Burnout parental em pais e mães estudantes do ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Spínola, Carolina Sofia Sério
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.13/3292
Resumo: O burnout parental consiste numa síndrome que engloba o distanciamento emocional face aos filhos, o sentimento de enorme exaustão, e a sensação que estes pais, detêm quando pensam no que já foram e comparam com o que são, sentem que são péssimos pais. Assim, a presente investigação tem como principais objetivos, analisar a prevalência de burnout parental em pais e mães que estejam a frequentar o ensino superior e a relação entre o burnout parental, os fatores sociodemográficos, a coparentalidade e o funcionamento familiar. O estudo foi conduzido com uma amostra de 95 participantes, 76 mães (80%) e 19 pais (20%), maioritariamente com famílias biparentais, com 1 ou 2 filhos e se encontram a frequentar o ensino superior. O protocolo de avaliação incluiu o Questionário Sociodemográfico, o Questionário de Avaliação da Exaustão Parental – QAEP, o Systemic Clinical Outcome Routine Evaluation - SCORE-15 e a Escala de Relação Coparental. Este protocolo foi aplicado online e o tempo de aplicação inclui o período de confinamento e de desconfinamento. Os resultados indicaram que 8% dos sujeitos da amostra se encontram em situação de burnout parental e apresentam níveis mais elevados nas dimensões de exaustão contraste. A frequência dum curso superior em regime integral e níveis mais baixos no funcionamento familiar encontram-se associados a níveis mais elevados de burnout parental, mas a idade dos pais e mães surge como um fator protetor assim como uma coparentalidade cooperante e positiva.
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