Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerreiro, Tiago André Batista
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.5/14645
Resumo: O presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos.
id RCAP_31372c9655d7cf7d96e05262ceb82570
oai_identifier_str oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14645
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEstágio curricularEducação físicaFormaçãoPedagogic practicePhysical educationFormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos.The present report ends the pedagogical training held under the Master in Basic and Secondary Physical Education Teaching, on Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, accomplished in Fernando Namora Secondary School, Brandoa, Amadora County. The actuation context description, essential in every profession, begins the critical reflection of the formation process that occurred within the four areas of expertise of the training: organization, management of teaching-learning, investigation and pedagogic innovation, school participation and community relationship. This report documents the accompanying of a 7th grade class, from which was developed the documented teaching process and all its fundamental components, the planning, teaching conduction, learning evaluation and, also, the accompanying of the class direction. It was also developed an investigative essay about the motivations to participate in the physical education classes, which included delivering inquires to the basic and secondary grade students. The physical education teacher acts, as well, in a context of school participation, intervening in the physical activities that are developed within the same. This was achieved by accompanying the School Sports nucleus, and an intervention in the shape of training action for the school physical education teachers, trying to reach an improvement in teacher performance. It must be referred that these activities should not be seen in an isolated way, but as the means to achieve a purpose, that, in this case, was our formation and evolution as future physical education teachers.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Tiago André Batista2018-01-04T17:12:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14645TID:201792427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:28.198052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
spellingShingle Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Guerreiro, Tiago André Batista
Estágio curricular
Educação física
Formação
Pedagogic practice
Physical education
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_fullStr Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_full_unstemmed Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
title_sort Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
author Guerreiro, Tiago André Batista
author_facet Guerreiro, Tiago André Batista
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Januário, Nuno Miguel da Silva
Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerreiro, Tiago André Batista
dc.subject.por.fl_str_mv Estágio curricular
Educação física
Formação
Pedagogic practice
Physical education
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Estágio curricular
Educação física
Formação
Pedagogic practice
Physical education
Formation
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description O presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
2018-01-04T17:12:33Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.5/14645
TID:201792427
url http://hdl.handle.net/10400.5/14645
identifier_str_mv TID:201792427
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131092775600128