Burnout parental em pais e mães estudantes do ensino superior
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.13/3292 |
Resumo: | O burnout parental consiste numa síndrome que engloba o distanciamento emocional face aos filhos, o sentimento de enorme exaustão, e a sensação que estes pais, detêm quando pensam no que já foram e comparam com o que são, sentem que são péssimos pais. Assim, a presente investigação tem como principais objetivos, analisar a prevalência de burnout parental em pais e mães que estejam a frequentar o ensino superior e a relação entre o burnout parental, os fatores sociodemográficos, a coparentalidade e o funcionamento familiar. O estudo foi conduzido com uma amostra de 95 participantes, 76 mães (80%) e 19 pais (20%), maioritariamente com famílias biparentais, com 1 ou 2 filhos e se encontram a frequentar o ensino superior. O protocolo de avaliação incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental – QAEP, o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation - SCORE-15 e a Escala de Relação Coparental. Este protocolo foi aplicado online e o tempo de aplicação inclui o período de confinamento e de desconfinamento. Os resultados indicaram que 8% dos sujeitos da amostra se encontram em situação de burnout parental e apresentam níveis mais elevados nas dimensões de exaustão contraste. A frequência dum curso superior em regime integral e níveis mais baixos no funcionamento familiar encontram-se associados a níveis mais elevados de burnout parental, mas a idade dos pais e mães surge como um fator protetor assim como uma coparentalidade cooperante e positiva. |
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Burnout parental em pais e mães estudantes do ensino superiorBurnout parentalExaustão parentalEstudantes do ensino superiorFuncionamento familiarCoparentalidadeParental burnoutParental exhaustionHigher education studentsFamily functioningCoparentingPsicologia da Educação.Faculdade de Ciências SociaisDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaO burnout parental consiste numa síndrome que engloba o distanciamento emocional face aos filhos, o sentimento de enorme exaustão, e a sensação que estes pais, detêm quando pensam no que já foram e comparam com o que são, sentem que são péssimos pais. Assim, a presente investigação tem como principais objetivos, analisar a prevalência de burnout parental em pais e mães que estejam a frequentar o ensino superior e a relação entre o burnout parental, os fatores sociodemográficos, a coparentalidade e o funcionamento familiar. O estudo foi conduzido com uma amostra de 95 participantes, 76 mães (80%) e 19 pais (20%), maioritariamente com famílias biparentais, com 1 ou 2 filhos e se encontram a frequentar o ensino superior. O protocolo de avaliação incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental – QAEP, o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation - SCORE-15 e a Escala de Relação Coparental. Este protocolo foi aplicado online e o tempo de aplicação inclui o período de confinamento e de desconfinamento. Os resultados indicaram que 8% dos sujeitos da amostra se encontram em situação de burnout parental e apresentam níveis mais elevados nas dimensões de exaustão contraste. A frequência dum curso superior em regime integral e níveis mais baixos no funcionamento familiar encontram-se associados a níveis mais elevados de burnout parental, mas a idade dos pais e mães surge como um fator protetor assim como uma coparentalidade cooperante e positiva.Parental burnout is a syndrome that involves emotional detachment from children, the feeling of immense exhaustion and the feeling that these parents hold when they think of what they have been and compare with what they are, feeling like that they are terrible parents. Therefore, this research has as main goals, the analysis of the prevalence of parental burnout in fathers and mothers who attend higher education and the relationship between parental burnout, the sociodemographic factors, coparenting and family functioning. The study was conducted with a sample of 95 participants, 76 mothers (80%) and 19 fathers (20%), mostly with two-parent families, with 1 or 2 children and attend higher education. The evaluation protocol included the Sociodemographic Questionnaire, the Parental Exhaustion Assessment Questionnaire - QAEP, the Routine Evaluation of Systemic Clinical Results - SCORE 15 and the Coparental Relationship Scale. This protocol was applied online, and the application time includes the period of pre-lockdown and lockdown. The results indicated that 8% of the participants are in the position of parental burnout and present higher levels in the dimensions of exhaustion contrast. The frequency of a course in higher education in full regime and lower levels in family functioning are associated with higher levels of parental burnout, yet the age of the parents appear as a protective factor, as well as a cooperative and positive coparenting.Beja, Maria João Gouveia PereiraDigitUMaSpínola, Carolina Sofia Sério2021-04-15T12:40:27Z2021-02-25T00:00:00Z2021-02-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.13/3292202690318porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T12:56:13Zoai:digituma.uma.pt:10400.13/3292Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:06:18.470401Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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