Interação adulto-criança: uma perspetiva de qualidade na aprendizagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/9948 |
Resumo: | A presente investigação teve como objetivo principal investigar a interação adulto – criança: tentando compreender as dimensões do estilo do educador. Neste sentido, tornou-se pertinente fazer uma abordagem da educação pré-escolar explicitando a educação de Infância no seu contexto histórico. A educação pré-escolar passou por várias momentos, resultantes do contexto social, político e económico do país, até ser reconhecida e valorizada como sendo uma etapa imprescindível no que respeita ao desenvolvimento das capacidades globais das crianças. Neste enquadramento histórico, a qualidade na educação de infância surgiu como uma preocupação dos investigadores que desenvolveram estudos nesta área. Podemos destacar o projeto – Sistema de Acompanhamento de Crianças (SAC), elaborado por Portugal e Laevers (2010) e o Manual de Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias (DQP), elaborado por Pascal e Bertram, sob a coordenação de Formosinho (2009), que procuraram desenvolver instrumentos que ajudassem os educadores a avaliar a qualidade das práticas desenvolvidas em diferentes dimensões. Este estudo, de natureza qualitativa descritiva, privilegiou como técnica e instrumentos de recolha e análise de dados ,os registos escritos do investigador, a vídeogravação, as notas de campo e as tabelas e quadros de observação em contexto de sala Os dados recolhidos permitiram-nos concluir que esta educadora apresenta um perfil predominantemente de empenhamento no que concerne à sensibilidade estando sempre disponível para o grupo. Relativamente à dimensão estimulação, a educadora procura ir ao encontro dos interesses da criança, introduzindo novos e estimulantes elementos que permitam o seu envolvimento através da exploração do meio, do diálogo, desenvolvendo o pensamento. Por último a categoria da autonomia, foi aquela que apresentou valores mais baixos. Esta investigação, mais do que produzir conhecimento definitivo, procura abrir novas pistas para a reflexão sobre a importância de interações de qualidade na aprendizagem da criança. |
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