A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29073/e3.v7i2.453 |
Resumo: | O estudo apresenta as contribuições e os direcionamentos de um projeto de educação orientado para o empreendedorismo e a formação de pensamentos que norteiam as finanças comportamentais de estudantes universitários. A pesquisa se caracterizou de maneira quantitativa, utilizando a pesquisa descritiva para subsidiá-la na análise documental. O lócus do estudo é uma Instituição de Ensino Superior no Ceará. Participaram da pesquisa alunos e professores envolvidos no projeto denominado de Feirão do Imposto, realizado há oito anos na instituição. Os dados foram coletados pelos métodos de observação participante,relato de experiências e documentos institucionais. Os dados foram analisados a partir de uma adequação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes compreendem a necessidade de implantação de ações efetivas para cobrar dospoderes executivos e legislativos melhorias na oferta dos serviços públicos, no controle do aumento dos impostos e na transparência da aplicação dos recursos. Entretanto, não demonstraram influências diretamente na formação dos seus comportamentos financeiros. |
id |
RCAP_30c8d91d5dcac9338eee6e08922a3d5e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:revistas.ponteditora.org:article/453 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistasA formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistasArticlesO estudo apresenta as contribuições e os direcionamentos de um projeto de educação orientado para o empreendedorismo e a formação de pensamentos que norteiam as finanças comportamentais de estudantes universitários. A pesquisa se caracterizou de maneira quantitativa, utilizando a pesquisa descritiva para subsidiá-la na análise documental. O lócus do estudo é uma Instituição de Ensino Superior no Ceará. Participaram da pesquisa alunos e professores envolvidos no projeto denominado de Feirão do Imposto, realizado há oito anos na instituição. Os dados foram coletados pelos métodos de observação participante,relato de experiências e documentos institucionais. Os dados foram analisados a partir de uma adequação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes compreendem a necessidade de implantação de ações efetivas para cobrar dospoderes executivos e legislativos melhorias na oferta dos serviços públicos, no controle do aumento dos impostos e na transparência da aplicação dos recursos. Entretanto, não demonstraram influências diretamente na formação dos seus comportamentos financeiros.The study presents the contributions and directions of an educationalproject oriented towards entrepreneurship and the formation of thoughts that guide the behavioral finance of university students. The research was characterized in a quantitative way, using descriptive research to subsidize it in the documental analysis. The locus of the study is a Higher Education Institution in Ceará. Students and professors involved in the project called Tax Fair, which has been held for eight years at the institution, participated in the research. The data were collected by methods of participant observation, experience report and institutional documents. The data were analyzed using the content analysis technique. The results pointed out that the students understand the need to implement effective actions to demand from the executive and legislative powers improvements in the supply of public services, in the control of tax increases and in the transparency of the application of resources. However, they did not show influences directly in the formation of their financial behaviors.Ponteditora2021-11-28info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.29073/e3.v7i2.453por2183-72012183-380XSousa, Antonia MárciaSantos, Ruan Carlos dosRibeiro, Rogeane MoraisLima, Alexandre Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-06-14T09:30:51Zoai:revistas.ponteditora.org:article/453Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T18:00:32.199087Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
title |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
spellingShingle |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas Sousa, Antonia Márcia Articles |
title_short |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
title_full |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
title_fullStr |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
title_full_unstemmed |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
title_sort |
A formação de comportamentos financeiros através da educação orientadora a luz da ótica dos protagonistas |
author |
Sousa, Antonia Márcia |
author_facet |
Sousa, Antonia Márcia Santos, Ruan Carlos dos Ribeiro, Rogeane Morais Lima, Alexandre Oliveira |
author_role |
author |
author2 |
Santos, Ruan Carlos dos Ribeiro, Rogeane Morais Lima, Alexandre Oliveira |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa, Antonia Márcia Santos, Ruan Carlos dos Ribeiro, Rogeane Morais Lima, Alexandre Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Articles |
topic |
Articles |
description |
O estudo apresenta as contribuições e os direcionamentos de um projeto de educação orientado para o empreendedorismo e a formação de pensamentos que norteiam as finanças comportamentais de estudantes universitários. A pesquisa se caracterizou de maneira quantitativa, utilizando a pesquisa descritiva para subsidiá-la na análise documental. O lócus do estudo é uma Instituição de Ensino Superior no Ceará. Participaram da pesquisa alunos e professores envolvidos no projeto denominado de Feirão do Imposto, realizado há oito anos na instituição. Os dados foram coletados pelos métodos de observação participante,relato de experiências e documentos institucionais. Os dados foram analisados a partir de uma adequação da técnica de análise de conteúdo. Os resultados apontaram que os estudantes compreendem a necessidade de implantação de ações efetivas para cobrar dospoderes executivos e legislativos melhorias na oferta dos serviços públicos, no controle do aumento dos impostos e na transparência da aplicação dos recursos. Entretanto, não demonstraram influências diretamente na formação dos seus comportamentos financeiros. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-11-28 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.29073/e3.v7i2.453 |
url |
https://doi.org/10.29073/e3.v7i2.453 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
2183-7201 2183-380X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Ponteditora |
publisher.none.fl_str_mv |
Ponteditora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131674046365696 |