Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garcia, Alexandra
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Moreira, Maria Alfredo, Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/84206
Resumo: As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.
id RCAP_3211c4ea534ff5f1550020043db6ccfe
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84206
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curricularesNarratives, conversations,and multiple writings of life: curricular reverberationsNarrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curricularesCurrículosCotidianosNarrativasEcologia dos saberesJustiça socialCurriculumLife studiesNarrativesEcology of knowledgeSocial justiceEcología del conocimientoJusticia socialCiências Sociais::Ciências da EducaçãoEducação de qualidadeAs pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.Research with narratives and conversations, especially of a (auto)biographical nature, has contributed to better know how teachers think about their teaching activities and how curricula are produced in the daily lives of schools that identify themselves with emancipatory alternatives and struggles against inequalities. Its ideographic and historically situated nature reveals the inseparability between the field of the political, of the epistemological and of the ethical-aesthetic, inviting us to rethink hegemonic ideas about what knowledge is, how it is produced and legitimized, as well as its impact on social transformation. This article discusses the place of narrative production in the writings of life in schools and teacher education, framing and discussing the fourteen texts that make up the thematic dossier of the number. Thus, the debate around narrative research can be expanded, by discussing experiences and practices that open up other possibilities in the critical and sensitive understanding of what can (come to) be thinking and practicing curricula and teacher education in contemporary times.La investigación con narrativas y conversaciones, especialmente de carácter (auto)biográfico, ha aportado contribuciones para conocer mejor cómo piensan los docentes sobre sus actividades docentes y cómo se producen los currículos en la vida cotidiana de las escuelas que se identifican con alternativas emancipadoras y luchas contra las desigualdades. Su carácter ideográfico e históricamente situado revela la inseparabilidad entre el campo de lo político, lo epistemológico y lo ético-estético, invitándonos a repensar las ideas hegemónicas sobre qué es el conocimiento, cómo se produce y legitima, así como su impacto en la transformación social. Este artículo discute el lugar de la producción narrativa en la escritura de la vida de las escuelas y la formación del profesorado, enmarcando y discutiendo los catorce textos que componen el dossier temático del número. Por lo tanto, se espera ampliar el debate en torno a la investigación con narrativas, discutiendo experiencias y prácticas que abren otras posibilidades en la comprensión crítica y sensible de lo que puede (llegar a) ser pensar y practicar los planes de estudio y la formación en los tiempos contemporáneos.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: CurrículoUniversidade do MinhoGarcia, AlexandraMoreira, Maria AlfredoAmorim, Antônio Carlos Rodrigues de2023-03-302023-03-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/84206porGarcia, A., Moreira, M. A., & Amorim, A. C. (2023). Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. Revista e-Curriculum, 21, 1-22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e6143110.23925/1809-3876.2023v21e61431https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61431info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:38:13Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/84206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:34:36.439109Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
Narratives, conversations,and multiple writings of life: curricular reverberations
Narrativas, conversaciones y múltiples grafías de la vida: reverberaciones curriculares
title Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
spellingShingle Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
Garcia, Alexandra
Currículos
Cotidianos
Narrativas
Ecologia dos saberes
Justiça social
Curriculum
Life studies
Narratives
Ecology of knowledge
Social justice
Ecología del conocimiento
Justicia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
title_short Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
title_full Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
title_fullStr Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
title_full_unstemmed Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
title_sort Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares
author Garcia, Alexandra
author_facet Garcia, Alexandra
Moreira, Maria Alfredo
Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
author_role author
author2 Moreira, Maria Alfredo
Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Garcia, Alexandra
Moreira, Maria Alfredo
Amorim, Antônio Carlos Rodrigues de
dc.subject.por.fl_str_mv Currículos
Cotidianos
Narrativas
Ecologia dos saberes
Justiça social
Curriculum
Life studies
Narratives
Ecology of knowledge
Social justice
Ecología del conocimiento
Justicia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
topic Currículos
Cotidianos
Narrativas
Ecologia dos saberes
Justiça social
Curriculum
Life studies
Narratives
Ecology of knowledge
Social justice
Ecología del conocimiento
Justicia social
Ciências Sociais::Ciências da Educação
Educação de qualidade
description As pesquisas com narrativas e conversas, sobretudo de natureza (auto)biográfica, vêm trazendo contribuições para conhecermos melhor o modo como o/as professores/as pensam sua atuação docente e como se produzem currículos nos cotidianos das escolas que se identificam com alternativas emancipatórias e lutas contra as desigualdades. A sua natureza ideográfica e historicamente situada revela a indissociabilidade entre o campo do político, do epistemológico e do ético-estético, convidando-nos a repensar ideias hegemônicas sobre o que é conhecimento, como ele é produzido e legitimado, bem como o seu impacto na transformação social. Este artigo discute o lugar da produção narrativa na escrita de grafias de vida das escolas e da formação docente, enquadrando e discutindo os catorze textos que compõem o dossiê temático do número. Espera-se, assim, alargar o debate em torno das pesquisas com narrativas, discutindo experiências e práticas que abrem possibilidades outras na compreensão crítica e sensível do que pode (vir a) ser pensar e praticar currículos e formação na contemporaneidade.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-30
2023-03-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/84206
url https://hdl.handle.net/1822/84206
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Garcia, A., Moreira, M. A., & Amorim, A. C. (2023). Apresentação do dossiê temático: Narrativas, conversas e as múltiplas grafias de vida: reverberações curriculares. Revista e-Curriculum, 21, 1-22. https://doi.org/10.23925/1809-3876.2023v21e61431
10.23925/1809-3876.2023v21e61431
https://revistas.pucsp.br/index.php/curriculum/article/view/61431
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
publisher.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Programa de Pós-Graduação Educação: Currículo
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132868825317376