A dimensão das atitudes do professor na relação pedagógica
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/35638 |
Resumo: | Enquanto professores deparamo-nos, diariamente, com a desmotivação dos alunos face às tarefas escolares, com a indisciplina, sob as mais variadas formas, e com o consequente insucesso escolar. Ora, se a instituição Escola continua a não disponibilizar, por si só, a “poção mágica” para fazer face aos problemas vivenciados no terreno pedagógico, vamos fazer da Escola um espaço que permita o conhecimento fluir livremente, aconchegado pelas veredas do amor, no papel de um “novo” modelo de professor – O Professor Afetivo. Com a responsabilidade inerente ao papel de educador, sempre presente, o professor afetivo despe-se de regras, convenções e pressões e, numa espécie de simbiose pedagógica, leva a sua plateia de alunos a estender e a transcender os sentidos, até ao limite do horizonte da Vida, tornando-se inesquecível, significativo, um pilar da existência, para todos os que consigo se cruzarem! Através de um estudo de caso, num universo constituído por 23 alunos, de uma turma de 6o ano, pretendemos conhecer as representações que estes alunos têm acerca da relação pedagógica que três das suas professoras estabelecem com os seus alunos. Pretendemos, assim, constatar que a pedagogia afetiva, ainda que não possa apresentar-se como “o caminho”, constitui “um caminho” capaz de abalar os pilares do conservadorismo educativo, capaz de contribuir para a formação de uma sociedade menos superficial, com mais conteúdo, mais transparente e, consequentemente, mais feliz! |
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A dimensão das atitudes do professor na relação pedagógicaComunicaçãoEducaçãoIndisciplinaAfetoEnquanto professores deparamo-nos, diariamente, com a desmotivação dos alunos face às tarefas escolares, com a indisciplina, sob as mais variadas formas, e com o consequente insucesso escolar. Ora, se a instituição Escola continua a não disponibilizar, por si só, a “poção mágica” para fazer face aos problemas vivenciados no terreno pedagógico, vamos fazer da Escola um espaço que permita o conhecimento fluir livremente, aconchegado pelas veredas do amor, no papel de um “novo” modelo de professor – O Professor Afetivo. Com a responsabilidade inerente ao papel de educador, sempre presente, o professor afetivo despe-se de regras, convenções e pressões e, numa espécie de simbiose pedagógica, leva a sua plateia de alunos a estender e a transcender os sentidos, até ao limite do horizonte da Vida, tornando-se inesquecível, significativo, um pilar da existência, para todos os que consigo se cruzarem! Através de um estudo de caso, num universo constituído por 23 alunos, de uma turma de 6o ano, pretendemos conhecer as representações que estes alunos têm acerca da relação pedagógica que três das suas professoras estabelecem com os seus alunos. Pretendemos, assim, constatar que a pedagogia afetiva, ainda que não possa apresentar-se como “o caminho”, constitui “um caminho” capaz de abalar os pilares do conservadorismo educativo, capaz de contribuir para a formação de uma sociedade menos superficial, com mais conteúdo, mais transparente e, consequentemente, mais feliz!While teachers, we face, diary, uninterested students before scholarship tasks, indiscipline, under various forms, and the consequent scholarship failure. However, if school by itself does not find the “magic potion” to confront experienced problems in the pedagogic field, we are going to make from school a space where knowledge can flow freely, comforted by love paths, in a “new” teachers role – the emotional teacher. With the always present and inherent responsibility to the teachers role, the emotional teacher strips himself from rules, conventions or pressures and, with a kind of pedagogic symbiosis, takes his pupils group to extend and transcend the senses, as far as the lives horizon limit, making it unforgettable, significant, a lives treasure, to every person that passes by him! Through a study case, in a universe of 23 students, of the 6th year group, we pretend to perceive the representations that these students have about the pedagogic relationships of three of their teachers establish with their students. So, we pretend to notice that an affective pedagogy, even though, we can not present it as “the way”, is “a way” capable to shake the educational conservatism base and to contribute to the formation of a less shallow society, with more content, transparent and therefore, more happy!Silva, Cristina Gomes daRepositório ComumPinho, Carla Sofia Romão de2021-02-24T11:58:02Z2021-022021-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/35638TID:202679535porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T09:56:00Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/35638Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:11:37.805193Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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