Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/14645 |
Resumo: | O presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos. |
id |
RCAP_31372c9655d7cf7d96e05262ceb82570 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.repository.utl.pt:10400.5/14645 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando NamoraEstágio curricularEducação físicaFormaçãoPedagogic practicePhysical educationFormationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoO presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos.The present report ends the pedagogical training held under the Master in Basic and Secondary Physical Education Teaching, on Faculdade de Motricidade Humana, Universidade de Lisboa, accomplished in Fernando Namora Secondary School, Brandoa, Amadora County. The actuation context description, essential in every profession, begins the critical reflection of the formation process that occurred within the four areas of expertise of the training: organization, management of teaching-learning, investigation and pedagogic innovation, school participation and community relationship. This report documents the accompanying of a 7th grade class, from which was developed the documented teaching process and all its fundamental components, the planning, teaching conduction, learning evaluation and, also, the accompanying of the class direction. It was also developed an investigative essay about the motivations to participate in the physical education classes, which included delivering inquires to the basic and secondary grade students. The physical education teacher acts, as well, in a context of school participation, intervening in the physical activities that are developed within the same. This was achieved by accompanying the School Sports nucleus, and an intervention in the shape of training action for the school physical education teachers, trying to reach an improvement in teacher performance. It must be referred that these activities should not be seen in an isolated way, but as the means to achieve a purpose, that, in this case, was our formation and evolution as future physical education teachers.Januário, Nuno Miguel da SilvaRepositório da Universidade de LisboaGuerreiro, Tiago André Batista2018-01-04T17:12:33Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/14645TID:201792427porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-06T14:44:40Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/14645Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:00:28.198052Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
spellingShingle |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora Guerreiro, Tiago André Batista Estágio curricular Educação física Formação Pedagogic practice Physical education Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
title_short |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_fullStr |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_full_unstemmed |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
title_sort |
Relatório final de estágio realizado na Escola Secundária Fernando Namora |
author |
Guerreiro, Tiago André Batista |
author_facet |
Guerreiro, Tiago André Batista |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Januário, Nuno Miguel da Silva Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerreiro, Tiago André Batista |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio curricular Educação física Formação Pedagogic practice Physical education Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
topic |
Estágio curricular Educação física Formação Pedagogic practice Physical education Formation Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação |
description |
O presente relatório finaliza o Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa e retrata o estágio pedagógico realizado na Escola Secundária Fernando Namora, concelho da Amadora. A caracterização do contexto de atuação, essencial a qualquer profissão, introduz a reflexão crítica do processo de formação que decorreu nas quatro áreas de atuação do estágio: organização e gestão do ensino e aprendizagem, investigação e inovação pedagógica, participação na escola e relação com a comunidade. Este relatório reflete o trabalho realizado durante o acompanhamento de uma turma do 7º Ano, na qual foi desenvolvido o processo de ensino, assinalando as suas componentes fundamentais: o planeamento, condução de ensino, avaliação das aprendizagens e ainda acompanhamento da direção de turma. Foi desenvolvido, também, um trabalho de investigação sobre as motivações para a prática das aulas de Educação Física, que engloba uma amostra de alunos do ensino básico e secundário, pertencentes à escola de estágio. O professor de Educação Física atua num contexto de participação na escola, intervindo ao nível das atividades desportivas desenvolvidas no seio da mesma. Esta intervenção desenvolveu-se através do acompanhamento do núcleo do Desporto Escolar e de uma atividade pedagógica destinada exclusivamente aos alunos. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-01-04T17:12:33Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.5/14645 TID:201792427 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.5/14645 |
identifier_str_mv |
TID:201792427 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131092775600128 |