Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saavedra, Luísa
Data de Publicação: 1999
Outros Autores: Nogueira, Conceição
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/4146
Resumo: Apresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção.
id RCAP_322c3b68690c95eddb9499ce74d63641
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4146
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básicoPedagogia críticaInvestigação qualitativa críticaDemocraciaIndisciplinaCritical pedagogyCritical qualitative researchDemocracyIndisciplineApresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção.In this article it is presented a preliminar study with a 4th year class of Elementary School based, in theoretical terms, in critical pedagogy and, in methodological terms, in critical qualitative research. The study is centered in scholarly failure and indiscipline in that class. It is a naturalistic study in which it is presented the inicial phases of the study: questions formulation, information collecting, goals definition and methodology for the action.Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)Universidade do MinhoSaavedra, LuísaNogueira, Conceição19991999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/4146por"Psicologia : teoria , investigação e prática". ISSN 0873-4976. 4:1 (1999) 131-139.0873-4976info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:09:46Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/4146Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:01:16.546900Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
title Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
spellingShingle Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
Saavedra, Luísa
Pedagogia crítica
Investigação qualitativa crítica
Democracia
Indisciplina
Critical pedagogy
Critical qualitative research
Democracy
Indiscipline
title_short Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
title_full Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
title_fullStr Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
title_full_unstemmed Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
title_sort Investigação-acção e pedagogia crítica: estudo preliminar de uma turma do 4º ano do ensino básico
author Saavedra, Luísa
author_facet Saavedra, Luísa
Nogueira, Conceição
author_role author
author2 Nogueira, Conceição
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Saavedra, Luísa
Nogueira, Conceição
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogia crítica
Investigação qualitativa crítica
Democracia
Indisciplina
Critical pedagogy
Critical qualitative research
Democracy
Indiscipline
topic Pedagogia crítica
Investigação qualitativa crítica
Democracia
Indisciplina
Critical pedagogy
Critical qualitative research
Democracy
Indiscipline
description Apresenta-se, neste artigo, um estudo preliminar com uma turma do 4.º ano do Ensino Básico baseado, em termos teóricos, na pedagogia crítica e, em termos metodológicos, na investigação qualitativa crítica. O estudo gira em torno dos problemas de insucesso escolar e indisciplina da referida turma. Trata-se de um estudo naturalista e do qual se apresentam as fases iniciais: formulação de perguntas, recolha de informação e definição de objectivos e metodologia para a acção.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999
1999-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/4146
url https://hdl.handle.net/1822/4146
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv "Psicologia : teoria , investigação e prática". ISSN 0873-4976. 4:1 (1999) 131-139.
0873-4976
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
publisher.none.fl_str_mv Universidade do Minho. Centro de Estudos em Educação e Psicologia (CEEP)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132410610188288