O desenvolvimento da motricidade fina: um estudo de intervenção com crioanças em idade pré-escolar
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11960/1392 |
Resumo: | O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível da motricidade fina. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com o principal objectivo de descrever e comparar o desempenho das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora antes e após a intervenção pedagógica. Para o efeito, participaram no estudo vinte e duas crianças (14 meninos e 8 meninas) com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola. O desempenho motor fino foi avaliado através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000), antes e após a intervenção. Em termos globais, os resultados indicam que as crianças registaram melhorias nas habilidades de preensão fina e nas habilidades de integração visuomotora, contudo esse progresso apenas foi estatisticamente significativo nas habilidades de integração visuomotora (Z=0,001). As taxas de maior sucesso foram registadas nas seguintes tarefas motoras: construir uma torre (100%), uma ponte (100%) e um muro (95,5%) e copiar um círculo (95,5%). As menores taxas de sucesso observaram-se na construção das escadas (54,5%), da pirâmide (54,5%), colorir entre linhas (54,5%), na dobragem da folha em quatro partes (9,1%) e na pega do marcador (27,3%). Este estudo reforça que é fundamental proporcionar às crianças em idade pré-escolar atividades estruturadas e não estruturadas de motricidade fina. |
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O desenvolvimento da motricidade fina: um estudo de intervenção com crioanças em idade pré-escolarDesenvolvimento motor finoHabilidades de preensão finaHabilidades de integração visuomotoraIdade pré-escolarFine motor developmentGrasping skillsVisual-motor integration skillsPreschool ageO presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível da motricidade fina. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com o principal objectivo de descrever e comparar o desempenho das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora antes e após a intervenção pedagógica. Para o efeito, participaram no estudo vinte e duas crianças (14 meninos e 8 meninas) com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola. O desempenho motor fino foi avaliado através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000), antes e após a intervenção. Em termos globais, os resultados indicam que as crianças registaram melhorias nas habilidades de preensão fina e nas habilidades de integração visuomotora, contudo esse progresso apenas foi estatisticamente significativo nas habilidades de integração visuomotora (Z=0,001). As taxas de maior sucesso foram registadas nas seguintes tarefas motoras: construir uma torre (100%), uma ponte (100%) e um muro (95,5%) e copiar um círculo (95,5%). As menores taxas de sucesso observaram-se na construção das escadas (54,5%), da pirâmide (54,5%), colorir entre linhas (54,5%), na dobragem da folha em quatro partes (9,1%) e na pega do marcador (27,3%). Este estudo reforça que é fundamental proporcionar às crianças em idade pré-escolar atividades estruturadas e não estruturadas de motricidade fina.The present report was elaborated for the curricular unit of Supervised Teaching Practice II (PST II) of the Master’s degree in Preschool Education, at the higher School of Education of Viana do Castelo. During this practice, an intervention program was developed aiming to improve fine motor skills of preschool children. In order to assess this intervention’s efficiency, a quantitative and descriptive study was conducted with the following goal: to describe and compare the children’s fine motor performance before and after the motor intervention. A total of twenty two children (14 boys and 8 girls) between ages of three and four participated in this study. The fine motor skills were assessed by the Peabody Developmental Motor Scales-2 (Folio & Fewell, 2000), before and after the intervention. Overall, the results indicate that children showed improvements in grasping and visual-motor integration skills, but this progress was only statistically significant in visualmotor integration skills (Z=0,001). The highest rates were registered in the following motor tests: Building tower (100%), bridge (100%), wall (95,5%) and copying circle (95,5%). The lower rates were registered in the building steps (54,5%), pyramid (54,5%), coloring between lines (54,5%), folding paper (9,1%) and grasping marker (27,3%). This study emphasizes that it is essential to provide fine motor activities (structured and unstructured activities) in preschool age.2015-11-20T15:57:59Z2013-11-29T00:00:00Z2013-11-29info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1392TID:201509431porCosta, Ana Francisca Azevedoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:40:53Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1392Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:14.011112Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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O presente relatório insere-se no âmbito da unidade curricular Prática de Ensino Supervisionada II (PES II) do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação de Viana do Castelo. Durante a PES II foi desenvolvido um estudo de intervenção que visou melhorar o desempenho das crianças ao nível da motricidade fina. Com intuito de avaliar a eficácia desta intervenção, um estudo de natureza quantitativa e de carácter descritivo/comparativo foi conduzido com o principal objectivo de descrever e comparar o desempenho das habilidades de preensão fina e de integração visuomotora antes e após a intervenção pedagógica. Para o efeito, participaram no estudo vinte e duas crianças (14 meninos e 8 meninas) com idades compreendidas entre os três e quatro anos de idade, de um Jardim-de-Infância, do Agrupamento de Escolas do Monte da Ola. O desempenho motor fino foi avaliado através das escalas de desenvolvimento motor Peabody-2 (Folio & Fewell, 2000), antes e após a intervenção. Em termos globais, os resultados indicam que as crianças registaram melhorias nas habilidades de preensão fina e nas habilidades de integração visuomotora, contudo esse progresso apenas foi estatisticamente significativo nas habilidades de integração visuomotora (Z=0,001). As taxas de maior sucesso foram registadas nas seguintes tarefas motoras: construir uma torre (100%), uma ponte (100%) e um muro (95,5%) e copiar um círculo (95,5%). As menores taxas de sucesso observaram-se na construção das escadas (54,5%), da pirâmide (54,5%), colorir entre linhas (54,5%), na dobragem da folha em quatro partes (9,1%) e na pega do marcador (27,3%). Este estudo reforça que é fundamental proporcionar às crianças em idade pré-escolar atividades estruturadas e não estruturadas de motricidade fina. |
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