Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/46846 |
Resumo: | O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos. |
id |
RCAP_30463ec8718d602e56f06b7e8b1d8408 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46846 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade“Explorística” exhibition – Adventures in statistics : a first experiment with a 3rd grade classExplorísticaliteracia estatísticaaprendizagem em contexto informalO presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.Universidade de AveiroRepositório ComumOliveira, Sara Daniela MarquesM. L. Martins, FernandoMendes, Rui2023-09-28T14:26:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T02:15:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:18.994719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade “Explorística” exhibition – Adventures in statistics : a first experiment with a 3rd grade class |
title |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
spellingShingle |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade Oliveira, Sara Daniela Marques Explorística literacia estatística aprendizagem em contexto informal |
title_short |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
title_full |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
title_fullStr |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
title_sort |
Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade |
author |
Oliveira, Sara Daniela Marques |
author_facet |
Oliveira, Sara Daniela Marques M. L. Martins, Fernando Mendes, Rui |
author_role |
author |
author2 |
M. L. Martins, Fernando Mendes, Rui |
author2_role |
author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Oliveira, Sara Daniela Marques M. L. Martins, Fernando Mendes, Rui |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Explorística literacia estatística aprendizagem em contexto informal |
topic |
Explorística literacia estatística aprendizagem em contexto informal |
description |
O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018 2018-01-01T00:00:00Z 2023-09-28T14:26:19Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/46846 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/46846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Aveiro |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133598349000704 |