Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Sara Daniela Marques
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: M. L. Martins, Fernando, Mendes, Rui
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/46846
Resumo: O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.
id RCAP_30463ec8718d602e56f06b7e8b1d8408
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/46846
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade“Explorística” exhibition – Adventures in statistics : a first experiment with a 3rd grade classExplorísticaliteracia estatísticaaprendizagem em contexto informalO presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.Universidade de AveiroRepositório ComumOliveira, Sara Daniela MarquesM. L. Martins, FernandoMendes, Rui2023-09-28T14:26:19Z20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/46846porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-10-05T02:15:52Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/46846Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:33:18.994719Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
“Explorística” exhibition – Adventures in statistics : a first experiment with a 3rd grade class
title Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
spellingShingle Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
Oliveira, Sara Daniela Marques
Explorística
literacia estatística
aprendizagem em contexto informal
title_short Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
title_full Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
title_fullStr Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
title_full_unstemmed Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
title_sort Exposição explorística – Aventuras na estatística : uma primeira experiência com uma turma do 3.º ano de escolaridade
author Oliveira, Sara Daniela Marques
author_facet Oliveira, Sara Daniela Marques
M. L. Martins, Fernando
Mendes, Rui
author_role author
author2 M. L. Martins, Fernando
Mendes, Rui
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Sara Daniela Marques
M. L. Martins, Fernando
Mendes, Rui
dc.subject.por.fl_str_mv Explorística
literacia estatística
aprendizagem em contexto informal
topic Explorística
literacia estatística
aprendizagem em contexto informal
description O presente artigo inclui uma investigação de cariz qualitativo, que pretende analisar de que forma a exposição Explorística – Aventuras na Estatística influenciou a compreensão de conceitos estatísticos numa turma de 3.º ano, do 1.º Ciclo do Ensino Básico. A investigação decorreu numa instituição de ensino superior e foi desenvolvida por um grupo de alunas da licenciatura em Educação Básica, segundo a orientação do professor da disciplina de Didática da Matemática e levou à conclusão de que existem evidências que, de facto, a referida exposição influenciou a consolidação e colmatação de algumas das dificuldades de aprendizagem dos alunos detetadas inicialmente, considerando-se assim que o contexto não formal influenciou na compreensão de conceitos estatísticos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
2023-09-28T14:26:19Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/46846
url http://hdl.handle.net/10400.26/46846
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Aveiro
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133598349000704