Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Maurício, Luís Fernando Belchior
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15503
Resumo: Na modernização das organizações actuais, com especial destaque das públicas, a utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação é uma realidade incontomável na sua gestão, como também o é, encarar a informação como um recurso que necessariamente tem que ser gerido como outro qualquer, com a finalidade de potenciar as suas capacidades. Com base em inquéritos apresentados a diversos responsáveis, pretendeu-se determinar como é encarada a utilização da informação nas organizações educativas. Foi possível concluir que embora sendo um tema relevante e que preocupa os responsáveis, não existe uma correcta noção de como fazer. Este trabalho procura trazer à ribalta uma forma de encarar as Escolas, que não sendo nova, anda um pouco arredada das discussões actuais, ou seja, numa óptica holística. No entanto pretende acrescentar uma nova abordagem, de base tecnológica, que procura beneficiar de competências existentes reforçando-as no sentido de lhe dar visibilidade. /*** Abstract - In the process of modernizing current organizations, particularly public ones, the use of Information Systems and Technology in their management is an indisputable reality, as is taking information to be a resource that, like any other, requires management to tap its full potential. Based on surveys presented to a variety of educational managers, this project sought to determine how the use of information is regarded in such organizations. It has been possible to conclude that, though a significant concern, there is no adequate notion of how information might be properly used. This project seeks to bring to light methods for understanding schools holistically, an approach which, though not new, has slipped to the margins of contemporary debate. However, the project aims to add to this a new approach, technologically-based, focused on improving existing competencies and strengthening them by providing them with greater visibility.
id RCAP_31f64b93f6c2b51d2e5beaa069cae2ef
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15503
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudançaGestão da informaçãoEscolasNa modernização das organizações actuais, com especial destaque das públicas, a utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação é uma realidade incontomável na sua gestão, como também o é, encarar a informação como um recurso que necessariamente tem que ser gerido como outro qualquer, com a finalidade de potenciar as suas capacidades. Com base em inquéritos apresentados a diversos responsáveis, pretendeu-se determinar como é encarada a utilização da informação nas organizações educativas. Foi possível concluir que embora sendo um tema relevante e que preocupa os responsáveis, não existe uma correcta noção de como fazer. Este trabalho procura trazer à ribalta uma forma de encarar as Escolas, que não sendo nova, anda um pouco arredada das discussões actuais, ou seja, numa óptica holística. No entanto pretende acrescentar uma nova abordagem, de base tecnológica, que procura beneficiar de competências existentes reforçando-as no sentido de lhe dar visibilidade. /*** Abstract - In the process of modernizing current organizations, particularly public ones, the use of Information Systems and Technology in their management is an indisputable reality, as is taking information to be a resource that, like any other, requires management to tap its full potential. Based on surveys presented to a variety of educational managers, this project sought to determine how the use of information is regarded in such organizations. It has been possible to conclude that, though a significant concern, there is no adequate notion of how information might be properly used. This project seeks to bring to light methods for understanding schools holistically, an approach which, though not new, has slipped to the margins of contemporary debate. However, the project aims to add to this a new approach, technologically-based, focused on improving existing competencies and strengthening them by providing them with greater visibility.Universidade de Évora2015-09-01T13:15:12Z2015-09-012004-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15503http://hdl.handle.net/10174/15503pordep. C.S.luisfbmauricio@sapo.pt661Maurício, Luís Fernando Belchiorinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:55Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15503Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:47.827189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
title Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
spellingShingle Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
Maurício, Luís Fernando Belchior
Gestão da informação
Escolas
title_short Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
title_full Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
title_fullStr Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
title_full_unstemmed Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
title_sort Gestão da informação nas escolas. Um referencial para a mudança
author Maurício, Luís Fernando Belchior
author_facet Maurício, Luís Fernando Belchior
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Maurício, Luís Fernando Belchior
dc.subject.por.fl_str_mv Gestão da informação
Escolas
topic Gestão da informação
Escolas
description Na modernização das organizações actuais, com especial destaque das públicas, a utilização de Sistemas e Tecnologias de Informação é uma realidade incontomável na sua gestão, como também o é, encarar a informação como um recurso que necessariamente tem que ser gerido como outro qualquer, com a finalidade de potenciar as suas capacidades. Com base em inquéritos apresentados a diversos responsáveis, pretendeu-se determinar como é encarada a utilização da informação nas organizações educativas. Foi possível concluir que embora sendo um tema relevante e que preocupa os responsáveis, não existe uma correcta noção de como fazer. Este trabalho procura trazer à ribalta uma forma de encarar as Escolas, que não sendo nova, anda um pouco arredada das discussões actuais, ou seja, numa óptica holística. No entanto pretende acrescentar uma nova abordagem, de base tecnológica, que procura beneficiar de competências existentes reforçando-as no sentido de lhe dar visibilidade. /*** Abstract - In the process of modernizing current organizations, particularly public ones, the use of Information Systems and Technology in their management is an indisputable reality, as is taking information to be a resource that, like any other, requires management to tap its full potential. Based on surveys presented to a variety of educational managers, this project sought to determine how the use of information is regarded in such organizations. It has been possible to conclude that, though a significant concern, there is no adequate notion of how information might be properly used. This project seeks to bring to light methods for understanding schools holistically, an approach which, though not new, has slipped to the margins of contemporary debate. However, the project aims to add to this a new approach, technologically-based, focused on improving existing competencies and strengthening them by providing them with greater visibility.
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004-01-01T00:00:00Z
2015-09-01T13:15:12Z
2015-09-01
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15503
http://hdl.handle.net/10174/15503
url http://hdl.handle.net/10174/15503
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. C.S.
luisfbmauricio@sapo.pt
661
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136561786257408