A dimensão das atitudes do professor na relação pedagógica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Carla Sofia Romão de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/35638
Resumo: Enquanto professores deparamo-nos, diariamente, com a desmotivação dos alunos face às tarefas escolares, com a indisciplina, sob as mais variadas formas, e com o consequente insucesso escolar. Ora, se a instituição Escola continua a não disponibilizar, por si só, a “poção mágica” para fazer face aos problemas vivenciados no terreno pedagógico, vamos fazer da Escola um espaço que permita o conhecimento fluir livremente, aconchegado pelas veredas do amor, no papel de um “novo” modelo de professor – O Professor Afetivo. Com a responsabilidade inerente ao papel de educador, sempre presente, o professor afetivo despe-se de regras, convenções e pressões e, numa espécie de simbiose pedagógica, leva a sua plateia de alunos a estender e a transcender os sentidos, até ao limite do horizonte da Vida, tornando-se inesquecível, significativo, um pilar da existência, para todos os que consigo se cruzarem! Através de um estudo de caso, num universo constituído por 23 alunos, de uma turma de 6o ano, pretendemos conhecer as representações que estes alunos têm acerca da relação pedagógica que três das suas professoras estabelecem com os seus alunos. Pretendemos, assim, constatar que a pedagogia afetiva, ainda que não possa apresentar-se como “o caminho”, constitui “um caminho” capaz de abalar os pilares do conservadorismo educativo, capaz de contribuir para a formação de uma sociedade menos superficial, com mais conteúdo, mais transparente e, consequentemente, mais feliz!
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