Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1999 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/1822/4146 |
Resumo: | Apresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção. |
id |
RCAP_322c3b68690c95eddb9499ce74d63641 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4146 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básicoPedagogia críticaInvestigação qualitativa críticaDemocraciaIndisciplinaCritical pedagogyCritical qualitative researchDemocracyIndisciplineApresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção.In this article it is presented a preliminar study with a 4th year class of Elementary School based, in theoretical terms, in critical pedagogy and, in methodological terms, in critical qualitative research. The study is centered in scholarly failure and indiscipline in that class. It is a naturalistic study in which it is presented the inicial phases of the study: questions formulation, information collecting, goals definition and methodology for the action.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoSaavedra, LuísaNogueira, Conceição19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/4146por"Psicologia : teoria , investigação e prática". ISSN 0873-4976. 4:1 (1999) 131-139.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:16.546900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
title |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
spellingShingle |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico Saavedra, Luísa Pedagogia crítica Investigação qualitativa crítica Democracia Indisciplina Critical pedagogy Critical qualitative research Democracy Indiscipline |
title_short |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
title_full |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
title_fullStr |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
title_full_unstemmed |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
title_sort |
Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico |
author |
Saavedra, Luísa |
author_facet |
Saavedra, Luísa Nogueira, Conceição |
author_role |
author |
author2 |
Nogueira, Conceição |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saavedra, Luísa Nogueira, Conceição |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogia crítica Investigação qualitativa crítica Democracia Indisciplina Critical pedagogy Critical qualitative research Democracy Indiscipline |
topic |
Pedagogia crítica Investigação qualitativa crítica Democracia Indisciplina Critical pedagogy Critical qualitative research Democracy Indiscipline |
description |
Apresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção. |
publishDate |
1999 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1999 1999-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/1822/4146 |
url |
https://hdl.handle.net/1822/4146 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
"Psicologia : teoria , investigação e prática". ISSN 0873-4976. 4:1 (1999) 131-139. 0873-4976 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP) |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799132410610188288 |