de índole mais social, por exemplo, sobre a vida académica ou questões pessoais. A análise realizada indica ainda que os alunos colocaram perguntas emergentes dos problemas reais, decorrentes das atividades em curso durante o estágio (perguntas de relevância profissional), e académicas, predominantemente fechadas. Apesar de o estudo ora apresentado ter resultados pouco generalizáveis, considera-se que as estratégias exploradas, bem como os instrumentos de avaliação (análise de conteúdos), podem ser inspiradores/adaptáveis em investigações com objetivos semelhantes. |
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Interação e questionamento numa rede social no contexto de um estágio profissionalRede socialInteração onlineQuestionamentoEstágio profissionalA utilização de ferramentas Web 2.0 é cada vez mais usual nos dias de hoje, sendo considerada uma tecnologia ao serviço de todos que possibilita a criação e partilha de informação. No entanto, a sua utilização enquanto ferramentas que potenciem o questionamento e a interação, em situações de estágio profissional de alunos de cursos tecnológicos, dispersos em várias empresas, não é documentada na literatura. O estudo que originou este artigo, de natureza qualitativa e do tipo estudo de caso, pretendeu colmatar este gap. Analisou-se em que medida a utilização da rede NING, explorada no atrás referido contexto e no 12º ano de um Curso Tecnológico, potenciou a interação e o questionamento. A rede social foi explorada para promover a entreajuda entre alunos, professora/orientadora e monitores, na resolução de problemas emergentes da prática e para facilitar o acompanhamento mais próximo dos alunos. Os registos na rede social foram sujeitos a análise de conteúdo. Os resultados sugerem que a rede social foi usada para colocar perguntas e fornecer respostas e pistas. Houve ainda interações de índole mais social, por exemplo, sobre a vida académica ou questões pessoais. A análise realizada indica ainda que os alunos colocaram perguntas emergentes dos problemas reais, decorrentes das atividades em curso durante o estágio (perguntas de relevância profissional), e académicas, predominantemente fechadas. Apesar de o estudo ora apresentado ter resultados pouco generalizáveis, considera-se que as estratégias exploradas, bem como os instrumentos de avaliação (análise de conteúdos), podem ser inspiradores/adaptáveis em investigações com objetivos semelhantes.The use of Web 2.0 tools is becoming more common nowadays, being considered a technology at the service of all Internet users that makes possible the creation and sharing of information. However, their use as tools that enhance questioning and interaction, in professional internship situations of students of technological courses, dispersed in several companies, is not reported in the literature. The qualitative and case study research that originated this article intended to bridge this gap. It was analyzed to what extent the use of a network (NING), explored in the aforementioned context and in the 12th year of a Technological Course, enhanced interaction and questioning. The social network was explored to promote mutual aid between the students, the teacher / supervisor and the monitors, to solve emerging problems related to the practice and to facilitate the closest students support. The social network records were subject to content analysis. The results suggest that the social network was used to ask questions and provide answers and clues. There were also social interactions, for example, about academic life or personal issues. The analysis also indicates that the students asked questions emerging from real problems, arising from the activities developed during the internship (professional relevant questions), and academic, mainly closed. Although the results of the presented study cannot be generalized, it is considered that the explored strategies, as well as the assessment (content analysis) tools, can be inspiring / adapted in research with similar objectives.PUC-SP2021-10-04T14:10:56Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/32304por1809-387610.23925/1809-3876.2019v17i1p28-50Gonçalves, RitaLoureiro, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:01:53Zoai:ria.ua.pt:10773/32304Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:50.397960Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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