A INFLUÊNCIA DO MEIO SOCIOECONÓMICO NA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Adriana S
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10314/7708
Resumo: O presente relatório surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Escola Superior de Educação, Comunicação e Desporto, do Instituto Politécnico da Guarda. O mesmo tem como objetivo refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas, no âmbito da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada (PES), realizada no Jardim de Infância de Alfarazes, com um grupo de 15 crianças (PES I), e na Escola Básica EB1 do Bonfim, com um grupo de 24 crianças. Este documento tem, assim, o intuito de fazer a descrição institucional dos estabelecimentos de ensino que acolheram a PES e, consequente, proceder à reflexão crítica e fundamentada de toda a experiência adquirida ao longo da mesma. No âmbito da PES II é também apresentado, no terceiro capítulo, um pequeno estudo empírico que tem o objetivo de refletir sobre a relação entre o aproveitamento escolar das crianças e o meio socioeconómico de onde provêm. Metodologicamente, foi realizada, numa primeira fase, uma análise às fichas biográficas de cada aluno, a fim de aferir a sua proveniência socioeconómica através das habilitações e profissões dos seus pais/educadores, e de saber quem os acompanhava nas rotinas escolares. Posteriormente, cruzaram-se essas informações com as classificações obtidas em cada período letivo. Pretendeu-se saber se o rendimento escolar das crianças varia em função do seu meio de proveniência, da escolaridade e das profissões das pessoas com quem vivem (pais, educadores ou outros). Os resultados deste estudo revelam que, na generalidade, o pouco acompanhamento familiar das rotinas escolares está associado ao fraco desempenho escolar das crianças, e que quanto mais precário o nível socioeconómico das famílias, o que em regra está intimamente relacionado com as habilitações e a profissões exercidas, menor o apoio e os estímulos proporcionados às crianças.
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